Alvaro e Osmar Dias são favoritos para o Senado | Fábio Campana

Alvaro e Osmar Dias são favoritos para o Senado

Se a eleição para senador fosse hoje, Alvaro Dias (PSDB) e Osmar Dias (PDT) seriam os favoritos. É o que aponta pesquisa encomendada pela Gazeta do Povo ao Paraná Pesquisas. Os nomes mais citados espontaneamente pelos entrevistados são os dos irmãos. Enquanto 81% não souberam dizer em quem votariam, de forma espontânea, 6,52% apostariam em Alvaro e 3,6% em Osmar – as maiores porcentagens do questionário com resposta aberta.

Apresentando a lista de possíveis candidatos, os dois têm vantagem mesmo se concorrerem pela única vaga. Se um deles não se candidatar, a vantagem é grande perante os demais, como o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB), ou do secretário estadual Ricardo Barros (PP).

Em 2014, apenas a vaga de Alvaro Dias estará em jogo, com o fim do mandato de oito anos. Os atuais Sérgio Souza (PMDB) – suplente de Gleisi Hoffmann – e Roberto Requião foram eleitos em 2010.

Na avaliação de Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, o resultado evidencia a força da imagem dos irmãos Dias. Osmar, por exemplo, está distante da vida política há dois anos, desde que assumiu uma diretoria no Banco do Brasil. Alvaro está constantemente na mídia e seu mandato, de acordo com a mesma pesquisa, ganhou média 7,1 na avaliação dos entrevistados, contra 5,9 de Requião. “Resta saber se os irmãos jogarão juntos ou competirão um contra o outro. Se apenas um deles se candidatar, sairá claramente o favorito”, prevê.

No questionário no qual é apresentada uma lista de candidatos, tanto Osmar quanto Alvaro se destacariam individualmente, mas o atual senador levaria vantagem sobre o irmão. Para Hidalgo, a oposição aos possíveis candidatos se dará por exclusão: “Se Osmar se candidatar, Beto Richa lança um adversário. Se Alvaro for indicado por Beto, a oposição lança seu candidato. Tudo depende de quem concorre ao cargo”.

O senador Alvaro Dias não se arrisca a comentar a pesquisa, mas atribui parte do resultado ao seu trabalho no Congresso. Diz acreditar que Osmar deixou uma boa imagem ao disputar as últimas duas eleições para o governo do Paraná. “A população não esquece tão rapidamente dele. Uma eleição é sempre muito intensa e sempre deixa uma marca”. Alvaro disse não saber se vai se candidatar novamente ao Senado em 2014, mas afirmou que não há a possibilidade de concorrer com o próprio irmão. “Já tivemos essa conversa. Ou sai um ou sai outro, não competiria com o Osmar por uma única vaga”.

A pesquisa foi feita com 1.640 eleitores maiores de 16 anos em 68 municípios do Paraná, entre os dias 11 e 15 de dezembro. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.


11 comentários

  1. Oclecio Menezes
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 12:38 hs

    Senador Alvaro Dias lidera com 64,63% contra o segundo 10,85%.
    Alvaro e Osmar tem que decidir quem vai ser o candidato a Governador e Senador….Parabénas aos irmãos é o fruto de um trabalho honesto.

  2. VERDADE
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 13:28 hs

    E os 16 milhões? Ele já conseguiu explicar???

  3. Fernando
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 14:08 hs

    Alvaro é SENADOR NACIONAL….só assuntos da nação.
    Bob Req é SENADOR IRRACIONAL….

  4. sábado, 29 de dezembro de 2012 – 14:45 hs

    Ë só Beto Richa que náo ve, aposto que vais um Ricardo Barros da vida.

  5. reginaldo marques
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 15:01 hs

    EU VOTO NOS DOIS PARA QUALQUER CARGO.
    ESSE DOIS SAO AMIGO DOS AMIGOS,

  6. Vigilante do Portão
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 15:06 hs

    PQP.

    Povinho lerdo.

    Na verdade, não surgiram novas lideranças no Paraná.
    O quadro é preocupante.

    É tempo de renovação.

  7. CHUI CORBÉLIA
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 16:06 hs

    Estes Dias nunca mais.

  8. Olho Vivo
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 18:58 hs

    Osmar Dias já errou muito em se tratando de política e se não tivesse caído no papo do lunático Requião, seria senador e teria tirado a chance do “Maria Louca” em se eleger. Espero que Osmar não caia novamente no papo destas pessoas que não pensam no estadoe sim no próprio umbigo. Meu voto pra senado é de Osmar.

  9. loop
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 19:17 hs

    Os mesmos?
    Até quando os jovens permitirão?
    Moços, façam filiação partidária, lá, bloqueiem os mesmos, renovem, mudem, altere, testem, experimentem.
    Até quando o homem da cavalaria?
    Por favor, em nome do Paraná, digam 15 projetos, deles, aprovados em nosso benefício, no último século …

  10. Analista
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 22:28 hs

    Beto com Serraglio de Vice com Alavaro e Salamuni de Suplente, quarteto IMBATIVEL…,ate porque, com esta chapa Gustavo Fruet fica na sua para garantir reeleição em 2016 e ficar na vez em 2018.
    Quem viver vera

  11. Néia Fernandes
    quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 – 20:02 hs

    Os irmãos Dias estão de parabéns, quem os conhece sabe as pessoas que são, íntegros e corretos preservam as antigas amizades e nunca perderam sua essência se preocupam com as pessoas estão sempre voltados em trazer e fazer o melhor por nosso estado, garanto que se Osmar fosse hoje nosso governador a situação seria outra e muito melhor! Muitos políticos pensam apenas em suas vaidades em seus bolsos, existe muito politico sério ainda, basta a gente saber votar, pesquisar procurar saber em quem realmente estamos depositando nossa confiança os nossos sonhos de um Brasil com mais igualdade. Quem fala mal dos irmãos Dias esta totalmente mal informado, e não sabe do que fala. Agora se não tem simpatia por eles não precisa ficar julgando e atirando pedras. Esta é minha opinião, já que vivemos em um país democrático. Fiquem com Deus

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*