Valério cita Lula e Palocci em novo depoimento ao MPF sobre o mensalão | Fábio Campana

Valério cita Lula e Palocci em novo depoimento ao MPF sobre o mensalão

Empresário formaliza pedido para sua inclusão no programa de testemunhas enviando fax ao STF (Dida Sampaio/AE).

De Ricardo Brito e Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo:

Empresário condenado como o operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza prestou depoimento ao Ministério Público Federal no fim de setembro. Espontaneamente, marcou uma audiência com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Fez relatos novos e afirmou que, se for incluído no programa de proteção à testemunha – o que o livraria da cadeia -, poderá dar mais detalhes das acusações.

Dias depois do novo depoimento, Valério formalizou o pedido para sua inclusão no programa de testemunhas enviando um fax ao Supremo Tribunal Federal. O depoimento é mantido sob sigilo. Segundo investigadores, há menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ex-ministro Antonio Palocci e a outras remessas de recursos para o exterior além da julgada pelo Supremo no mensalão – o tribunal analisou o caso do dinheiro enviado a Duda Mendonça em Miami e acabou absolvendo o publicitário.Ainda no recente depoimento à Procuradoria, Valério disse já ter sido ameaçado de morte e falou sobre um assunto com o qual parecia não ter intimidade: o assassinato em 2002 do então prefeito de Santo André, Celso Daniel.

A “troca” proposta pelo empresário mineiro, se concretizada, poderá livrá-lo da prisão porque as testemunhas incluídas no programa de proteção acabam mudando de nome e passam a viver em local sigiloso tentando ter uma vida normal. No caso da condenação do mensalão, Valério será punido com regime fechado de detenção. A pena ultrapassou 40 anos – o tempo da punição ainda poderá sofrer alterações no processo de dosimetria. O empresário ainda responde a pelo menos outras dez ações criminais, entre elas a do mensalão mineiro.

Ressalvas. Os detalhes do depoimento, assinado por Valério e pelo criminalista Marcelo Leonardo, seu advogado, são tratados com reserva pelo Ministério Público. O empresário sempre foi visto por procuradores da República como um “jogador”. Anteriormente, chegou a propor um acordo de delação perante o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza – autor da denúncia contra o mensalão -, mas, sem apresentar novidades, o pedido foi recusado.

O novo depoimento pode ser, na avaliação de procuradores, mais uma manobra estratégica a fim de ele tentar se livrar da severa punição imposta pelo STF.

Por isso, as informações e novas acusações estão sob segredo.

O Ministério Público analisará se abre ou não novo processo para investigar a veracidade dos dados. Gurgel ainda avalia se aceita ou não incluir Valério no programa de proteção a testemunhas.

O advogado de Valério não quis comentar o assunto num primeiro momento. Depois, disse: “Se essa matéria for publicada e o meu cliente for assassinado terei que dizer que ele foi assassinado por causa dessa matéria. Não tenho outra opção”.

O envio do fax ao STF com o pedido de proteção foi confirmado na terça-feira passada, pelo presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto. “Chegou um fax. Não posso dizer o conteúdo porque está sob sigilo.”

O pedido foi destinado ao gabinete do relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, e encaminhado para análise da Procuradoria-Geral.

Os novos relatos feitos por Valério não terão efeito imediato na ação do mensalão. As penas continuarão a ser aplicadas. Eventualmente, caso haja um acordo de delação premiada num novo processo, o cumprimento da pena pode ser revisto e até diminuído, a depender da Justiça.


9 comentários

  1. Max
    quinta-feira, 1 de novembro de 2012 – 13:43 hs

    E por causa de ter citado Lula, está sendo ameaçado de morte.
    Tem que temer pq PT mata mesmo se alguém falar a verdade sobre o bando petista, exemplo temos muitosss

  2. tadeu rocha
    quinta-feira, 1 de novembro de 2012 – 14:11 hs

    TUDO ISSO ERA PARA SAIR ANTES DAS ELEIÇOES, SOMENTE ELES SEGURARAM, VALERIO ENTREGAR O REPOLHO TODA ESSA SUGEIRA, PODE TER CERTEZA QUE O LULA DESSE NAS PESQUIZA, SE ELES SEGURAREM TUDO O LULA SOBE NAS PESQUIZA,PAREÇE QUE OS BRASILEIROS NAO ESTAO SABENDO O QUE É CERTO O QUE É ERRADO,

  3. Helena
    quinta-feira, 1 de novembro de 2012 – 15:03 hs

    Que ridículo o Lula, além de poderoso chefão do mensalão, ainda é COVARDE, não assume a sua quadrilha criminosa. com que cara, o grande homem do PT vai acusar a oposição, por pior que seja, ainda será pouco diante da sofisticada corrupção implantada na cúpula de um governo federal, com tentáculos em diversos estados da federação brasileira??? Tudo para ter o poder e manipular a grande massa da população brasileira.

  4. ricardo
    quinta-feira, 1 de novembro de 2012 – 15:57 hs

    Fala Marcos fala abra a caixa preta dessa vergonha

  5. ATLETICANO
    quinta-feira, 1 de novembro de 2012 – 17:29 hs

    É isso aí M. Valério, abra o bico e entregue toda a GANG, principalmente o CHEFE lula.

  6. Pedro Rocha
    quinta-feira, 1 de novembro de 2012 – 19:53 hs

    A batata do lulla e sua quadrilha já está assada!

  7. sexta-feira, 2 de novembro de 2012 – 2:12 hs

    O Lula não fez parte do mensalao, como réu, pois disse não saber de nada, mas todos nós sabemos que ninguém faz nada no PT sem antes consultar o chefe (o grande “cara de pau” deste país), portanto é fácil imaginar que o Dirceu, Genoino e Delúbio não fariam nenhum desvio ou empréstimos de dinheiro público sem o conhecimento do mesmo.
    Francisco

  8. Silva Jr
    sexta-feira, 2 de novembro de 2012 – 11:43 hs

    daqui a pouco vai dizer que até o Papa sabia ;;;

  9. Cai um, Cai dois...
    segunda-feira, 5 de novembro de 2012 – 19:27 hs

    Os heróis do STF e do PIG:
    Jefferson e Valerio. Também podem contar com Marco Aurélio que acha DITA que virou MOLE mal necessário. Para quem anda gozando com P.. dos outros como bem o disse o Silvestre MOLE é pouco pois agora os caras já não conseguem sair nas ruas sem que uma turma de jovens – JOVENS – gritem: ASSASSINOS!
    Pois é.
    A verdade sempre aparece.
    Se Valério não desembuchar agora – o PSDB e sua turma o calam. Anotem! São eles que estão na berlinda. O PT? Ora. O PT já foi julgado e até CRUELMENTE como dizem todos os grandes especialistas em política partidária. Até os inimigos dizem isso.
    Assim sendo ou Valério conta como INVENTOU O TAL MENSALÃO para COMPRAR O SEGUNDO MANDATO DO FHC ou estará morto antes de sair da cadeia.
    A TURMA DO PIG não brinca em serviço.
    Melhor ele falar logo!
    FALA VALÉRIO!
    Mas fala tudo porque Serra tem a FICHA de todo mundo tanto que o PSDB só come na mão dele. Até o FHC já mandou o Aécio ir se divertir com outros passarinhos fora do NINHO.
    Viva a BLOGOSFERA!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*