PF faz busca e apreensão no escritório de SP da Presidência e na AGU | Fábio Campana

PF faz busca e apreensão no escritório de SP da Presidência e na AGU

Da Folha de S.Paulo:

A Polícia Federal fez nesta sexta-feira (23) busca e apreensão no escritório da Presidência da República em São Paulo por conta da Operação Porto Seguro, com o fim de desarticular organização criminosa que se infiltrou em diversos órgãos federais para a obtenção de pareceres técnicos fraudulentos para beneficiar interesses privados.

Além do gabinete da Presidência em São Paulo, os policiais federais também estiveram na sede da AGU (Advocacia Geral da União) em Brasília.

A ação resultou na prisão de seis pessoas e no indiciamento de 18.

A Folha apurou que a investigação no gabinete da Presidência da República em São Paulo não tem relação com nenhum esquema de corrupção envolvendo a própria Presidência, mas com a atuação de Rosemary Novoa de Noronha, chefe de gabinete na capital paulista.

Rosemary secretariava o então presidente Lula em viagens internacionais e foi responsável pela nomeação dos diretores Paulo Vieira (Agência Nacional de Águas) e Rubens Vieira (Agência Nacional de Aviação Civil).

Os dois e o empresário Marcelo Rodrigues Vieira, todos irmãos, estão entre os presos. Também foram presos temporariamente os advogados Marcos Antônio Negrão Martorelli e Lucas Henrique Batista, ambos em Santos, e Patricia Santos Maciel de Oliveira, em Brasília. Patrícia já foi posta em liberdade.

Segundo a Folha apurou, Rosemary já foi indiciada pela PF após prestar depoimento em São Paulo pela manhã. A acusação contra ela seria de tráfico de influência. Rosemary teria indicado pessoas para empresas e, em troca, receberia presentes, como viagens, passagens aéreas e camarotes em carnavais.

A PF queria apreender computadores, mas Rosemary teria reagido energicamente e teria ameaçado comunicar à presidência da República. A PF, então, teria copiado arquivos.

Rosemary conheceu Lula nos anos 90, quando trabalhava com o então presidente nacional do PT, José Dirceu, a quem assessorou por 12 anos. Começou no governo federal em fevereiro de 2003, como assessora especial do gabinete regional. Passou a chefe da unidade em 2005.

A PF também cumpriu mandato de busca e apreensão na sede da AGU, em Brasília, cujo alvo era o nº 2 da pasta, José Weber Holanda.

O titular da AGU, Luís Inácio Adams, esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto, em reunião não divulgada pela agenda presidencial. As assessorias de ambos não informam o motivo nem o teor da reunião.

DELAÇÃO

De acordo com o superintendente regional da PF de São Paulo, Roberto Troncon Filho, seis pessoas foram presas e 18 foram indiciadas por conta da operação Porto Seguro. Foi decretado ainda o bloqueio de contas bancárias de empresas envolvidas no esquema.

Para a PF, há comprovação da participação de servidores corrompidos da ANA, Anac, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac), AGU, Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A investigação começou após um servidor do TCU ter procurado a polícia para confessar que havia sido cooptado por criminosos interessados em comprar um parecer técnico. A recompensa seria o pagamento de R$ 300 mil. Ele chegou a elaborar o documento e receber a primeira parcela, de R$ 100 mil, mas se arrependeu posteriormente.

Segundo o delegado, as investigações indicaram que não se tratava de um caso isolado. “Acabou se constatando a existência de um grupo que contava com dois de seus integrantes como servidores de agências reguladoras. O grupo prestava serviços para empresários que tinham interesse em ações como a agilização de processos e até mesmo a elaboração de pareceres técnicos, sob medida, comprados para favorecer interesses privados”, disse Troncon.

De acordo com o superintendente, os irmãos Vieira tinham a função de contatar outros servidores de órgãos públicos federais. Os demais membros da quadrilha se encarregavam do contato com os grupos empresariais ou pessoas físicas interessadas em vantagens ilegais na administração pública federal.

A conclusão da investigação, que contou com 180 policiais, deve ocorrer em até 60 dias. Os investigados responderão, de acordo com suas ações, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha, tráfico de influência, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica e falsificação de documento particular, cujas penas podem ir de dois a 12 anos de prisão.


13 comentários

  1. Max
    sexta-feira, 23 de novembro de 2012 – 22:37 hs

    kkkkkkkkk…E a PETEZADA que foi pega mais uma vez com a mão na massa.
    PÔ! essa gangue não aprende e deixam sempre o rabo para fora do tapetão ?
    Agora chegaram na presidência e daí PETRALHAS a culpa é da mídia dinovu ?

  2. kiko
    sexta-feira, 23 de novembro de 2012 – 23:37 hs

    A corrupção é tanta que chegou à Presidência da República e aos ínclitos membros da AGU. Quando digo que o Serviço Público deveria ser exclusividade dos servidores públicos riem de mim. Dona Rosemary assessorou nem mais nem menos do que o seu Zé Dirceu. Aprendeu direitinho com o ex-chefe a traficar influência. E como é que fica a credibilidade da AGU, sempre tão severa com os servidores públicos? Para nós porrada, mas alguns só afagos. Cana nestes pilantras. ACarlos

  3. lucia
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 0:22 hs

    Meu Deus coitados de nós.O que mais temos que assistir,sujeira pra todos os lados,haja sacos de lixo

  4. Mutatis Mutandis
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 1:28 hs

    Agora só falta prender o Lulla, isto é, o maior corrupto do mundo.

  5. Igor
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 8:08 hs

    Mais uma quadrilha de corruptos com excelente “formação” profissional, sendo principalmente os cabeças do esquema criminoso ligados a LuLLa e José Dirceu…

    Prisões e apreensões efetuadas em diversos órgãos do governo federal…

    Trabalho feito integralmente pela Polícia Federal…

    Ainda vai aparecer um débil mental dizendo que estes parasitas do erário público que vivem enfronhados em maracutaias são inocentes e vivem sendo injustamente perseguidos, que é tudo mentira da PF e do PiG…

    Alguém ainda acredita na inocência, transparência e honestidade de LuLLa e Dirceu?

    CADEIA NELES!!!

  6. Kacetada
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 8:57 hs

    Sempre tendo em mente que a corrupção é via de mão dupla. Tem corrupto e tem corrupor. Os corruptos são a petralhada e a tucanalha. Os corruptores são empresarios que se locupletam com isso e finan ciam campalhas para dominar os políticos e o Estado. É tudo petralhada tucanalha. Dentro e fora do governo. E na próxima eleição em quem vamos votar? Nos mesmos.

  7. sábado, 24 de novembro de 2012 – 9:46 hs

    Lula, so colocou ladrão nos cargos públicos, e ainda qdo alguem é preso sai na imprensa que um funcionario público que foi preso, tenho 38 anos de serv. público, e so vejo cargos em comissão fazendo coisas erradas. Enquanto não se punir neste pais que nomeu um ladrão com processos judicial e prisão, nunca vai acabar. Lula deixou os seus roubarem a vontate e tem gente que ainda acha um Deus este enganador. E a dilma, qdo vai começar a estourar as pipocas de seu Governo. Alias estamos neste Pais sem um nome de respeito..

  8. Parreiras Rodrigues
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 9:56 hs

    Isso é coisa da direita reacionária, daqueles que não querem ver o pobre comer, comprar carro, casa, andar de avião. No mínimo, foi o Policarpo que investigou e dedou prá Polícia Federal.
    Onde já se viu gente da confiança do Zé Dirceu, do Lula que passaram a mercadoria prá dona Dilma, fazer uma coisa dessas? Tudo armação prá desacreditar quem tanto lutou pela redemocratização e o mais sério e honesto presidente que o Brasil já teve.

    Pronto, dona Salete Cesconeto e outros já adiantei os seus comentários.

  9. Geraldo Martins
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 10:03 hs

    Se cuida PTzada o BARBOSÃO vem aí e tá com a caneta cheia, vamos até quando o LULA vai escapar não pegaram ainda mais tá beirando KKKKKKKK. ESPERA AÍ DX EU RIR + UMA VEZ KKKKKKKKKKKKKK

  10. AMARAHAL2
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 12:52 hs

    Parreira Rodriques, você lembrou bem, ela não tem manifestado seus hilários comentários.
    Talvez esteja viajando………em Cuba !

  11. PEDRO GUNHA
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 13:46 hs

    Parreiras Rodrigues, voce sintetizou o pensamento da petralhada. Meu Deus, onde vai parar essa pouca vergonha, enquanato não colocarem na cadeia o Exu de nove dedos, isso não terá fim.

  12. Marc
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 17:35 hs

    Sr. Parreiras Rodrigues, só uma palavra: GENIAL!

  13. NÃO É SÓ LÁ COMO CÁ
    sábado, 24 de novembro de 2012 – 19:41 hs

    Isso acontece bem mais perto do que a gente pode imaginar. Certamente, se investigar um pouquinho, há venda de pareceres a muitos anos pela região do centro cívico. Será que na Procuradoria do Estado ou do Município? Aguardaremos o desenrolar desta investigações federais e saberemos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*