Do Josias de Souza:
José Dirceu abalou-se até Brasília. Sem alarde, desembarcou na Capital há dois dias. Reuniu-se com líderes estudantis e almoçou com 15 deputados federais do PT. Organiza sua infantaria para reagir à condenação que lhe foi imposta pelo STF: dez anos e dez meses de cadeia pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.
A repórter Maria Lima recuperou os passos de Dirceu. Conta que o almoço com os petistas foi servido na casa do líder Jilmar Tatto, futuro secretário de Transportes do prefeito eleito Fernando Haddad. Deu-se nesta quarta (21). O condenado pediu mobilização –dentro e fora do PT.
Na noite da véspera, Dirceu reunira-se com os presidentes da UNE, Daniel Iliescu; da União da Juventude Socialista, André Tokarski; e da Juventude do PT, Jefferson Lins. A tróica comprometeu-se a organizar a rapaziada para atos públicos pró-Dirceu. Coisa para dezembro.
Um dos presentes ao repasto da casa de Tatto, o deputado Zeca Dirceu, filho do condenado, disse: “ Os inimigos do meu pai querem tirá-lo da política. Mas a saúde dele vai ajudar que ele atravesse isso. Minha avó tem 92 anos e está lúcida. Ele só tem 66, tem muito tempo pela frente.”
Inadvertidamente, Zeca utilizou uma expressão parecida com a que era usada por Fernando Collor na fase pós-impeachment. Apeado da Presidência nas pegadas de uma CPI que teve em Dirceu um de seus protagonistas, Collor dizia: “O tempo é senhor da razão.” E Zeca: “O tempo é o senhor da verdade. A História já foi recontada várias vezes e mais uma vez será recontada por meu pai.”
Abordados na saída, alguns dos participantes do almoço soaram como se não digerissem muito bem a ideia de ver a proximidade com Dirceu exposta no noticiário. Líder de Dilma Rousseff na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) disse que fora à casa de Tatto, não ao almoço com o réu.
“Tenho que voltar correndo para a Câmara. Converse com outros deputados. Eu não acompanhei todo o evento”, desconversou Chinaglia, apressando o passo em direção ao carro. “Eu não vim para almoço de Zé Dirceu. Vim matar a fome. Mas o PT apoia todos os seus militantes”, ecoou o deputado Luiz Alberto (PT-BA).
A caminho do automóvel, a companheira Benedita da Silva (PT-RJ), passos largos, também não quis muita conversa. “Vocês acham que Zé Dirceu está abandonado? Meu Deus do céu! Não está, não!” Tem vergonha de participar do almoço? “Vergonha do Zé Dirceu? Que é isso? Jamais!”
Benedita disse, de resto, que Dirceu não lhe pareceu preocupado com a pena que acaba de receber. “De jeito nenhum, Dirceu é cabeça feita.” O anfitrião Tatto e alguns dos comensais –entre eles o próprio Dirceu e Ricardo Berzoini (PT-SP)—preferiram sair pela garagem.
16 comentários
Estas criaturas confundem retrospectiva com história. Ninguém escreve, muito menos reescreve a sua própria história. Pode ser que ele queira escrever uma “estória” pessoal. A história será escrita daqui há naos ou décadas, por pessoas que ninguém conhece e é esta história a que vai ficar. O resto é conto da carochinha.
Ze Dirceu vc deveria fazer um jantar de comemoraçao pelos 10 anos de prisao, em qualquer pais serio deste mundo vc seria condenado a morte pelos seus crimes cometidos.
Milícias criminosas são assim….mesmo com os chefes presos continuam suas “articulações” para manter o poder. E os “soldadinhos” idealistas iludidos seguem sendo usados…Que pobreza de espírito…
Vaiu contar que Lula era o verdadeiro Chefe?
Ai que tristeza. Dono de um pensamento tortuoso,nebuloso e criminoso.
VERGONHA NACIONAL esses canalhas ainda acham que tem voz .Se não pagarem para terem aplausos NÃO TERÃO, só os paus mandados e bem pagos tem obrigação$$ para defender os tralhas
Este bando achavam que estavam acima da lei e eram imaculadamente inatingíveis, talvez ainda achem, mas esperamos que não haja misericórdia assim poderemos acreditar um pouquinho no Sistema Judiciário.
Também é hora dos estudantes “sérios” estarem se mobilizando e se manifestando contra os dirigentes da UNE que estão sendo cooptados para apoiarem a bandidagem.
Pra frente Zé. Vc não é nenhum santo, mas também não é nenhum monstro, pelo contrário é um ser humano, e um ser político por natureza. Use de suas armas políticas para voltar a vida política. Parabens. E que viva até os 100 anos de idade e volta a ser deputado, etc…
Filho de peixe pexinho é
Se eu fosse esta turminha da pesada sentiria muita vergonha em estar, ou almoçar na presença de um bandidinho feito Zé Dirceu. Mas como diz o ditado: “Diga-me com quem andas que te direi quem és”… então galera, é só ficar de olho aberto e ver quem é quem nesta história toda.
A pelegada da UNE através de seu presidente já informou que sairá às ruas em defesa do pilantra… estes malditos conseguiram mesmo acabar com a reputação da velha UNE, aquela que lutava pelos direitos dos estudantes e não dos ladrões da nação.
Só gente fina e de reputação ilibada. Grande PT!
Saindo pela garagem? Meno male para quem está saindo pelo esgoto da República!
Herois nacionais… kkkkk
…só se for a história do MEMSALÃO, e que história, hein? Será de causar inveja aos grandes cineastas!!!
O ZÉQUINHA,HISTÓRIA DE BANDIDO JÁ TEMOS QUE CHEGA,O QUE ESSE TERRORISTA ASSASSINO TEM QUE FAZER,É DEVOLVER TUDO O QUE ELE E A QUADRILHA CORRÚ-PT–ISTA ROUBARAM.
seu lugar é na JAULA, MENSALEIRO,
TRABALHOU CONTRA A DEMOCRACIA, COMPRANDO APOIOS,
AINDA QUE SE PASSAR DE PERSEGUIDO,,