Beneficiado pela delação, Roberto Jefferson é 'premiado' pelo STF | Fábio Campana

Beneficiado pela delação, Roberto Jefferson é ‘premiado’ pelo STF

Ao calcular as penas do condenado Roberto Jefferson (PTB-RJ), a maioria dos ministros do STF considerou que o réu tornou-se credor de benefícios legais por ter denunciado o mensalão. Noves fora multa de R$ 720,8 mil, Jefferson amargou pena de sete anos e 14 dias de cadeia. Como a conta ficou abaixo dos oito anos, o condenado foi brindado com o regime semiaberto.

Comparando-se ao inferno imposto ao arqui-rival José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses em regime fechado, o castigo de Jefferson corresponde a uma espécie de purgatório. Na prática, o prêmio concedido a Jefferson desce ao enredo do mensalão como uma pena adicional a Dirceu.

Nesse pedaço da sessão do STF, verificou-se uma inversão de papéis. Normalmente draconiano, o relator Joaquim Barbosa realçou em seu voto as atenuantes de que Jefferson se fez credor ao delatar o esquema. Usualmente condescendente, o revisor Ricardo Lewandowski discordou em termos peremptórios: “De denúncia espontânea não temos nada. […] colaboração zero.” Para desassossego de Dirceu, a maioria acompanhou Barbosa.


11 comentários

  1. sergio silvestre
    quarta-feira, 28 de novembro de 2012 – 21:19 hs

    Se tiver dez bandidos sendo procurados e um deles resolve dedar voce,mais alguem da sua familia,vai ficar em maus lençóis.
    O distinto ai,é o bigato de pau podre,rastejante de pedreiras,tudo de ruim que pode ser um politico,com conhecimentos de variantes para incriminar alguem ,pois é advogado criminal.
    Este sr junto com parte do pp,e os demos,conseguiram fazer do BRASIL,um antro de corrupção desenfreada.
    Fizeram do congresso ,um balcão das mais malandras transações com verbas publicas.Ele como um dos mentores não tinha que ter pena reduzida não.Mereceria a cadeia com o cancer o corroendo,e não passar para a população o bonzinho que não é.
    Tá muito esquisito está tentativa de golpe PARAGUAIO no
    BRASIL.Parece que a oposição quer tomar o poder a força.
    talvez ate´se aproximanto de militares.
    Esse povo mata a mãe por poder,vamos ver.

  2. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 28 de novembro de 2012 – 22:56 hs

    Jefferson e Cyonil os novos HERÓIS DO STF e do PIG.
    Viva o Brasil da elite burra que não percebe que o seu tempo já era. Agora é ‘nóis mano’ .
    E nós é pobre mas não broxa!
    Essa é a verdade.
    Nossos HERÓIS quem vai mostrar é a história pois por enquanto eles são LÍDERES que nos conduzem à vitória firme e bonita de um país para todos!
    E sem LULA E DILMA Joaquim – o NEGRO – jamais teria chegado ao cargo de presidente do STF. Assim sendo está tudo bem. Cada qual com seus heróis né Fábio?

  3. Alexandre
    quinta-feira, 29 de novembro de 2012 – 0:30 hs

    Final de julgamento previsto. Só faltou Barbosa propôr uma condecoração ao dedo-duro. São da mesma cepa: falsos moralistas. O deputado João Paulo pegou 10 anos de cana porque teria recebido R$ 50 mil por suposta indicação de agência de Marcos Valério. Imagine quantas centenas de políticos e governantes deveriam ser presos por esse tipo de crime. Imagina, crimes como esses rolaram à solta nas últimas eleições municipais sob as barbas de cartórios eleitorais, TREs e do TSE, e estão anos luz de serem analisados pelo STF, para quem só interessava o PT e Lula e todo o circo montado em torno do julgamento da denúncia de Roberto Jefferson.

  4. Geraldo Martins
    quinta-feira, 29 de novembro de 2012 – 8:57 hs

    Acho nesse caso houve justiça, que apesar de ser um corrupto, se não fosse ele, nós estaríamos sustentando essa corja de ladrão vagabundos até hoje. Embora todos os dias temos novidades com relação a roubalheira, como bem disse um deputado, parece que o PT colocou um ladrão em cada setor.

  5. tadeu rocha
    quinta-feira, 29 de novembro de 2012 – 9:25 hs

    salete voce esta muito muito enganada, a respeito desse heroi que é o joaquim , graças adeus ele vai passar a limpo o brasil, desses pt etc , que fas esse maravilhoso brasil essa nogeira, digo mais nao foi o lula e nem a dilma, foi ele mesmo pela sua copetencia e inteligencia., e sao paulo o que voce me dis, vem mais gente por ai, quem sao eles .

  6. chaves
    quinta-feira, 29 de novembro de 2012 – 9:36 hs

    Pobre do que?, finaceiramente sei que estas muito bem.

  7. Anônimo
    quinta-feira, 29 de novembro de 2012 – 11:40 hs

    É pela cara da voto se o Jeferson recebece uma pena que precisasse tirar na cadeia o coitado não aguentaria.

  8. quinta-feira, 29 de novembro de 2012 – 12:28 hs

    Esse grande canalha que confessou ter recebido 4,5 milhões de reais é quem deveria ser o grande condenado. Livraram a sua cara(dele) porque o são pedro já o condenou com um cancro; não resistiria a prisão. O João Paulo que dizem ter levado 50 mil reais vai pra prisão fechada. Esse STF parece encomenda tucana!

  9. ernesto
    quinta-feira, 29 de novembro de 2012 – 16:24 hs

    Vergonhosa essa decisão do STF, o cara é pego recebendo propina do Cs Correios, como o PT não segurou a barra dele, ele acusa sem prova alguma, apenas no gogó, que o Dirceu comprava votos pagando por mês para os partidos votarem com o governo, também sem prova alguma.
    Pronto, agora qualquer um pego em malfeito pode acusar um outro qualquer que escapa da justiça. VERGONHA!

  10. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 29 de novembro de 2012 – 18:07 hs

    Tem gente que gosta de ser ROUBADO pelo Jefferson pois o cara é da ‘elite piguenta.

  11. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 30 de novembro de 2012 – 21:35 hs

    Jefferson ESFREGA A GRANA QUE ROUBOU DO BRASIL na CARA do STF e do PIG – e ainda tem uma galera que aplaude!
    Macunaíma é bebezinho para essa galera!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*