Barbosa ordena inclusão dos condenados na lista de procurados | Fábio Campana

Barbosa ordena inclusão dos condenados na lista de procurados

Medida restringe a possibilidade dos réus do mensalão deixarem o país sem autorização (Givaldo Barbosa/Agência O Globo).

De Jailton Carvalho, O Globo:

BRASÍLIA – A partir de uma ordem do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal incluiu o nome do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-deputado José Genoíno , do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e dos demais 22 réus condenados no processo do mensalão na lista do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (SINPI). A medida restringe a possibilidade de qualquer um dos réus de deixar o país sem autorização prévia de Barbosa. Na quarta-feira, o relator do processo determinou o recolhimento dos passaportes dos réus condenados e repreendeu duramente Dirceu por ter criticado o julgamento do mensalão, embora não tenha citado o nome do ex-ministro.

“Na fase em que se encontra o julgamento, parece-me inteiramente inapropriada qualquer viagem ao exterior por parte dos réus já condenados nesta ação penal, sem conhecimento e autorização deste Supremo Tribunal Federal, ainda que o pronunciamento da Corte, até o momento, não tenha caráter definitivo”, ordenou Barbosa. O SINPI contém a relação de todas as pessoas que, por problemas com a Justiça, não podem deixar o país. Na lista também constam os nomes de estrangeiros que impedidos de entrar no Brasil. Segundo a polícia, o sistema é consultado obrigatoriamente em aeroportos, portos e postos de fronteira antes da autorização para saída ou entrada de pessoas no país.


8 comentários

  1. Bagrinho do Litoral
    sexta-feira, 9 de novembro de 2012 – 11:11 hs

    É bom, mas é pouco. Esta jaguarada pode muito bem atravessar fronteiras do Mercosul e de lá pegar um jatinho pra Venezuela, Cuba, Equador ou Bolívia…Tem é que prender logo…

  2. Cajucy Cajuman
    sexta-feira, 9 de novembro de 2012 – 11:27 hs

    Está se delineando um novo e futuro presidente da República. E ainda: com a ex-ministra Eliana Calmon (leia-se CNJ), como vice-presidente.

  3. carlos
    sexta-feira, 9 de novembro de 2012 – 11:56 hs

    AI5 Nosso amigo Jose Dirceu e Jenoino, camarada Lula o que a ditadura promoveu nos anos 60 na perseguição e masacre ao politicos, estudantes e demais pessoas e o retrato fiel de um julgamento em que a defesa dos supostos reus não tem o direito Constitucional de uma analise aprofundada e debatida pelos Senhores Ministros da Corte Suplema, temos que ter cuidado para que isto não se torne Ato Institucional o famoso AI5

  4. BARBOSA NÃO SABE COMO CHEGOU..
    sexta-feira, 9 de novembro de 2012 – 12:13 hs

    O PIG bate.
    Barbosa – SEM NOÇÃO – talvez pela medicação e por não lembrar de quem o LEVOU até lá ou por estar diante da televisão reage e manda pegar o PASSAPORTE e colocar na lista o:
    MÉDICO ESTUPRADOR DE MULHERES
    O BANQUEIRO DANTAS
    O BANQUEIRO CACCIOLA
    OS DO MENSALÃO DO DEM/PSDB
    O SERRA E A PRIVATARIA COM O FHC
    A DECIDIR.COM QUE LAVAVA O DINHEIRO LA FORA.
    E…
    E…
    EFICIENTE ESSA GAIOLA DAS LOUCAS EM CERTAS HORAS DIRIA O SAUDOSO GLAUBER. Ou seria Nelson o Rodrigues que lembraria que a CRIATURA COME O CRIADOR? Ops! Aí é o contrário…
    Em tempos de gozar com o PASSARINHO dos outros como diz Silvestre e querer o PSB como VIAGRA… vale tudo? Vale!
    E o que está dizendo parte do STF. Só falta alguns levantarem a CAPA para ganhar o BBB da globo.

  5. Max
    sexta-feira, 9 de novembro de 2012 – 12:35 hs

    Os Quadrilheiros do PT além de pegar uma cana pesada, são procurados pela INTERPOL, isso é uma limpeza para parte do Brasil que não aceita roubalheira. Viva STF !

  6. sergio silvestre
    sexta-feira, 9 de novembro de 2012 – 15:18 hs

    Ministro!!!!!!!!!Ainda nem proclamou a condenação!!!!!!!!!!!
    Se fosse o cacciola ou o Dantas já estariam longe.Tá querendo aparecer demais o cara.Daqui a pouco aquele dito
    popular que hoje não se pode dizer tá certo cara.
    Quer aparecer e só virar purpurina ,colocar um rojão e explodir

  7. jose marcos
    sexta-feira, 9 de novembro de 2012 – 20:30 hs

    SE SAO PROCURADOS, ENTAO JA FORAM EXPEDIDOS MANDADOS DE PRISAO. BARBOSA ESTA SENDO PROMOTOR E NAO MIN ISTRO. OUTRO DIA PARECE-ME QUE QUERIA APLICAR A LEI NOVA(de 2 a 12) SENDO QUE CRIME FOI PRATICADO NA LEI VIGENTE, ANTES DE 2008(de 1 a 8). NAO PRECISA SER IGUAL O RICARDO, MAS NAO PRECISA SER ABUSIVO.

  8. carlos
    sexta-feira, 9 de novembro de 2012 – 23:29 hs

    Lembrar o Meritissimo Ministro que ainda a tempo para Collor, Paulo Maluf, Giorgina e muitos outros que lezaram o país e não devoveram a grana ate hoje.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*