A desfaçatez de Guido Mantega | Fábio Campana

A desfaçatez de
Guido Mantega

O ministro Guido Mantega é um homem que acredita na ingenuidade e na ignorância dos brasileiros. E tem tido sucesso. Agora mesmo faz mais uma previsão de felicidade geral da Nação para 2013, idêntica a que fez em 2011 e que não se cumpriu em 2012.

Mantega esquece o cenário internacional de depressão, em especial o da União Europeia que passa por profunda crise econômica e a decisão chinesa de segurar o seu crescimento, nossos principais mercados, e Mantega, com otimismo circensr, diz que vamos crescer acima de 4%, no mkínimo, em 2013.

OMantega fala sem pejo, sem constrangimento, e faz de conta que a situação iunterna é boa. Pois, pois, o Brasil passa por um sério processo de desindustrialização, a inflação continua resistente, o endividamento das famílias é recorde e a inadimplência está nas alturas. O IPI reduzido para os automóveis termina em 31 de dezembro e o setor automobilístico deve encolher. Fora isso, com o desaquecimento de muitas economias ao redor do planeta, as exportações brasileiras deverão diminuir proporcionalmente. Tanto é assim, que o setor está cauteloso em relação a 2013.

Medidas pontuais, como as adotadas pelo governo do PT, pouco resolve uma crise profunda e globalizada. É preciso mudanças estruturais na economia, algo que o Palácio do Planalto se recusa a fazer. Prova maior é o não cumprimento por parte do governo do superávit primário. Essa fórmula milagrosa que começou na era Lula ainda produzirá efeitos devastadores.


11 comentários

  1. P TELHO
    domingo, 25 de novembro de 2012 – 19:20 hs

    Melhor ser otimista ora.Ameta do BRASIL é crescer 4%,ano proximo a copa,a construção civil bombando,porque não.
    Voces não queriam que o ministro fizesse previsões prá baixo.
    Tem um presidente que prometeu crescimento e cumpriu,a divida publica quintuplicou no seu governo de oito anos.

  2. antonio
    domingo, 25 de novembro de 2012 – 21:50 hs

    Seria o fim do mundo uma previsão negativa. Existem responsabilidades de autoridade e uma delas e manter a esperança de melhores dias. Vc que é crítico, trabalha prá baixo na tua vida? Acho que não ou o melhor seria o suicídio.

  3. Raia
    domingo, 25 de novembro de 2012 – 22:22 hs

    Esse ministro eh um bricalhao. Nao tem compromisso com o que diz. Afirma uma coisa e quando isso nao acontece, simplesmente esquece o que disse. Eh um grande gozador. Pena, pois o governo da senhora Rousseff, que eh muito bom, merecia cousa melhor e mais seria, comandando as finanças do pais. Mas, como a escolha eh so dela, azar.

  4. VERDADE
    segunda-feira, 26 de novembro de 2012 – 0:42 hs

    O Mantega está no caminho certo!!! O resto é pura inveja de governos que no passado nada fizeram…Agora chora na cama que é lugar quente.

  5. wal
    segunda-feira, 26 de novembro de 2012 – 10:17 hs

    é que vcs esquecem, que agora o Brasil tem governo, não é como na época do fhc, que tremia de medo dos eua.

  6. Aguirre
    segunda-feira, 26 de novembro de 2012 – 11:02 hs

    Dez anos de PT resultou em um país sem saúde, estradas, segurança pública, aeroportos, portos, educação de qualidade, etc.
    Em compensação, deram ao Brasil o Mantega, que é imbatível como o ministro mais arrogante dos últimos tempos. A sua “gestão” será lembrada pela destruição da política monetária do BC, inflação em alta, pelo mascaramento das contas públicas ao contabilizar os repasses do Tesouro ao BNDES como empréstimos, pela bagunça nas contas da Petrobras, pela transformação do orçamento federal em peça de ficção ao prever crescimento inatingível da economia. No momento Mantega colabora firmemente para a destruição do setor elétrico ao resgatar a política anti-inflacionária usada na ditadura militar ao defender a redução tarifária às custas do caixa das empresas geradoras em vez de atacar os 48% de custo dos impostos, encargos e contribuições embutidos na tarifa.
    Nem o Requião com sua Carta de Puebla conseguiria ser tão nefasto à economia quanto o lamentável ministro.

  7. PEDREIRA
    segunda-feira, 26 de novembro de 2012 – 11:22 hs

    Novamente delirando! E ainda tem quem acredite.

  8. Aline
    segunda-feira, 26 de novembro de 2012 – 20:42 hs

    Oque????? O governo da Sra Dilma é bom?????? No que????
    Qual a obra que esta Sra fez????? NADA????? Ah, então tá bom assim. Fala sério.” Brasileiro é tão bonzinho” com os governos do PT (Partido dos Trambiqueiros). Usa de propaganda mentirosa exatamente prá enganar os bobalhões de plantaõ, tipo GUIDO MANTEGA, DILMA , LULLA e outros.

    Vão se informar prá não falar tanta besteira. Ninguém merece., prá quem usa o cérebro.

  9. Francisco de Assis
    terça-feira, 27 de novembro de 2012 – 11:50 hs

    Concordo com o comentario do Verdade. Estamos indo muito bem, apesar da maior crise economica que a humanidade conheceu.
    Se fosse no governo de Fernando Henrique, a essas alturas, com 0 tamanho da crise, a saida seria vender a Amazonia.

  10. sergio silvestre
    terça-feira, 27 de novembro de 2012 – 12:24 hs

    Cuidado ALINE,escrever com essa raiva,deve maltratar o assento da cadeira com a fricção da nadegas.
    Aconselho-a a carregar um hipoglos e um nebacetin,para não dar queimaduras.

  11. Aline
    terça-feira, 27 de novembro de 2012 – 18:21 hs

    Sr. Silvestre o Sr quando não tem argumento, costuma usar este linguajar??????? Que lástima.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*