Supremo condena ex-presidente do PT José Genoino por mensalão | Fábio Campana

Supremo condena ex-presidente do PT José Genoino por mensalão

Da Folha de S.Paulo:

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou nesta terça-feira, durante o julgamento do mensalão, pela condenação do ex-presidente do PT José Genoino por corrupção ativa.

Esse entendimento foi formado com o voto do ministro Gilmar Mendes, que também condenou o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) pelo o mesmo crime, deixando-o a um voto da condenação pela maioria da Corte. Mendes disse que Dirceu “contribuiu intelectualmente para sua estruturação” do esquema criminoso do mensalão.

O ex-presidente do PT José Genoino, condenado pela maioria do STF por corrupção ativa no processo do mensalão
De acordo com a Procuradoria, o ex-presidente petista participou das negociações com os partidos aliados e com os bancos que alimentaram o valerioduto e orientou a distribuição do dinheiro do esquema.

Sua defesa afirma que Genoino não lidava com as finanças do PT, apenas com a articulação política. Afirma ainda que ele só assinou os contratos dos empréstimos dos bancos por obrigação formal como presidente da sigla e nega ter orientado a distribuição de recursos do valerioduto.

Ao votar pelas condenações, Mendes seguiu o voto do relator Joaquim Barbosa, que condenou os dois petistas e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e mais três réus ligados a ele. Além deles, votaram nesse sentido os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Carmen Lúcia.

O revisor, Ricardo Lewandowski, absolveu Dirceu e Genoino, por falta de provas. Dias Toffoli inocentou Dirceu, também por avaliar que nada o incrimina.

Os ministros Ayres Britto (esq.), Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes entram no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para o julgamento do mensalão
A maioria dos ministros também já condenou por corrupção ativa o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o empresário Marcos Valério e mais três réus ligados a ele.

Os sete ministros que votaram até agora inocentaram o ex-ministro Anderson Adauto (Transportes) e Geiza Dias, funcionária da agência de Valério, por falta de provas.

PROJETO DE PODER

Segundo disse Mendes em seu voto, o grupo de Dirceu tinha um projeto de poder para “expansão do próprio partido e formação de uma base aliada”. Ele disse que Dirceu tinha forte influência, como principal articulador político para formar a base aliada do governo Lula. “Ele admitiu que negociou e organizou a base aliada, embora negue a existência de tratativas de recursos financeiros”.

“Diante do contexto, não há como se chegar a conclusão que José Dirceu não só sabia do sistema irregularidades de verba como contribuiu intelectualmente para sua estruturação.”

Segundo o ministro, “é possivel que Dirceu e Genoino não se ocupassem da operacionalização dos repasses, mas admitir que ignoravam o centro de distribuição de recursos adminstrado pelo tesoureiro, me parece menosprezar a inteligência a alheia”.

O ministro disse que não era crível o argumento da defesa de Dirceu de que ele deixou o comando do partido e, especialmente da articulação política do PT, ao tomar posse como ministro. “Dirceu não perdeu o contato, nem o controle do PT, desenvolveu agenda privilegiada com pessoas denunciadas.”

Mendes afirmou que não era possível responsabilizar apenas o ex-tesoureiro pelo esquema de compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010).

“Delúbio não era o todo poderoso. Não é factível ou crível que o tesoureiro articulasse essa fonte de recurso estatal sozinho”. “Depois das tratativas, Genoino ou Delúbio logo entravam em contato com Dirceu”, completou.

Mendes afirmou ainda que há “outros tentáculos” do mensalão que ainda estão sendo investigados em outras instâncias da Justiça. “Há outros tentáculos na estrutura do Estado que estão pendentes de investigação, como em fundo de pensão, no INSS, na Eletronorte”.

“Diante do contexto, não há como se chegar a conclusão que José Dirceu não só sabia do sistema irregularidades de verba como contribuiu intelectualmente para sua estruturação”, disse.

Ainda faltam votar no julgamento os ministro Marco Aurélio Mello, Celso de Mello –que não participa da sessão de hoje, e o presidente do STF, Carlos Ayres Britto.


13 comentários

  1. O Povo
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 20:45 hs

    O PT era um partido de presos políticos, agora é um partido de políticos presos….

  2. Ed
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 21:01 hs

    Agora a sociedade está entendendo por que os militares do regime de 64 não queriam que essa turma tomassem o poder!

  3. Carlos
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 21:12 hs

    é esse partido que está financiado o Gustavo. Pena,perdeu meu voto

  4. Alemao
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 21:22 hs

    Pelo visto Fernandinho Beira Mar vai ter com quem conversar e trocar

  5. ricardo crovador
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 21:27 hs

    Prestem atenção. A eleição do Fruet, na verdade, vai afastar o PT do poder no Paraná. Analisem comigo.
    2014: ninguém tira do Beto Richa. Gleici perde.
    2016: Fruet se reelege prefeito, amparado por uma boa administração e se torna candidato natural ao Governo do Estado. 2018: Gustavo eleito Governador.

  6. Willi
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 21:37 hs

    se gritar pega ladrão com ele esta preso.

    Belo trabalho do FRUET, na câmara federal , AGORA SEI PORQUE MUITOS TEM MEDO DO HOMEM…se meter a mão no jarro dança, não importando se é do partido ou não…é de politico deste nível que o Brasil tá precisando.

  7. S I N F R O N I O
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 22:15 hs

    Se compreendêssemos o carácter e ética da nossa Camara e Alep. não poderíamos julgar. não vamos subestimar o eleitor Curitibano, pois ele sabe o valor de uma âncora,
    pois uma tempestade dessa já passou por aqui.
    Gustavo Fruet prefeito, ele tem o geito Curitibano de ser.

  8. bacamarte
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 23:00 hs

    Foto emblemátrica, seria “um gênio pensando” ?

  9. Alemão
    quarta-feira, 10 de outubro de 2012 – 0:01 hs

    Acho Fernandinho Beira Mar logo vai ter com quem trocar experiências.

  10. FABRICANDO HEROIS
    quarta-feira, 10 de outubro de 2012 – 0:39 hs

    E pensar que na Curitiba dos BOBOS que dormem com DEROSSO ainda tem gente que se acha herói. Ou no direito de fazer críticas a quem lutou pelo direito de todos estarem aqui na BLOGOSFERA comentando livremente.
    Santa ingenuidade de quem PERDE e não APRENDE NUNCA!

  11. willy
    quarta-feira, 10 de outubro de 2012 – 8:19 hs

    Agora trabalho sério e transparente mesmo fez o deputado Osmar Serraglio. O Brasil precisou de um deputado la do interior do Paraná para mostrar como deve ser o trabalho de um parlamentar sério. Parabens Serraglio!

  12. OCIMAR
    quarta-feira, 10 de outubro de 2012 – 9:47 hs

    ESSE ERA O TERCEIRO NA HIERARQUIA DA QUADRILHA DO CHEFE LULADRÃO.

  13. quarta-feira, 10 de outubro de 2012 – 11:03 hs

    Processaram o Genuino. E olha que ele é “Genuino”!
    Imaginem se fosse pirata!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*