Da Folha de S.Paulo:
A disputa pela Prefeitura de São Paulo chega ao primeiro turno com três candidatos empatados tecnicamente e com um segundo turno indefinido, de acordo com pesquisa Datafolha. Na véspera da eleição, José Serra (PSDB) aparece com 28% dos votos válidos, contra 27% de Celso Russomanno (PRB) e 24% Fernando Haddad (PT).
A margem de erro das pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Embora tenha oscilado dentro da margem de erro em relação a pesquisa anterior, realizada entre os dias 2 e 3 de outubro, o levantamento atual mostra queda acentuada de Russomanno nas últimas pesquisas. Há oito dias, na pesquisa concluída no dia 27, ele aparecia com 34% dos votos válidos.
No levantamento atual, Gabriel Chalita (PMDB) aparece com 13%, Soninha (PPS) tem 5% dos votos válidos. Carlos Giannazzi (PSOL), Paulinho (PDT), Ana Luiza (PCO) e Levy Fidelix (PRTB) aparecem com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Os votos válidos excluem brancos, nulos e, no caso da pesquisa, também eleitores indecisos. É como a Justiça Eleitoral divulga o resultado.
Nas simulações de segundo turno, Russomanno ainda leva vantagem em um eventual confronto com Serra (44% a 37%).
Quando o adversário do candidato do PRB é Haddad, porém, os dois empatam tecnicamente, com vantagem para o petista, que aparece com 40% contra 39% de Russomanno.
Em um cenário entre Haddad e Serra, o candidato do PT tem 45% contra 39% do tucano.
REJEIÇÃO E ESPONTÂNEA
A pesquisa também mostra que Serra ainda lidera em relação a rejeição aos candidatos, com 42% da menções. Russomanno tem 30% e Haddad aparece com 25%.
Em relação à pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado, Serra aparece com 19% das intenções de voto, contra 17% de Russomanno, 16% de Haddad e 9% de Gabriel Chalita (PMDB).
A exemplo do que acontece na pesquisa estimulada, neste recorte Russomanno também cai em relação a levantamentos anteriores. Há oito dias, na pesquisa concluída no dia 27, ele aparecia com 22% das respostas estimuladas.
“É raro um candidato perder intenções de voto espontâneas como o que ocorreu com Russomanno nas últimas semanas. Isso pode indicar a continuidade dessa tendência no dia da eleição”, afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.
O levantamento foi feito nesta sexta-feira (5) e sábado (6) e ouviu 3.959 pessoas. A pesquisa foi registrada com o número SP-01778/2012.
4 comentários
Abri os olhos enquanto é tempo curitibanos, quereis ver na prefeitura um cara despreparado, pilotado pelo pai, o animador de auditório e de rabo preso com tudo quanto é pastor? Depois que os paulistanos ficaram sabendo quem o Russomano está umbilicalmente ligado, ele caiu em desgraça com o eleitorado. Para quem nadava de braçada até dias atrás, hoje corre o risco de nem ir para o segundo tempo. ACarlos
Serra agora é o new maluf.No segundo turno perde até para sua rejeição
Vai dar Haddad! Serra tá morto!
haddad e Russo no 2