Presidente da Câmara admite que mensalão 'prejudicou PT' | Fábio Campana

Presidente da Câmara admite que mensalão ‘prejudicou PT’

De O Globo:

BRASÍLIA – Ao fazer um balanço das eleições municipais de 2012, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), disse nesta segunda-feira que “é óbvio” que o julgamento do mensalão trouxe prejuízos ao PT, mas argumentou que eles foram bem menores do que o esperado por certos setores da sociedade. Maia ressaltou o crescimento do partido durante a disputa eleitoral e que a maior maior prova de que não foi tão afetado pelo julgamento foi a vitória de Fernando Haddad (PT) em São Paulo.

– Talvez o PT tivesse crescido mais, mas não trouxe dificuldades do ponto de vista eleitoral. Vide São Paulo. A eleição de Haddad mostrou a vitalidade de Lula e do PT. Mas é óbvio que o mensalão, no momento e na forma como foi conduzido, trouxe prejuízos ao PT – admitiu.

Segundo ele, o recado das urnas mostrou que o partido deve continuar na administração dos municípios.

– Seria, na minha avaliação, incoerente afirmar que que o mensalão não teve influência, mas não teve a influência que alguns setores da sociedade queriam que tivesse. Não foi responsável pelas derrotas do PT. Fiquei muito feliz com o resultado que o PT teve no país: saiu como o partido que mais votos fez e cresceu nos pequenos municípios. Fico reconfortado, porque demonstrou apoio e uma vontade da população em continuar tendo o PT à frente dos municípios. O recado das urnas é que Dilma e os aliados devem continuar (governando) – disse.

No geral, o petista acredita que as eleições municipais trouxeram como resultado um “equilíbrio” entre as forças políticas. No caso do rompimento entre PSB e PT em várias cidades, com a vitória dos candidatos do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Maia disse que isso não vai afetar as relações entre os dois partidos para 2014.
– Não reflete na relação para 2014 – finalizou.


8 comentários

  1. segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 20:09 hs

    Logo,logo começa o processo do mensalão do DEM e PSDB,de Minas Gerais e Brasilia,que vai influir nas proximas eleiçoes para governadores.

  2. jobalo
    segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 22:19 hs

    Os dois temas de maior reflexão, e discução nas eleições 2012, foram Saúde e Educação, Pois vejam os senhores todos os candidatos prometeram até aumentar o orçamento, Mas por outro lado , o pior Ministro da Educação da história do Brasil, foi eleito prefeito da cidade mais importante do Brasil, ganhando do Russomano, Serra ou outro qualquer, a coisa é que ele ganhou mesmo cometendo centenas de erros na sua pasta , Enem Merenda escolar , desvio , etc.Tenho muita preocupação com os Paulistanos, Será que eles não lembram da Luiza erundina , que transformou São Paulo numa feira de Caruaru, ( não que eu não goste dos Nordestinos , pois eu os amo), Ela liberou a venda de carne inatura nas feiras livres , eu vi com mes próprios olhos, Depois veio a Marta, Suplicio, Pois foi duro de aguenta-la, deixou a prefeitura quebrada até hoje com mais de 36 bilhões de dividas, e os paulistanos não aprendem , e ainda com ajuda do lula , que segundo joaquim barbosa er a o chefe da quadrilha do mensalão.

  3. DON QUIXOTE
    segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 22:45 hs

    Como prejudicou, se o “mensalão nunca existiu” segundo uma campanha que o PT fez .

    Se nunca existiu, nunca prejudciou o PT nestas eleições.

    Ou então use a frase, me engana que eu gosto.

    Viva o PT o partido mais purto e freirinha de colégio que existiu até hoje. Nunca pecou e nunca vai pecar. Nós do PT somos absolutamente puros.

    O que dizerm por aí é só invenção da imprensa. O STF julgou uma farsa e só condenou puros inocente, a começar pelo nosso chefão zé dirceu.

  4. OCIMAR
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 8:24 hs

    PREJUDICADOS ELES VÃO FICAR QUANDO FIZEREM FILA PARA ENTRAR NA PENITENCIÁRIA,QUADRILHA DE VAGABUNDOS.

  5. Bill
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 8:57 hs

    Tá na cara que prejudicou, viram a surra que o PT levou no norte e nordeste
    Não adianta tapar o sol com peneira PT é Mensaleiro e ponto final

  6. JR
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 9:34 hs

    Quando ouço o discurso dos PTistas em relação a corrupção que impregnou todas as áreas públicas deste país, fico impressionado com a capacidade de mentir tantas vezes seja necessário, para que tal mentira vire verdade. Coisa daquele maldito ditado que diz: “uma mentira contada mil vezes se transforma em uma verdade”.

    O prefeito eleito de São Paulo foi sim o pior ministro da educação que este país já teve, mas o povo paulistano não entendeu desta forma, tanto que elegeu o pulha prefeito da maior cidade do Brasil. Os dois Zés que já foram julgados e condenados pelo STF, não agiam por conta própria, agiam a mando de alguém e este alguém todos nós sabemos quem é. Lula sempre dominou os atos praticados por PTistas do alto escalão, portanto não me venham dizer que ele não sabia de nada, que ele é inocente de alguma coisa. Lula é sim o mandante de todos os crimes praticados pelos PTistas e isso deve ser apresentado a sociedade exatamente desta forma.

    Vejo tantos outros partidos expulsando seus filiados que são pegos praticando atos de corrupção, mas no PT esta prática não existe, eles, pelo contrário, blindam o CUmpanheiro que está enrolado com a justiça e fazem exatamente o que diz o velho ditado: “Mentem mil vezes”, para tentar transformar a sua mentira em verdade. Está dando certo a estratégia PTista, pelo menos até agora.

    Quanto ao mensalão do DEM e do PSDB, espero que logo sejam jugados e condenados todos aqueles que merecem e que seus partido, ao contrário do que faz o PT (protege seus ladrões), expulsem todos os culpados.

  7. Helena
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 12:36 hs

    Como prejudicou? Se o autor do mensalão é o PT???

  8. HENRY
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 12:55 hs

    PREJUDICOU? E ESSE cara QUERIA O QUE? NÃO DEVERIA SER ELEITO NENHUM corruPTo DESTE PARTIDO TRAMBIQUEIRO… ELEGERAM MUITO AINDA…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*