PF faz operação para combater sonegação fiscal em Maringá | Fábio Campana

PF faz operação para combater sonegação fiscal em Maringá

Operação ‘Laranja Mecânica’ é realizada no PR, SP, MS e RS. PF e Receita Federal investigam rede autopeças desde 2008.

De Adriana Justi, G1 PR:

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal, realiza uma operação para combater os crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em uma rede de lojas de autopeças em Maringá, no Paraná, Iguatemi, em São Paulo, Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul e em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ao todo, 200 policiais federais e 100 agentes da Receita participam da operação nos quatro estados.

De acordo com a assessoria da PF, a ação, batizada de ‘Laranja Mecânica’ começou às 6h desta quarta-feira (17) e devem ser cumpridos 44 mandados de busca e apreensão contra os envolvidos. Também foram expedidos mandados de apreensão para vários veículos, inclusive dois aviões.

Ainda segundo a PF, a rede de empresas é investigada desde 2008. Durante as investigações, apurou-se que os integrantes de uma família maringaense constituíram diversas empresas no ramo de autopeças, utilizando-se de interpostas pessoas, ou “laranjas”, para se desvincularem das pessoas jurídicas.

Aproximadamente 400 empresas e 500 ‘laranjas’, estariam envolvidos. O crime de sonegação foi avaliado em torno de R$ 150 milhões. Nos últimos cinco anos, foi contabilizada uma movimentação financeira, pela organização criminosa, de 1,5 bilhão de reais, segundo a PF.

Às 8h40, os investigados estavam prestando depoimento junto à Polícia Federal. Até este horário, ninguém havia sido preso.


2 comentários

  1. Hélio
    quarta-feira, 17 de outubro de 2012 – 10:54 hs

    Tem que fazer uma operação destas para ver quem é o deputado que sonega o IPTU de sua mansão no Abranches e os tributos federais de suas terras na região metropolitana. Não se “eskielsan” deste belo exemplo !

  2. Geraldo Gomes
    quinta-feira, 18 de outubro de 2012 – 8:47 hs

    E agora onde eles vão vender peças ????? Isto é Brasil !!! Não vai dar em nada pelo jeito….não é a primeira vez que este tipo de investigação e feita…. Mas acho que desta vez o cerco fechou, vai depender agora dos desfechos da investigação e da justiça…… Isto é, se eles nao comprarem todos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*