Julgamento do STF chega à campanha de Lula | Fábio Campana

Julgamento do STF chega à campanha de Lula

Do Josias de Souza:

Os ministros do STF começam a julgar nesta semana o pedaço do processo do mensalão que trata do marketing da campanha presidencial de Lula, em 2002. Nessa ‘fatia’ do processo, Duda Mendonça e a sócia dele, Zilmar Fernandes, responsáveis pelo marketing do comitê eleitoral, são acusados dos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Retornam à bancada também Marcos Valério e os gestores do Banco Rural, já condenados em capítulos anteriores.

Duda Mendonça recebeu do esquema montado por Marcos Valério R$ 11,2 milhões, em valores da época. Desse total, R$ 10,8 milhões foram depositados no estrangeiro em favor de empresa aberta nas Bahamas. O resto foi sacado numa agência do Banco Rural. A defesa alega que não houve crime.

Segundo o advogado Antonio Carlos de Almeida ‘Kakay’ Castro, a verba recebida no Brasil foi recolhida pessoalmente por Zilmar, sem intermediários. Quanto à empresa no exterior, diz a defesa, foi aberta em nome de Duda por exigência de Valério. Há nos autos cópia do contrato firmado por Duda com o PT.

“Nem o Ministério Público questionou a legalidade desse contrato”, diz Kakay. “Os serviços foram prestados e meus clientes precisavam receber. O devedor [PT] indicou a forma de pagamento [via Valério]. Como falar em lavagem de dinheiro se Duda e Zilmar não integravam nenhuma quadrilha nem tinham razões para ocultar os recebimentos?” O relator Joaquim Barbosa deve votar pela condenação.


6 comentários

  1. FUI !!!
    segunda-feira, 15 de outubro de 2012 – 14:25 hs

    Este não precisa nem de julgamento. É réu confesso !!

  2. ernesto
    segunda-feira, 15 de outubro de 2012 – 16:04 hs

    Relator [Joaquim Barbosa] inocenta Duda Mendonça por lavagem de dinheiro e evasão – http://is.gd/9Xtyrg

  3. Eu acredito em papei noel
    segunda-feira, 15 de outubro de 2012 – 17:03 hs

    Acredito em Papai Noel
    Acredito em Coelinho da Páscoa
    Mas não ACREDITO nesse STF que ao ser filmado faz da 470 um BBB do mais baixa calão para o PIG.
    Se tivessem julgado os processos que antecem o do PT tipo mensalão do PSDB, privataria, COMPRA DE CONGRESSISTAS para conseguir o segundo mandato para o FHC roubando do POVO o direito de votar em plebiscito se queria isso ou não… até poderia pensar no caso.
    Mas de qualquer forma penso que mesmo o PT e outros partidos pagando alto preço em véspera de eleição de um julgamento MONTADO para ajudar o tucano Serra e o PIG GOLPISTA – Lula terá o mérito de LIMPAR também essa casa que já está em SUSPETA por aquivar processos de amigos, soltar estuprador de crianças e banqueiros para fugirem do Brasil entre outros crimes.
    Você acredita naqueles caras de olhos fixos na TV para aparecerem no JN e na capa da VEJA do Policarpo do Cachoeira?
    Só sendo bobo.
    Enquanto isso temos um congresso que se ACOVARDA diante do STF e o deixe que legisle em seu nome. Seria rabo preso como no tempo do FHC? E como foi que NENHUM SENADOR precisou se vender para aprovar as tais medidas? Não tem dente de coelho nessa loucura de CONDENAR POR TELEVISÃO feito Nero jogando pros leões os réus antes que o processo esteja encerrado?
    VIVA A BLOGOSFERA.
    Abaixo o PIG que já tenta limpar a BARRA dos magistrados que fizeram um monte de besteira e ainda vão continuar fazendo pois o que começa errado tende a ter final errado.
    Onde deveriam serem julgados a maioria dos réus no STF colocados?
    Você já foi direto para o STF em alguma ação da sua vida?
    Não?!
    Pois é.
    O STF está se lixando com você e todos nós.
    Essa é a verdade.

  4. HENRY
    segunda-feira, 15 de outubro de 2012 – 19:24 hs

    DEMORÔ!!!

  5. Pedro Rocha
    segunda-feira, 15 de outubro de 2012 – 19:26 hs

    Para petistas e seu exército de advogados, cujo nível é o mesmo da petezada, entre eles, jamais existe crime! –
    O cara de pau desse tal kaikai, deve lavar aquela cara sebenta dele com Óleo de Peroba, pela manhã e pela noite, antes de dormir!
    Ôrra, cara! O cumpanhero Duda recebe uma fortuna numa conta fajuta num paraíso fiscal, sem documentação, sem p… nenhuma, e esse peitudo diz que não há crime???????????????????????? O crime já começa com uma declaração dessas!

  6. Robson
    segunda-feira, 15 de outubro de 2012 – 20:23 hs

    Mesmo que nao condenem DUDA, alguem vai falar a verdade sobre o Lula. Ou alguem acha que o Marcos Valério, que pensava que só pagaria cesta básica vai ficar quieto quando for trancafeado….???

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*