Gustavo Fruet no Papo Universitário | Fábio Campana

Gustavo Fruet no Papo Universitário

Gustavo Fruet participou do primeiro embate público com Ratinho Jr, seu concorrente à Prefeitura de Curitiba, no evento Papo Universitário, promovido pelo jornal Gazeta do Povo e pela UniCuritiba.

O encontro foi realizado ontem no Teatro Paiol, e teve como temas a mobilidade urbana, a Copa do Mundo, a gestão participativa e a transparência. As perguntas foram feitas por jornalistas da Gazeta, universitários e internautas.

Na área da mobilidade urbana, Fruet destacou o investimento no modal da bicicleta, com a criação de 300 quilômetros de ciclorrotas, adotando trechos curtos de 4 a 5 quilômetros, que vão levar gradativamente a mudança de comportamento das pessoas em relação aos transportes. “Este é um trabalho de incentivo para várias gerações. Não vamos vencer a batalha nas ruas com rodízio ou pedágio para os carros, mas com uma conscientização das pessoas para a utilização de novos modais e também com o investimento em transporte público, cuja qualidade dos serviços vamos recuperar”, afirmou. Ele ainda lembrou que é preciso mudar o pensamento de que a utilização de ônibus é apenas para pessoas de baixa renda.

O candidato do PDT defendeu uma ampla discussão sobre o modelo de transporte de alta escala que a cidade irá adotar, inclusive o metrô. Segundo ele, o maior nó do sistema de alta escala está no grande número de cruzamentos que há nos corredores de ônibus da cidade. “Se isto não for resolvido, não adianta aumentar a capacidade do sistema com os biarticulados ou com o VLP (Veículo Leve sobre Pneus), como o candidato Ratinho propõe”, destacou.

Para Fruet, é preciso trabalhar na inteligência de trânsito e na sincronização dos sinais dos cruzamentos para aumentar a velocidade do transporte coletivo e, consequentemente, o número de passageiros transportados por hora. “Curitiba está atrasada na questão do sistema integrado de mobilidade, que permite a sincronização. Temos a tecnologia, mas ela ainda não foi implantada, o que irá acontecer em nossa gestão”, revelou.

Fruet quer investir R$ 250 milhões de recursos próprios da prefeitura para fazer obras viárias, como trincheiras e viadutos, construir novas conectoras e um terceiro anel na divisa com a Região Metropolitana, recuperar e construir novos terminais de ônibus. “Vamos recuperar o Ippuc como órgão de planejamento físico da cidade e desconcentrar Curitiba, criando pelo menos seis centro de bairros, com fortes investimentos de infraestrutura e tecnologia. Daremos a possibilidade de melhor deslocamento pela cidade, mas vamos permitir que a população possa trabalhar e ter lazer no seu próprio bairro”, assegurou.

Foto de Everson Bressan.


17 comentários

  1. Vitor
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 13:36 hs

    O cara chegou la, foi paparicado pelos pseudo jornalistas da Gazeta, ovacionado pelos cuecas e calcinhas de seda da plateia, NÃO respondeu nenhuma pergunta de forma Objetiva, fugindo das respostas, Ficou no ” vamos ver”, “pode ser quer”.. “não é bem assim”, etc. Tipo Tucanos do PSDB, sempre em cima do muro. nao tem oponiao propria, pois com a aliançca com o PT, ele tem que pensar antes, pra nao ferir os interesses do PT. Mediocre sua participação, quem tava lá, ou assistiu, saiu com mais duvidas sobre seus projetos do que com esclarecimentos.

  2. José Carlos Bianchi
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 13:43 hs

    O candidato Gustavo Fruet foi muito bem. Demonstrou preparo, equilíbrio e domínio sobre os assuntos tratados com a moçada universitária. Transpareceu que realmentre tem experiência política e que poderá ser bom gestor público.
    Está de parabéns, inclusive pela melhora na postura: mais firme, combativo e propositivo, e sem perder a elegância no trato com os adversários .
    O candidato Ratinho Jr, por outro lado, não foi tão bem assim e me pareceu um pouco imaturo sobre os assuntos públicos de interesse da cidade e que foram tratados na bate papo.

  3. Eu amo Curitiba!
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 14:10 hs

    Gustavo Fruet se saiu muito bem no bate papo promovido pela Gazeta. Durante a entrevista e na saída do Teatro Paiol os comentários do público não deixavam dúvida de que Fruet é o candidato mais preparado.”Sem sombra de dúvida”, diziam uns. “De longe, o melhor”, diziam outros.
    Assino embaixo das palavras de apoio de Jaime Lerner: “QUEM AMA CURITIBA VOTA EM GUSTAVO FRUET!!!”
    Vamos eleger GUSTAVO FRUET!

  4. Lenza Toledo
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 15:17 hs

    Gustavo F me faz medo, por causa do mensalão que está com ele.
    Ratinho Jr. me assusta, porque o seu principal eleitorado sai da cartola do seu pai(Ratinho da Rede Massa). Então, eu votaria no…

  5. PAULO
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 15:40 hs

    esse preparo e que fico meio…. o ratinho jr. apesar de novo, tem boa formação tambem.
    o problema é:
    1-quem o apoia são os mais humildes, isto e fato.
    2-o curitibano a maioria sempre foi conservador, isto e fato.
    3- qualquer um que ganhar, quem tiver poder manda.

  6. maria
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 16:18 hs

    Gustavo Fruet se saiu muito bem. Mostrou que está preparado para assumir a prefeitura de Curitiba.

  7. André R. Scremim
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 16:47 hs

    É fruet foi bem como é um político. Nada respondeu objetivamente é tudo como atendente de telemarketing “estaremos avalianado”…

  8. Villa
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 16:59 hs

    Parabéns pela excelente participação no bate papo universitário promovido pela Gazeta do Povo, não tenho dúvida nenhuma, que nos três debates que serão realizados no Segundo Turno a opinião de Jaime Lerner ficará cristalina: “quem ama Curitiba, vota em Gustavo Fruet”.

  9. EU
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 17:09 hs

    NÃO VAMOS DEIXAR O PT TOMAR CONTA DE NOSSA CIDADE E MUITO MENOS DO NOSSO ESTADO DAQUI 2 ANOS.
    VOTAREMOS PROTESTANDO DESDE JA!!!!!!
    DIGA NÃO A GUSTAVO FRUET.

  10. Eleições DIRETAS para o STF
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 17:34 hs

    Eu disse que Gustavo será o prócimo prefeito da cidade.
    !2 tirou a prefeitura do pai.
    12 devolve ao filho a cidade
    E a lei do CARMA e dessa nnguém escapa.
    Se Gustava fizer a OPÇÃO de governar para todas sem perder de VISTA OS MAIS POBRES será uma eleição das melhrores do Brasil pois quem tende a mandar na cidade é um dos meninso que EXPULSA os MACACOS!

  11. Lucas
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 17:59 hs

    Agora é FRUET

  12. Eduardo Pereira
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 18:16 hs

    Vi o debate 2 vezes por que gravei, a primeira com o coração e a segunda com a razão. Vi o Fruet mais calmo e mais a vontade , respondendo objetivamente e passando o montante nos projetos que pretende fazer. O ratinho parecia mais desconfortavel. Não repondeu a perguntas obvias: Ex Passe estudantil ( não entendeu ou não sabia o que dizer) e Marcelo Almeida x ponte “estaiada ” ( é contra mas vai cumprir o contrato ). Me pareceu que o Fruet tem um projeto geral para Curitiba e o Ratinho tem uma generalidade projetada.
    E esta ficando nitido para mim que esse papo de PT em 2014 é para desviar a discussão do aqui e agora, Parece sindrome de Regina Duarte ( tenho medo de tudo ) …

  13. VILEIRO
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 18:29 hs

    A diferença entre a situação PT é que o Gustavo os tem com aliado e o Ratinho JR os tem escondidos na cartola. Agora o que temos é que avaliar é qual é o PT do Ratinho Jr. Pois o de Gustavo nós conhecemos e são petista destacados. Já os do Ratinho Jr são os amigos do LULA. Aquele ex- Presidente que nunca viu e que não sabia de nada. Apreenda uma coisa entre o PT do Fruet e o PT do Ratinho sou mais é Fruet.

  14. Carlos Spillere
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 19:26 hs

    Sem nenhuma dúvida, Gustavo Fruet é o mais bem preparado para governar Curituba.

  15. Esperançoso do Xaxim
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 20:15 hs

    Eu voto no Gustavo Fruet!! E nas conversas os colegas no meu trabalho, na universidade, na academina, na panificadora, no elevador do meu prédio e por todos os lugares onde ando confirma-se a onda de esperança que toma conta da cidade. Hoje um frentista que abastecia meu carro me perguntou: o senhor vai de Fruet né? Ele me disse estar abordando a maioria dos motoristas que atende no posto e que estava contente porque sabia do prestígio do Gustavo mas não imaginava que era tão grande. Terminou dizendo “chega de traidores!! A máscara do “hôme” (Beto RICHA) caiu”.

    “AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA” disse o frentista. Concordei com ele e prometi retornar na terça feira para saber como andam os índices da sua pesquisa. É Fruet crescendo!!!!!

  16. sexta-feira, 12 de outubro de 2012 – 11:53 hs

    O discurso dos opositores a Fruet será sempre esse, de associar o PT ao mensalão ? Ora, Fruet sempre foi contra a corrupção, lutou contra ela e deixou provas disso no Congresso Nacional. É um grande paranaense e tem uma história formidável DELE e de sua família. É incorruptível. Quanto ao PT, ora, não existem partidos neste país, as alianças de cá e de lá estão provando isso. Existem HOMENS de bem e que carregam votos, a virada de Fruet provou isso. Vamos discutir IDÉIAS gente ? E isso eu quero ver o que Ratinho tem, que não seja soprado pelos seus assessores competentíssimos.

  17. Fantasma
    sexta-feira, 12 de outubro de 2012 – 22:47 hs

    Ah..tá..então não conta nada a negociação das secretarias da prefeitura neste blablabla… vão tirar técnicos com doutorado das diretorias para colocarem semi analfabetos..acordem!! Fora PT

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*