Governo pede 'operação pente fino' no sistema elétrico, diz Eletrobras | Fábio Campana

Governo pede ‘operação pente fino’ no sistema elétrico, diz Eletrobras

Do G1, com informações do Valor Online:

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, afirmou nesta segunda-feira (29) que o Ministério de Minas e Energia determinou a realização de “operação pente fino” no sistema elétrico brasileiro com o objetivo de detectar eventuais falhas e evitar a alta frequência de problemas que levaram a diversos apagões em várias regiões do país.

Segundo o executivo, a operação deve começar na primeira semana de novembro e durará até meados de fevereiro, com a verificação de oito subestações por semana. Ainda segundo ele, o empreendimento não deve gerar mais custos para o consumidor, e contará com apoio de técnicos de universidades.

Carvalho Neto participa nesta segunda do ‘XIV ENERJ – Energia para o Rio de Janeiro – Disponibilidade e Preços da Energia’, evento promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Para o presidente da Eletrobras, os recentes apagões foram “episódicos”. Ele negou que os apagões tenham sido causados por falta de investimento ou sabotagem, e defendeu que a estrutura no sistema elétrico é “sólida e robusta”.

A Eletrobras é a maior empresa do setor elétrico da América Latina. A empresa detém metade do capital de Itaipu Binacional, a hidrelétrica construída na divisa do Brasil com o Paraguai e controlada pelos dois países.

Na sexta-feira (26), o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que os apagões em série registrados “não são normais” e que isso representou uma “diminuição” na confiabilidade do sistema elétrico brasileiro.

Entre a noite de quinta (25) e a madrugada de sexta, um apagão afetou os nove estados do Nordeste. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema (ONS, houve um incêndio em equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.


3 comentários

  1. DON QUIXOTE
    segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 22:49 hs

    Pente fino neste governo do pt ? Não faz e nunca vai fazer pente fino nem pente grosso.

    Se fizerem fecha o ministério das comunicações do paulo bernardo, e mais uns cinco ministérios, que estão todos arranjados com grandes empresários.

    No banco central mandam os banqueiros. Os bancos dão grana grande para o pt nas eleições. São parceiros. Então fica tudo como está, sem penete fino ou mesmo pente grosso.

  2. Pedro Rocha
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 10:55 hs

    Pente fino? – Brincadeira tem hora! –
    No reino petista, até o apagão, tão criticado pelos bandalhos petistas na era tucana, foi vulgarizado.
    Na gestão FHC, vivemos sim, uma inevitável crise de energia, contornada com rara eficiência pelos técnicos da época; na gestão comandada pelos técnicos mensaleiros, um simples CAPACITOR deixa o norte e o nordeste brasileiro sem energia, por horas; dias, seguidos.
    E para os otários, está tudo em ordem; e viva dilma, viva lulla, viva zé dirceu, e o resto do bando!

  3. Deutsch
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 12:29 hs

    Pois é, é apagão em cima de apagão no governo dessa desqualificada.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*