Desafio é destruir o sistema promíscuo, diz Alvaro Dias | Fábio Campana

Desafio é destruir o sistema promíscuo,
diz Alvaro Dias

“Nas eleições de 2012, o brasileiro deixou seu recado nas urnas, mas a interpretação, pela classe política, sobre o que pensa e deseja o eleitor, é dificultada porque também a população tem igual dificuldade de entender as suas lideranças e as alianças entre os partidos”. A constatação foi feita pelo Líder do PSDB, senador Alvaro Dias, ao avaliar, no Plenário, na sessão desta segunda-feira (29/10), os resultados do pleito municipal de 2012


31 comentários

  1. DO LITORAL
    segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 22:05 hs

    COM CERTEZA PARA O PT FOI MAIS FÁCIL LANÇAR O GUSTAVO PELO PDT, POIS COM O PT O GUGA NÃO TERIA A MENOR CHANCE. BOA ESTRATÉGIA DO PT, ASSIM GARANTIU UMA VICE NA FAIXA.

  2. zeca
    segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 22:11 hs

    Alvaro dias, se entendestes o recado das urnas, então sabes que está na hora de se aposentar. O povo cansou dos velhos caciques. Alias alvaro só aparece quando estoura algum escandalo e ele sai falando um monte. Mas beneficio mesmo pro parana?? nada..
    ele e o requião juntos, não da um.

  3. bacamarte
    segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 22:22 hs

    Não precisa ser nenhum genio para fazer essa leitura mas tem que ser muito imbecil para insistir neste joguinho político. Hoje só existem dois tipos de ideologias partidárias, os que estão no poder e os que estão fora, e isto produz as piores lideranças da história como Lula, Maluf, Collor, Calheiros, Sarney, Genoíno, Zé Dirceu, ……

  4. sergio silvestre
    segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 22:28 hs

    O Alvaro foi o grande governador do parana.Até por satanização e aquela malfadada armada com os professores
    nos privaram de ter o alvaro mais vezes nosso governador.
    Acho que está no partido errado.

  5. OBSERVADOR
    segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 23:00 hs

    A Presidente do TSE esta questionando o elevado numero de abstenções, brancos e nulos, nunca antes obtidos neste país.
    Qual a causa disso?
    O Alvaro disse que o eleitor deixou o recado. O FHC que os tucanos prescisam de renovação.
    Sempre depois de uma eleição surgem as interpretações e justificações. A minha é feita encima dos numeros matemáticos e frios dos resultados.
    Vejamos:

    Eleição municipal em que os candidatos a vereador fazem campanha no tete a tetê, é a de maior comparecimento dos eleitores, por isso chama mesmo atenção este elevado numero de abstenções, brancos e nulos.

    Veja-se o caso de Curitiba, que se não acompanhou o resultado das regiões menos politizadas os números também questionam que deve ter ocorrido uma causa maior para isso:

    Eleitorado de Ctba 1.272.939 – 100%
    Abstenção 118.356 – 10.09%
    Votaram 1.054.583 (89,91%)
    Brancos 25.536 -2,42%
    Nulos 44.364 – 4.21%
    VALIDOS 984.383
    GUSTAVO – 597.200
    RATINHO – 387.483

    Estes 70 mil votos brancos e nulos, não seriam votos anti-pt?
    Creio que sim.
    Ora, neste segundo turno com apenas dois candidatos o Gustavo não chegou aos 600 mil votos, mas em 2010 entre vários candidatos aproximou-se dos 650 mil (exatos 646.886)>
    Então, não seriam estes brancos, nulos ou muitos que simplesmente não foram votar, eleitores do próprio Gustavo que nesta eleição não admitiram votar nele – em hipótese alguma, por estar aliado ao PT.
    Porque os adversários do Gustava tanto bateram nesta tecla de que ele não merecia o voto porque permitiria a entrada escondida do PT na Prefeitura e dava cacife para a Gleise em 2014?
    Porque os tais institutos de pesquisa não vão conferir isso? Seria uma pesquisa confiável porquanto tais eleitores não esconderiam o motivo da sua revolta.
    Até prova contrário eu acredito que Gustavo perdeu dos seus próprios eleitores de 2010, bem mais que estes 70 de brancos e nulos.
    Confiram entre seus conhecidos e irão encontrar alguem que deixou de votar, anulou ou votou em branco e verão que estou com a razão.

  6. Anônimo
    segunda-feira, 29 de outubro de 2012 – 23:13 hs

    o senador dos cavalos?

  7. Iaco
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 0:49 hs

    bom mesmo se ligar, porque senão, em 2014 a eleição de senador é para uma única vaga e o bicho vai pegar, mesmo!!! rsrs

  8. Vigilante do Portão
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 3:05 hs

    Como?

    O Alvaro PUNIU o Azeredo, aquele que recebeu R$100mil do Marcos Valério, no mesmo esquema do mensalão?

    Puniu o Derosso?

    Puniu os escândalos do seu governo?

    NÃO!

  9. S I N F R O N I O
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 8:19 hs

    Com todo o respeito ao sexagenário governador, pendure já as chuteiras, para não passar pelo mesmo vexame do Serra, teu cacife hoje em dia, é capaz de não eleger
    nem a deputado estadual.

  10. elton
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 8:37 hs

    Observador,
    Nossa! Que brilhante sua análise! Tem cheiro de ranço de perdedor.
    A minha é antagônica a sua – mesmo aliado ao PT e com a propalada história de que virou a casaca, o Fruet se elegeu por seus méritos pessoais, e o resultado das urnas mostrou que o eleitor curitibano queria e fez valer sua vontade de mudança.

    Porque os adversários do Gustava tanto bateram nesta tecla de que ele não merecia o voto porque permitiria a entrada escondida do PT na Prefeitura e dava cacife para a Gleise em 2014?
    Simplesmente porque não tinham nada que denegrisse sua imagem e nada que pudessem utilizar de maneira leviana para o desqualificar. Já os seus adversários, bem melhor não atiçar sua verve.
    Observador, com mais ou menos votos que em 2010, ganhando por um voto de diferença. O recado foi dado pelo eleitor. E o recado foi dado, nos seus termos, não para o Fruet e sim para esse grupinho que estava no poder municipal a mais de 20 anos e que agora ocupa o governo do estado. É bom abrirem os olhos porque 2014 está aí e até agora nada foi feito para merecer continuar no poder por mais quatro anos.

  11. Lidmar José Araujo
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 8:51 hs

    Não há como negar que é preciso oxigenar o sistema,as relações que se dão nos bastidores e a forma com se faz a política, em especial aqui no norte-Londrina e, creio no Brasil, estão sem sombra de duvidas viciadas.O desafio colocado pelo senador é premente,no entanto sem a maior participação da sociedade na vida política de nosso país permitiremos esse ranço,os arranjos,as acomodações, enfim o fisiologismo.O recado dado nas urnas é quase um “estamos de olho”,mas o cidadão precisa acompanhar melhor os seus eleitos ,todavia não é o que se vê, historicamente até se esquece em quem votou.É preciso que aqueles que saíram derrotados nas urnas pratiquem uma fiscalização rigorosa àqueles que foram eleitos ,mas mais que isto participem da vida nas cidades e de suas discussões nas conferencias,conselhos, é preciso exercer a cidadania na sua plenitude.

  12. 49,1% X 50,9%.
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 9:33 hs

    Em 2012, Curitiba possui 1 milhão 173 mil eleitores.
    O candidato eleito recebeu da sua união com mensaleiros 597 mil e 200 votos.
    Portanto, houve 575 mil e 800 eleitores que NÃO VOTARAM no projeto de poder comandado por criminosos condenados, ou seja, REJEITARAM OS MENSALEIROS em Curitiba – tanto os travestidos de bonzinhos quanto os de mauzinhos.
    A luta continua.
    Portanto, É HORA DA OPOSIÇÃO ACORDAR O PARANÁ!
    OS MENSALEIROS VÊM AÍ!
    CURITIBA RACHOU AO MEIO.

    RESULTADO EXATO:

    49,1% X 50,9%.

  13. ANALISTA
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 9:39 hs

    Verdade o tempo é inflexivel e para muitas pessoas é simplesmente destrutivo. Algumas porem, como o Alvaro, são como o vinho – mais velho melhor. Senador pressupõe isso mesmo, os mais velhos e experientes, representam as unidades da Federação e como tal, não podem estar atrelados umbilicalmente ou subservientes ao poder central, mas terem independência e coragem na sua representação. Neste sentido o Alvaro tem sido o SENADOR A ALTURA DO ESTADO DO PARANA, POVO ALTIVO E QUE TEM DIREITO A EXIGIR E COBRAR DA UNIÃO.
    Queira Deus que a Executiva Nacional do PSDB, use a sua prerrogativa – como ja fez no passado impedindo aquela asquerosa aliança do Hermas com o Requião e impeça os tucanos paranaenses de cometerem outra besteira como fizeram com o Gustavo Fruet e agoram amargam uma derrota e puseram em risco a reeleição do governador Beto.
    Alvaro para o Senado em 2014, será imbativel.

  14. Neto
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 9:42 hs

    Ué, ele saiu do PSDB em 2001 falando cobras e lagartos, sobre suas corrupções, voltou quietinho, e agora quer mudar a promiscuidade de seu partido,…………… de novo?

  15. Neto
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 9:48 hs

    Observador, em 2010 se votava em dois, portanto o voto era duplo, esse seu calculo é furado.. É so voce ver quantos votos os candidatos a senadores tiveram em 2010 e quantos os candidatos a governador tiveram agora.

  16. terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 9:54 hs

    Alvaro Dias já está gaga, está na hora de encerrar a sua carreira politica, só quer saber de CPI e sabem porque para ficar aparecendo na midia, só vive criticando tudo e todos e ele mesmo nada faz a não ser aparecer na mídia, Senador Alvaro Dias, Senador Requião, thiauuuuuu, bay, bay,

  17. Cãovalo
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 9:57 hs

    Concordo com o sinfronio, aí de cima, é tudo farinha do mesmo saco.

  18. patobranquenseirritado
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 10:57 hs

    Sempre fico mais irritado do que nunca.
    O tal observador deveria olhar para um espelho e tentar enxergar o que ele reflete.
    Na eleição para senador havia o voto duplo.
    Portanto se alguem fez 500.000 votos teria a chance de ter apenas 250.000.
    Exemplo:
    Votei no Requião.
    Poderia votar o segundo voto em branco, mas gosto do Gustavo e votei nele.
    Historicamente, pelo menos nas últimas 5 eleições (presidente, governador,prefeito) em que observei a abstenção somado aos votos nulos e brancos sempre rondaram a casa de 20%.
    Por muitas razões.
    Por exemplo, eu não fui para Pato Branco para votar para prefeito.
    Existe uma população de eleitores, na ordem de quase 10% que moram ou trabalham longe de seu domicílio eleitoral e muitas vezes apenas justificam seus votos.
    Quando a eleição é municipal há a possibilidade desta abstenção chegar aos 18%.
    Quem vota nulo ou branco não significa dizer que não quer votar em algum partido, como foi a brilhante observação do amigo, mas porque não se compromete com as eleições ou porque nenhum dos candidatos lhe interessam, independentemente de partido.
    Alias os que votam contra ou a favor de partidos não somam nem 12% do eleitorado.

  19. leitor
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 11:18 hs

    Engraçado, o Alvaro falou coisas tão mais contundentes nessas eleições. Mas não li por aqui…

  20. ana luiza
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 11:31 hs

    alváro concordocom você essa eleição tem partido que se dividiu e apoiou tres candidatos o caso do pmdb o proprio psdb tinha gente com o fruetnão sei o seu caso então te pergunto pra que serve essas siglas essas letrinhas o fruet usou o pdt mais está com o pt virou palhaçada o beto es´tá com um bando de gente no governo que joga contra ele voce alvaro só aparece para criticar seu partido agora vestir a camisa e aceitar o que seu partido decide nada hoje em dia é mais comodo ficar em cima do muro..por essas barbaridades o povo tem pedir a volta da fidelidade partidária senão vamos continuar vendo essa palhaçada essa salada de fruta povo acorda …………

  21. GUZULA
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 11:54 hs

    Kiah! kiah! Kiah!

  22. Helena
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 12:30 hs

    Sinfronio, só depois que o poderoso chefaõ do mensalão pendurar as suas, antes, não… o vexame do Serra hoje, será a decepção do povo amanhã, com o fantoche manipulado pelo seu CHEFÃO.
    Quanta falta de personalidade, ou seja falta de liberdade, tudo é à cabresto petista, e ainda falam em democracia, essa eu nunca tinha visto. Valha-me Deus! livrem-nos brasileiros dessa “democracia”!!!

  23. matahari
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 12:56 hs

    Aqueles que atacam o Senador Alvaro Dias, única oposição ao governo de canalhas e ladrões que assaltaram a República; não seriam os mesmos que avalizam essa porcaria de corrupção? Teria o PT comprado uma parcela da alma do povo brasileiro? Acho que esses são os asseclas da quadrilha que estão fora dos conceitos da ética e da moral e visam o proveito próprio em detrimento da sociedade. Estão sim, mais para “gangsters” do que para cidadãos honestos e dignos do repúdio dos bons brasileiros.

  24. Eita
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 14:01 hs

    O que é que esse sujeito fez pelo Paraná alem de mandar bater em professores
    e fazer implante de cabelos?

  25. Eduardo Pereira
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 15:20 hs

    Amigos,sobre o Alvaro Dias diria que é uma prima-dona, mas preocupado com os holofotes e com as camaras da Tv que trabalhar pelo Paraná . Muito preocupado com o governo federal, deixa de olhar as coisas aqui no seu”canteiro”.
    Sobre as colocações sobre a eleição: já acabou. O fruet venceu no voto e pronto. Se foi com PT ou sem PT já era , agora so em 2016. Querer justificar a derrota é complecado. A forma mais simples é dizer: faltou voto. E não adinata aritmetica , fisica quantica e o escambau.O projeto que Curitiba escolheu foi o do PDT-PT-PV.Podia ter sido outro mas foi esse que ganhou. E democracia é isso. E no voto, nao no papo ou na paulada. Quando as propostas alternativas tiverem mais voto , vão ganhar , enquanto isso o juizo mandaria torcer por um governo bom aqui , pelo bem de curitiba , não pelo do PT ou do Fruet ou da Marina.
    eu ja fui governado pelo FHC, pelo Lerner pelo Cassio e guentei quieto. Nunca chutei a democracia nem chamei o eleitor de burro.
    E para terminar: quem não gosta de politica é governado pelos que gostam. A chance foi domingo, agora não adianta chorar…

  26. Anônimo
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 15:41 hs

    OBSERVADOR
    Elton, parece que o distinto não entendeu o meu raciociono ou o que é mais provavel não leu atentamente o meu comentário. Recomendo leia novamente e la vai constatar a sintese do que disse: “Estes 70 mil votos brancos e nulos, não seriam votos anti-pt?
    Creio que sim.”
    Para ser mais claro e te poupar fosfato, entenda de vez que minha análise é isenta e não apaixonada. Mais claro que nuinca esta DEMONSTRADO, que o poder de voto do nosso prefeito eleito foi mais forte que o antipetismo.
    Tua análise que esta errada (consuite o resultado da eleição e vais ver que em 2010, concorreram 12 (uma duzia) de candidaturas ao senado), vale dizer se o eleitor podia votar em dois, tinha 6(seis) opções de voto e não apenas duas como agora. Por outro lado em 2010 o Gustavo foi altamente prejudicado porque o seu proprio partido impediu a divulgação das pesquizas e estas pararam quando ele tinha apenas 16% de preferencia, isso quinze dias antes das eleições.
    Claramente se percebe que vc é contra o atual governo do estado e destila veneno contra ele o que te tira a isenção de uma análise racional ao ponto de não entender o obvio do que eu disse. Tivesse o Gustavo saido sem coligar-se com o PT, teria ganho no primeiro turno e afirmo mais, o Ratinho nem teria se aventurado na eleição.
    Outro que sofre de miopia aguda é o PATOBRANMQUENSEIRRITADO, coetente com só ele ao votar no REIquião e no GUSTAVO e tambem não saber fazer o calculo de que entre 12 candidatos para voto duplo são 6(seis) opções de voto. Recomendo a ele tambem que, quando falar em numeros, use os oficiais que estão no site do TSE e não cometerá eresias como essa.
    Afinal irritado porque?
    Tem titulo em Pato Branco e morra aqui, tem mais que votar aqui e não omitir-se do dever civico do voto e depois vir deitar falação como se fosse um cidadão politizado.
    A eleição em Pato Branco foi decidida por menos de mil votos o que vale dizer, por menos de quinhentos votos se estes mudassem de lado. Mas pelo que sinto da tua tendencia se fosse votar com certeza teria votado no cara de Itapéjara do Oeste e mais um cumpincha do Napoleon de Hsopicio como voce. Tenha do dó votar no Maria Louca…deve tar irritado por isso, so pode ser.

  27. Neto
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 15:50 hs

    Perfeito o comentario do Sinfronio.

  28. Helena
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 16:01 hs

    Concordo Matahari, você viu a agressão do advogado petista agredindo jornalistas do CQC, pois é, ele é do CONSELHO DE ÉTICA DO PT, que conselheiro hein? Imaginem a truculência dos aconselhados!!! PAULEIRA PURA

  29. OBSERVADOR
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 17:51 hs

    ELTON
    Tua análise que esta errada. Em 2010, concorreram 12 candidatos ao senado. Votando em dois candidatos o eleitor ainda tinha 6(seis) opções. Agora no domingo só teve duas.
    Acho que tua leitura foi superficial e desatenta e entendestes exatamente o contrario do que eu disse. Leia novamente meu comentário e vai encontrar que indaguei q u a l a c a u s a dos votos desperdiçados pelos eleitores e conclui, depois de dar os números oficiais da votação: “Estes 70 mil votos brancos e nulos, n ã o s e r i a m v o t o s ANTI=PT?
    CREIO QUE SIM
    Na verdade e com todas as letras não desmereci o Gustavo porque não repetiu a votação de 2010, pelo contrário, destaquei que ele r e s i s t i u o forte a n t i p e t i s m o que foi tão esplorado contra ele.
    Ganhou por ter votos suficientes para isso e mais teria se não tivesse a ancora do PT que o puxava para baixo.
    Alias veja a votação do Ratinho no segundo turno para ver que ele sim quase não repetiu a votação do primeiro turno, pois foi infimo o numero de votos a mais que consegui.

    Por outro lado, vc sim que está tirando o merito do Gustavo ao pretender dizer que o eleitor de Curitiba mandou recado ao que voce diz ser “para esse grupinho que estava no poder municipal a mais de 20 anos e que agora ocupa o governo do estado”.
    Isso cheira uma magoa profunda, com os atuais detentores do poder estadual e isso te perturba e compromete a isenção e lucidez para um raciocinio lógico e racional.

    Gustavo não é candidato para mandar recado a ninguem, mesmo porque o povo de Curitiba vota em quem tem curriculo e para administra bem a sua cidade.
    Mais uma vez te aconselho a ver o resultado das eleições passadas, porque a historia serve para ensinar e os que não se atentam por ela são inconsequentes ou desprezam a logica e razão. O eleitor de Curitiba vota em nomes que tem qualificação sr. Elton, por isso elegeu dois generais: IBERE DE MATOS e NEY BRAGA, elegeu quatro engenheiros: OMAR SABBAG, IVO ARZUA, SAUL RAIZ e BETO RICHA, tres arquitetos, JAIME LERNER, TANIGUCHI e GRECA, dois advogados REQUIÃO E MAURICO FRUET que embora nomeado pelo Governador porque a Ditadura assim determinava, era na epoca, como sempre foi e seu filho vem nesta trilha o MAIS VOTADO DEPUTADO DE CURITIBA.

  30. Carlos A.R.L
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 20:29 hs

    O pessoal está esquecendo que o mensalão é cria de Minas.Troca de votos por cargos e dinheiro pra campanhas sempre houve em todos os governos, Sarney 5 anos que não lembra. FHc teve também.Isso não é coisa só do PT.Será que aqui também não existe este tipo de negociatas?

  31. Helena
    terça-feira, 30 de outubro de 2012 – 22:32 hs

    Carlos A.R.L, pois é tudo o PT criticou muito, e prometeu limpar o país, e fez EXATAMENTE o contrário ampliou tudo em escala geométrica de fazer inveja e dar aulas para o fernandinho beiramar.Enganou o o povo todo e continua mentindo, mentindo e mentindo. O Hadad teve a coragem de dizer no debate que ele não fazia parte da cúpula do PT, e estava fora do mensalão, e o pior que muitos acreditaram…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*