CUT acusa Supremo de servir a interesses de conservadores | Fábio Campana

CUT acusa Supremo
de servir a interesses
de conservadores

Da Folha de S.Paulo:

A CUT (Central Única dos Trabalhadores), vinculada ao PT, emitiu na tarde desta quarta-feira (10) nota em que “repudia o comportamento” do STF (Supremo Tribunal Federal) e acusa a corte de ter se colocado “a serviço dos conservadores” durante o julgamento do mensalão.

A central, na nota, faz a mesma leitura que o presidente nacional do PT, Rui Falcão, que também acusou o tribunal de atender a “conservadores” em discurso em Osasco (SP).

Ontem, o STF condenou o ex-ministro José Dirceu e firmou entendimento de que o esquema de corrupção de parlamentares com dinheiro público durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva foi urdido dentro do Palácio do Planalto.

A nota, assinada pela executiva nacional da CUT, afirma que o Supremo “se colocou a serviço dos conservadores, da imprensa neoliberal e de todos que querem criminalizar os movimentos sociais e seus representantes no parlamento, usando, inclusive, o processo eleitoral a serviço dos reacionários”.

“A CUT é solidária com LULA [sic] e com o Partido dos Trabalhadores, responsáveis pelas profundas transformações recentes no país”, diz a central.

A direção da entidade ainda coloca em dúvida as provas consideradas pelos ministros para condenar os mensaleiros. “A CUT, que sempre defendeu e sempre defenderá o combate à corrupção e aos corruptores, não admite, no entanto, que os juízes julguem por ‘inferência’, pela intenção premeditada.”

Em tom duro, a central afirma que “o comportamento recente do STF não abra caminho para a ‘flexibilização’ da lei brasileira, conforme conveniências políticas”.

Leia a íntegra da nota:

“Nota oficial da CUT sobre o julgamento da Ação Penal 470 no STF

O Casuísmo do STF

A Executiva Nacional da CUT, reunida em São Paulo com representantes das CUT’s Estaduais das 27 unidades da Federação, repudia o comportamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que se colocou a serviço dos conservadores, da imprensa neoliberal e de todos que querem criminalizar os movimentos sociais e seus representantes no parlamento, usando, inclusive, o processo eleitoral a serviço dos reacionários.

A CUT, que sempre defendeu e sempre defenderá o combate à corrupção e aos corruptores, não admite, no entanto, que os juízes julguem por “inferência”, pela intenção premeditada. Exigimos que todos os brasileiros sejam julgados e condenados a partir de provas concretas e que a lei tenha o mesmo rigor independentemente de partido, ideias ou concepções políticas. Ou seja, que o comportamento recente do STF não abra caminho para a “flexibilização” da lei brasileira, conforme conveniências políticas.

Para que tenhamos um Brasil mais democrático, mais honesto, mais inclusivo e competitivo internacionalmente, defendemos que seja feita uma ampla reforma do Sistema Judiciário Brasileiro, para que as regras legais sejam adequadas à realidade, diminuindo as subjetividades e aumentando a transparência e controle social na gestão, evitando manipulações e casuísmos na Justiça.

Reiteramos a importância de realizarmos a reforma política, com financiamento público de campanhas. Democracia se conquista praticando e quem deve governar são os eleitos pelo povo.

A CUT é solidária com LULA e com o Partido dos Trabalhadores, responsáveis pelas profundas transformações recentes no País.

Como sempre, a CUT vai defender o legado de transformações sociais que conquistamos nos últimos anos, debatendo este tema em todo o Brasil e nas instâncias internacionais.

São Paulo, 10 de Outubro de 2012.

CUT – Central Única dos Trabalhadores.”


22 comentários

  1. Anônimo
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 11:04 hs

    Também acho. Esses malvados ministros do STF não querem deixar os coitados dos petistas e cutistas a desviar os recursos do erário em paz! E esses TCU e MPF então, vivem metendo o bedelho nos negócios daqueles santos! É revoltante, ninguém merece!

  2. roque
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 11:06 hs

    PARA O PT E SEUS BRAÇOS SINDICAIS MELHOR SERIA SE NÃO EXISTISSEM OPOSIÇÃO, ELEIÇÕES, STJ, STF, etc.., POIS NÃO TERIAM QUE PRESTAR CONTAS A NINGUEM.

  3. Anônimo
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 11:19 hs

    Se interesses conservadores forem os interesses do povo brasileiro, de proteção aos melhores valores da sociedade e os princípios constitucionais, então, viva o STF! A CUT deveria envergonhar-se desse papelão, servindo de capacho dos mensaleiros. Alias, usando dinheiro publico para estes fim, pois vivem as custas da contribuição sindical que sempre criticaram.

  4. John
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 11:19 hs

    ASSIM QUIS O DESTINO… Joaquim Barbosa, simplesmente vingou a memória de seu pai, homem trabalhador, honesto, brasileiro como tantos outros que foram enganados pelos Achacadores da esperança, demagogos da miséria, cafetões da pobreza que só ficam tirando casquinha eleitoral da infelicidade alheia.

  5. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 11:21 hs

    Não se poderia esperar outro pronunciamento de uma entidade com esta sigla.

  6. manoel silveira
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 11:25 hs

    Estes Caras , deveriam ter vergonha até mesmo de se manifestar mesmo respeitando o direito de livre imprensa, olha só o PT fez a maior Barbárie que ja se ouviu falar neste País após a Ditadura, e ainda querem ter razao, Vamos deixar de Hipocresia pessoal, o PT é o partido mais conservador que tem, tanto é que esta do lado de todos os demais Partidos no País, prova disto que em Uniao da Vitória Pr, nao tiveram vergonha de se aliar ao PSDB para ganhar as Eleiçoes, Parem com isto gente.
    O Povo Brasileiro nao aceita mais isto, somos om povo pacífico, mas nao Menos Inteligentes( BURROS ).

  7. Ricardo
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 11:26 hs

    Se a CUT e o PT acham que o Brasil é um sindicato que eles podem utilizar as práticas antidemocráticas que usam largamente em seus currais, estão muito enganados!
    O STF não prejudicou mudanças nem movimentos sociais, mas tão somente o golpe que o partido e seus asseclas pretenderam promover em nosso país.
    Aliás, cabe lembrar que o sr Lula não foi a favor das diretas já, e que os sindicatos neste País viraram máfias que beneficiam somente estes, que assinaram essa carta infame.

  8. Zé Ingênuo
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 11:35 hs

    Dançaram pelegada. Os próximos serão vcs e seus bancos cooperativos.

  9. Escritor
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 12:00 hs

    Essa CUT se transformou com o tempo, numa organização mafiosa que defende interesse de meia dúzia de de pessoas que exploram os pobres dos trabalhadores.
    Esse tipo de nota fascista, serve para mostrar que essa gente não sabe viver num regime democrático e vive defendendo bandido.

    Apenas para lembrar, ate o ex advogado do PT Dias Toffoli votou pela condenação do Genoino. Alem disso a maioria dos ministros foi indicada pelo Lula, então, esse papo não cola.

    Para mim, alguém que é solidário com uma organização corrupta, bandida e mafiosa como o foi o PT, presta um enorme desserviço a democracia brasileira.

    Ora, se for asim, também que ser solidário com a Gamorra, na Itália, com a Cossa Nostra, com a Yakusa, no Japão, com o Carlinhos Cachoeira, e com o Vitor Corleone do filme o Poderoso Chefão; ele era tão bonzinho, ate doava dinheiro para a igreja.
    Vão procurar o caminhão de onde volcês caíram….

  10. SUB LANTMANN
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 12:02 hs

    OS CULPADOS DEVEM SER JULGADOS E CONDENADOS. DESNECESSÁRIO É MINISTROS DO SUPREMO TENTANDO PROMOÇÃO PESSOAL, NO EXERCÍCIO DE SEU CARGO.

  11. VILEIRO
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 12:43 hs

    SEM COMENTÁRIOS. SÓ FALTAVA PINTAREM O DIRCEU DE SANTO E ERGUEREM UMA ESTÁTUA NA PRAÇA CENTRAL PARA HOMENAGEA-LO

  12. antonio
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 13:24 hs

    O PT está chegando em Curitiba. Cuidado eleitores que de bem intencionados o inferno está cheio. Que o Sr. Fruet não seja o instrumento dessa tomada de poder. Mas que parece que vai ser, parece.

  13. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 16:28 hs

    Conservadores da ética, da decência, da moralidade, quer dizer.

  14. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 16:29 hs

    Começo a desconfiar da seriedade dessa entidade. Só falta me convidar para sócio.

  15. Do Interiorrrrrr...
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 17:13 hs

    Joaquim Barbosa, manda prender esses caras da CUt…..

  16. João Armindo
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 17:25 hs

    E sobre o Mensalão, a CUT se manifesta como?

    O Arrocho do salários dos trabalhadores, do funcionalismo público q até a pouco estavam em greve, a CUT se manifesta como?

    Dos preços do arroz, feijão, tomate, carne e outros generos alimenticios que sobem a galope, a CUT se manifesta como?

    Sobre Dolares na Cueca, a CUT se manifesta como?

  17. Eleições DIRETAS para o STF
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 17:38 hs

    O STF e bom para condenar os que lutaram contra a ditadura enquanto escondem os ASSASSINOS E TORTURADORES daqueles tempos – sob as suas capas/gavetas.
    Tempo de mudar os reaças que ainda são os bobos dos mais ricos.

  18. antonio carlos
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 20:19 hs

    Para quê serve a Suprema Corte? Para quê serve o Poder Judiciário? Para julgar ao gosto do pestismo e dos seus asseclas, este é o entendimento que se deeprende desta manifestação totalmente antidemocrática da Central. Que deixou de ser independente e que não mais defende e não mais representa os interesses da classe trabalhadora. ACarlos

  19. Helena
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 20:37 hs

    É inacreditável!! Não é que a cut é muito pior do que todos pensavam??? Só falta eles pedirem para a Dilma “demitir” os Ministros do STF, porque traíram o Lula, exceto os dois fiéis ministrinho do pt.

  20. Palhaço
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 21:07 hs

    …eu não aguentava tal desrespeito !!
    …prendia todo mundo…

    A propósito, porque será que essa “pelegaiada” se asilou no exterior a época da ditadura militar ?

    Acho que os militares estavam certos…borracha neles…vão trabalhar !!!

  21. Eleições DIRETAS para o STF
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 22:38 hs

    O SUPREMO só serve para PROTEGER bandidos da ditadura enquanto condena quem foi torturado.
    Quem é o braço da ditadura no STF?
    O povo quer saber.

  22. OCIMAR
    sexta-feira, 12 de outubro de 2012 – 8:37 hs

    ESSA CUT E SEUS ASSEMELHADOS SÃO TUDO UMA PENCA DE VAGABA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*