Curitiba terá resultado da eleição em até uma hora, afirma TRE-PR | Fábio Campana

Curitiba terá resultado da eleição em até uma hora, afirma TRE-PR

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná informou nesta sexta-feira que o eleitor de Curitiba deverá saber até no máximo as 18h do domingo se a cidade terá ou não segundo turno. A capital paranaense tradicionalmente figura entre os municípios brasileiros onde a apuração é a mais ágil, desde a implementação da urna eletrônica.

De acordo com o juiz coordenador da eleição em Curitiba, Marcello Walbach Silva, da 1ª zona eleitoral, este ano a cidade adotará em 100% dos locais de votação o sistema biométrico, através do qual o eleitor é identificado pelas digitais. Com isso, procedimentos como o preenchimento dos dados do título eleitoral, por parte do mesário, e a própria assinatura do eleitor acabam sendo desnecessários.

“Curitiba é maior cidade do país que terá o sistema biométrico, e por mais que tenham sido feitos testes, simulados, não temos como prever se isso vai acelerar ou atrasar a apuração”, disse o magistrado, que completou: “Mas a tendência é que a votação assim seja mais rápida, ainda que a legislação preveja que o cidadão tenha até 12 tentativas para fazer a votação biométrica. Se não der certo, vota pelo meio tradicional”, disse.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*