Candidatos de Curitiba se enfrentam no último debate antes das eleições | Fábio Campana

Candidatos de Curitiba se enfrentam no último debate antes das eleições

Do G1 PR, imagem do G1:

A RPC TV realiza nesta quinta-feira (3), a partir das 23h, o debate entre cinco dos sete candidatos à Prefeitura de Curitiba. Bruno Meirinho (PSOL), Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB), Rafael Greca (PMDB) e Ratinho Jr. (PSC) vão detalhar os planos de governo e, principalmente, debater ideias e propostas para conquistar a confiança do eleitorado nesta reta final da campanha. O debate também vai ser transmitido pelo G1.

Alzimara Bacellar (PPL) e Avanilson Araújo (PSTU) não vão participar porque o partido a qual pertencem não possuem representatividade na Câmara de Deputados.

Com mediação do jornalista Sandro Dalpícolo, o debate terá regras que permitem o embate direto entre os candidatos. Serão quatro blocos de discussão, alternados entre temas determinados por sorteio e livres. A previsão é de que o debate dure uma hora e meia.

Confira as regras
No primeiro bloco, os assuntos que serão abordados pelos postulantes serão sorteados, ao vivo, pelo mediador. Ao todo são 20 temáticas possíveis, como saúde, radares, educação fundamental, transporte, creches, pavimentação, táxi e iluminação pública. Uma vez sorteado, aquele assunto não volta à urna, portanto, não será mais abordado no debate.

Em seguida, ocorrerá a segunda rodada de perguntas e respostas, desta vez o tema é livre. Os candidatos questionarão uns aos outros sobre o que qualquer assunto que acharem conveniente. No terceiro bloco, as perguntas voltam a ser sorteadas pelo mediador e, no quarto, os temas são novamente livres. O quinto e o último bloco é reservado para as considerações finais dos candidatos.

No início de cada bloco será feito um sorteio para determinar qual candidato fará a primeira pergunta. O postulante sorteado fará a pergunta para um candidato de livre escolha. Aquele que respondeu fará a próxima pergunta a qualquer outro debatedor que ainda não perguntou nem respondeu. Sempre quem responde faz a próxima pergunta a um candidato que ainda não se manifestou no debate.

O último a perguntar no bloco fará a pergunta, necessariamente, a quem iniciou, isto é, a quem fez a primeira pergunta. Cada bloco será aberto e fechado por um candidato diferente, pois do sorteio para determinar quem vai iniciar o próximo bloco não participarão os candidatos já sorteados para iniciar blocos anteriores.

Os candidatos deverão fazer as perguntas em 30 segundo e responder em dois minutos. Há ainda a réplica de 45 segundos e a tréplica de 30 segundos. O mediador ficará atento ao tempo usado por cada postulante. Aquele que não respeitá-lo terá o microfone desligado.

Uma comissão jurídica da RPC TV vai acompanhar o debate e caso algum candidato solicite direito de resposta, o pedido será avaliado por esta comissão. Se concedido, o debatedor terá um minuto. O direito de resposta será disponibilizado no mesmo bloco em que ocorreu a ofensa ou nos subsequentes.


10 comentários

  1. Garlindo
    quinta-feira, 4 de outubro de 2012 – 21:03 hs

    Vamos ver quem realmente sabe o que está dizendo ou só decorou novas idéias…

  2. quinta-feira, 4 de outubro de 2012 – 21:26 hs

    FABIO SAIU A DECISÃO LA DE BRASILIA VC ESTA SABENDO ??

  3. Ricardo
    quinta-feira, 4 de outubro de 2012 – 21:43 hs

    O instituto Datacenso divulgou na noite desta quinta-feira (04) uma nova sondagem sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba. Segundo a sondagem, Ratinho Junior (PSC) teve 38%, Luciano Ducc (PSB) 24%, Gustavo Fruet (PDT) 15%, Rafael Greca (PMDB) 9%. Os demais não pontuaram.
    A pesquisa, que entrevistou 5 mil pessoas, tem margem de erro de 1,4% para mais ou para menos, e está registrada no TRE/PR sob o número 238/2012.

  4. marcelo
    quinta-feira, 4 de outubro de 2012 – 22:48 hs

    Assisti todos os debates até o momento e posso afirmar sem medo de errar, em todos Rafael Greca foi o melhor e Luciano Ducci o pior, decepcionando todos os seus eleitores. Aposto que esse não será diferente.

  5. marcelo
    sexta-feira, 5 de outubro de 2012 – 1:19 hs

    Não me enganei – RAFAEL GRECA novamentene se destacou dos demais, Gustavo Fruet seguro e com um ótimo desempenho, Ratinho Junior foi bem, percebe-se que falta bagagem, entretanto, tem muito potencial, Bruno Meirinho e Luciano Ducci sem comentários, nenhum tem condições de governar Curitiba.

  6. SOLANGE LOPES
    sexta-feira, 5 de outubro de 2012 – 9:05 hs

    Atenção nação rubronegra : vamos repensar em quem vamos votar, uma vez que o inimigo mostrou a sua cara.

  7. PONTE ESTAIADA
    sexta-feira, 5 de outubro de 2012 – 9:05 hs

    A maioria do dinheiro público é vinculado, ou seja, só pode ser usado para aquela obra. No entanto, para que o dinheiro venha tem que ser solicitado. Portanto a afirmação de Luciano Ducci de que o dinheiro só pode ser utilizado na ponte estaiada não éstá errada. O que tá errado, imoral e cheio de más intenções é solicitar um dinheiro, fazer uma projeto para uma obra desta. O que me parece, no mínimo, é uma falta de competencia administrativa do atual prefeito. Será que ele naõ sabe das reais necessidades de nossa cidade? Será que ele não conhece a realidade dos bairros mais afastados? Por que pedir R$ 100 milhoes para ser enterrado numa obra se tem necessidades maiores? ISSO É QUE ELE NÃO CONSEGUE EXPLICAR. Se fosse pedido R$ 100 milhoes para fazer uma “privada” infelizmente este dinheiro só poderia ser usado para fazer esta privada. O BURRO e INCOMPETENTE É QUEM PEDE DINHEIRO PRA PRIVADA.

  8. EU
    sexta-feira, 5 de outubro de 2012 – 9:32 hs

    PELO QUE EU PUDE VER ONTEM NO DEBATE, ESTE RATINHO JR É MUITO ESPERTO, ESTÁ CONSEGUINDO ENGANAR O POVO.
    É UMA PENA, PQ IRÃO SE ARREPENDER DEPOIS E DEPOIS SERÁ TARDE D MAIS.

  9. Thiago
    sexta-feira, 5 de outubro de 2012 – 16:49 hs

    Ontem vi Greca metendo o pau no prefeito, e com toda a razão, inclusive foi cômico…vi também Ratinho jr muito estrategista fugindo dos candidatos mais fortes e dialogando na maioria das vezes com Bruno Meirinho ou greca…vi Luciano Ducci nervoso, despreparado, se peidando de medo, muito muito muito mal…Gustavo Fruet sempe muito correto, mantendo a postura e se mostrando por dentro dos assuntos que agridem curitiba e o curitibano…

    resumindo

    segundo turno: Ratinho x Fruet

  10. Marcus
    sexta-feira, 5 de outubro de 2012 – 17:21 hs

    Depois de ontem meu voto só ficou mais certo do que já era, é 12! Percebi que fruet é o mais preparado e indicado para a prefeitura, seu olhar crítico é necessário para as mudanças que foram deixadas de lado, se tornem concretas e recebam a devida atenção

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*