De Claudio Nogueira, Leonardo Pimentel, Marcio Allemand e Rafael Soares, O Globo:
Definida a forma de cálculo das penas dos réus condenados no processo do mensalão, o relator Joaquim Barbosa deu início nesta terça-feira à proposta de dosimetria. Marcos Valério, primeiro réu a ser analisado, já acumula 11 anos e oito meses de reclusão e terá que pagar R$ 976 mil, relativos aos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e peculato. A proposta do relator, nos três crimes, foi aprovada por unanimidade pelos ministros que poderiam votar em cada caso. O relator viu agravantes na conduta do réu:
— Utilizando-se da proximidade que conseguiu ter do sistema estatal, o que torna a conduta mais lesiva, simulou a prestação de serviços que não foram prestados. As consequências também se mostram desfavoráveis tendo em vista o montante apropriado, mais de R$ 1 milhão.
Com relação à pena pelo crime de peculato, o parecer será confrontado amanhã com a pena sugerida pelo ministro Cezar Peluso na ocasião da apreciação deste item — 16 anos de prisão, mais três dias/multa — mas que não deve alterar a decisão final.
O debate sobre o cálculo das penas provocou desentendimentos na Corte. Para o revisor, Marcos Valério deveria ser condenado por três anos, um mês e dez dias de reclusão, mais 30 dias-multa pelo crime de corrupção ativa.
— Esta palavra dosimetria é interessante, é como se fosse a dose de um remédio e não p ode ser maior nem menor porque existe a ideia de que o réu vai preso para o fim de ressocializar-se — argumentou Lewandowski.
Mas para Joaquim Barbosa, o revisor “deixa barato” o crime de corrupção:
— Tendo em vista que o eminente revisor não levou em consideração as circunstâncias, ele barateia demais ao aumentar tão pouco a pena mínima.
15 comentários
Agora é que quero ver. O Valério vai abrir o bico e responsabilizar quem de fato é o mandante da quadrilha do mensalão, e o 9 dedos vai mandar sumir com o cara.
Isso me lembra o caso do Celso Daniel…..
Valeu STF,
Falta enquadrar o chefão Lula,
Falta enquadrar a Dilma.
Aí sim, a justiç sera feita
e a nota sera dez.
até que enfim justiça !!!
E as garantias que deram para o Marcos Valério de que isso tudo nao acabaria em nada como fica agora?
vai prá cadeia se pegarem ele né, porque eu acredito que umas dessas ele deve ter dado o pinote.
É AGORA que ele CONTA TUDO.
Quando estiver vendo o sol nascer quadrado,
ELE ENTREGA O ESQUEMA!
KKKK
Os poderosos políticos (Zé Dirceu e outros), prometem ao empresário tudo o que ele quer desde que satisfaça as necessidades do momento. A ganância por estar perto do poder e a influência, levam a isso – cadeia. E os poderosos políticos que fazem o que querem, junto aos órgãos públicos, passam por “coitados”, “perseguição política”, “repressão”, entre outras coisas mais.
O que o povo brasileiro deve entender é que os presos “políticos” no regime militar, foram presos por serem pessoas manipuladoras, bandidos, assaltantes de bancos, ativistas sem escrúpulos.
Hoje, se comprova o porquê que na época foram presos, não é Dirceu e companhia. Coitadinhos…..
No Paraná, se faz necessário um grande julgamento e acredito que será pior que o mensalão.
O Lula se agarra com unhas e dentes ao PT, para que o povo não esqueça dele. Como cidadão comum a sua única vantagem é a política da qual tira suas vantagens e se blinda. Mas, cuidado, agora as paredes são de vidro.
Espero que a Presidente Dilma se blinde contra o Lula e seus perdigueiros como dizia um certo prefeito perto de Guarapuava. Essas reuniões com Palocci, Zé Dirceu, Genuíno, podem levar os tanques às ruas.
O Ministro Joaquim Barbosa tem a sua segurança pessoal realizada pelo Exército.
O próximo será o CACHOEIRA, preso já há mais de 200 dias e que movimentou bilhões. Este caso será também manchete internacional. Tão logo se conclua o mensalão teremos o cachoeirão e vai envolver meio mundo da política nacional. Tão logo o Senado libere para a Procuradoria Geral, o STF vai pegar mais uma carne de pescoço.
O próximo derá do ex-Governador de Brasília, que também movimentou 1 bilhão dos cofres públicos. o ARRUDA continua bebendo whisqui, mas isso vai durar pouco tempo e mais políticos vão ser denunciados….
Esses grupos não conseguem quebrar a máquina pública, e nós continuamos pagando impostos…..
Ao companheiro Marcos Valério desejo tudo de bom e vida longa. Se cuida, irmão…
Capaz de não durar muito na cadeia, quando estiver escrevendo seu livro contando tudo que sabe. Nesse LUgar não vai acabar nem o primeiro capitulo. LAmentavel.
Lugar de bandido é na cadeia!!!!!
Bando de Vagabundos.
Agora que a quadrilha vai ver o “sol nascer quadrado” eu quero
ver quem é “macho” de verdade. Quero ver quem vai para a cadeia
de mansinho e de bico calado para não comprometer o LULA !!!
Peçam para o Marcos Valerio deixar a porta da cadeia aberta.
Vai chegar mais companheiros em seguida…