PF apura casos de poluição pela Sanepar. A companhia se defende | Fábio Campana

PF apura casos de poluição pela Sanepar.
A companhia se defende

Uma ação da Polícia Federal que apura casos de poluição do Rio Iguaçu esteve hoje na Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar. Nesta quinta-feira, a PF e o Ibama cumpriram 30 mandados de busca e apreensão em 19 cidades do Paraná. As investigações apuram indícios de que a companhia lança água sem tratamento em afluentes do Rio Iguaçu. Segundo a PF, foram encontradas irregularidades em procedimentos do tratamento de água da empresa e na documentação de algumas estações de tratamento.  Por conta disso, a PF informa que vai indiciar 30 gestores da empresa por estelionato. A Sanepar se defende por meio de nota que reproduzimos abaixo.

“EM DEFESA DO PARANÁ E DE MEIO SÉCULO DE SANEAMENTO

1. A direção e os empregados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira com a presença de policiais federais em escritórios da empresa em Curitiba e 16 cidades do interior do Estado. A ação policial tenta atribuir à Sanepar a responsabilidade pela poluição em toda a extensão do rio Iguaçu, o maior do Paraná.

2. A Sanepar não é responsável pelos níveis de poluição no rio Iguaçu, que recebe grande volume de material proveniente de indústrias, agricultura, pecuária, suinocultura, avicultura e ligações irregulares de esgoto.

3. Nos últimos 10 anos, a Sanepar investiu R$ 1 bilhão na implantação e na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto nos municípios que integram a bacia do rio Iguaçu. Até 2014, a empresa investirá mais R$ 2 bilhões em saneamento em todo o Paraná.

4. A empresa trabalha, permanentemente, com prefeituras, ONGs e demais instituições da sociedade para incentivar a preservação ambiental, a despoluição de rios e a correta ligação à rede de coleta de esgoto.
5. As Estações de Tratamento de Esgoto da Sanepar seguem parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental.

6. O programa Se Ligue na Rede, mantido pela Sanepar, de incentivo à ligação correta de esgoto, é premiado e reconhecido como modelo pelo Governo Federal. Estudo independente feito pelo Instituto Trata Brasil aponta as três maiores cidades do estado, Curitiba, Maringá e Londrina, entre as melhores do Brasil em qualidade de saneamento.

7. A direção da Sanepar estranha o fato de a ação policial, com abrangência e divulgação claramente exageradas, ocorrer em meio à greve da Polícia Federal e às vésperas das eleições municipais. Todas as informações requisitadas são de acesso público e podem ser obtidas por correio eletrônico, fax, telefone ou em qualquer um de nossos escritórios de atendimento.

8. A Sanepar tomará todas as providências jurídicas para esclarecer a verdade dos fatos e responsabilizar pessoalmente os autores de declarações inverídicas e caluniosas destinadas, simplesmente, a atacar a imagem da empresa construída em meio século de história no Paraná.

9. A Sanepar mantém permanente diálogo com todos as instituições da sociedade, está e estará sempre aberta a prestar todas as informações à população.

Sanepar, água é a nossa vida.”


38 comentários

  1. Silva Jr
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 20:02 hs

    Surpreendidos, estão sendo investigados desde 2009, Joaquim barbosa na sanepar !!!!!!!!

  2. Max
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 20:12 hs

    Tá na cara que isso é obra do casal de Sinistros do Paraná em campanha.

  3. juarez
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 20:21 hs

    ESSA SERIA MISSÃO DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E DA ANTIGA, FALIDA OU OUTRA FORMA – SUDERHSA. PELO JEITÃO SEMPRE HOUVE UM CONLUIO. PRECISA A PF TER MAIS ESTA FUNÇÃO!!!!

  4. barnabé indignado
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 20:31 hs

    A matéria com cara de encomendada junto à rpc (sempre enganando Você) e a virulência da PF (só agora) contra a Sanepar não deixam dúvidas; as ações foram politiqueiras.
    1-A PF ou o delegado responsável deve esçlarecer porque, já em 2008, não tomou as devias providêcias para denunciar a empresa? Será que a razão está no fato de o governador à época (nepotão de mello e silva) ser aliado do presidente de então, o lula paz e amor (o pai do mensalão)?
    2-A rpc deve esclarecer porque não denunciou este caso quando do projeto tão badalado chamado águas do amanhã. Não sabiam disto?
    3-Porque não são divulgados os nomes dos demais poluidores? Porque só a Sanepar foi enchovalhada nacionalmente pela rede para bobo ver de televisão?
    Claro que não vivemos num paraiso ambiental, mas também não podemos embarcar nesta denúncia convenientemente colocada âs vésperas de uma elição onde o candidato apoiado pela ptzada sequer irá para o segundo turno.

  5. LEAD
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 20:50 hs

    A SANEPAR é useira e vezeira em poluir os rios do Paraná. As denúncias são antigas. O Ministério Público conhece todos os problemas, pois recebe todos os autos de infração lavrados pelo IAP que devem ser centenas. Agora que a Polícia Federal entrou no circuito, a coisa vai feder. http://www.apromac.org.br/DENUNCIA2005.htm

  6. quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 20:51 hs

    Depois de meio século de existência, a Sanepar não foi capaz de fornecer serviço de saneamento a todo o estado. Se além dessa incompetência a empresa for poluidora, então está na hora de entregar a outros a concessão do serviço de saneamento.
    Será que existe empresa estatal eficaz e competente?

  7. anônimo
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 21:17 hs

    Ah, melhor ainda fica com o IAP, que tem a obrigação de fiscalizar mas tem papel principal é em arrecadar…A Sanepar para o Requião foi uma bela poupança. Esta triade de falso poder deu tão certo que hoje já funciona com nova pessoa física, preciso explicar!!!!
    Isso não lembra situação das empresas de telefonia móvel e Anatel.
    Parafraseando, o Brasil aumenta e também inventa!.

  8. Yeda Mary de Carvalho
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 21:18 hs

    A Sanepar recebeu muitos premios, quer dizer que quem os concedeu estavam errados. Muito me admira no último dia que a polícia podia agir foi atingir pessoas ligadas ao Luciano, tiveram 4 anos para fazer isso, os outros governantes são mais responsáveis que o atual. Me respondam a Polícia Federal não está em greve? Tem gato escondido com rabo de fora. Não estou defendendo ninguém pois não gosto de política, mas hoje estou indignada. Falar que a Sanepar é uma empresa de fachada, conheço muitos funcionários capacitados que trabalham nela e posso afirmar que não são funcionários de fachada, trabalham muito. Foi muito grave esta acusação, espero que os governantes tomem providências. Obrigada uma Curitibana revoltada.

  9. Justino Vale
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 21:22 hs

    Na nota de esclarecimento a Sanepar não nega o despejo de esgotos no Iguaçu…
    Os investimentos visam lucros. Por isso não vejo tanta relevância na nota. Afinal, qual é a finalidade da empresa?
    Por favor, não sujem o nosso “Estado de Direito”.

  10. Eduardo
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 21:50 hs

    Oposição tentando uma alavancagem desonesta. Espero que o Paraná abra os olhos para os verdadeiros vilões e defenda a mais próspera companhia de saneamento do Brasil.

  11. Procopense
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 22:48 hs

    O Diretor da Sanepar, que repudia a Operação da PF, dando a entender que é por causa política, só esqueceu uma coisa. A investigação começou no ano de 2008. Portanto, bem antes do ano eleitoral.

  12. TRAIDOR MARIA LOUCA
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 22:53 hs

    E AGORA REQUIÃO, TUDO COMEÇOU NO TEU GOVERNO…

  13. Silvana
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 23:03 hs

    É senhor governador agora isso também é culpa do Requião? teu tempo está passando e vc já sentiu que está perdendo, prova disso está no seu candidato a prefeitura de Curitiba se está em segundo prova que não é preferido, mais essa da SANEPAR claro o seu diretor era seu também na prefeitura. Exonera ele.

  14. Ricardo Lima
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 23:35 hs

    Patético ver os comissionados dizer que a a ação da PF é eleitoreira… E as UPS???

  15. Joel
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 0:57 hs

    Fora diretoria da SANEPAR! Deviam ter vendido essa encrenca que só serve para roubar dinheiro e financiar a corrupção no Estado. Requião, isso começou no seu governo!

  16. sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 2:10 hs

    Já que as estações de tratamento de esgoto não funcionam, segundo o delegado, todas deveriam parar de funcionar. Daí sim veríamos como ficariam os rios…

  17. Boneco do Iguaçu
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 7:08 hs

    Na época dos milicos, qualquer denúncia de falcatrua era respondida como “campanha dos comunistas para desestabilizar o regime”. A desculpa agora são as eleições. Como a gente tem eleições a cada dois anos, as irregularidades só poderão ser denunciadas entre os meses de março e setembro dos anos ímpares. Os petistas também dizem que o julgamento do mensalão tem motivação eleitoreira. É tudo efluente do mesmo esgoto.

  18. mario
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 7:25 hs

    Os nossos ro fedem!!!!!!!!!!!!!!!!!! as nossas praças, perto dos rio fedem!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Os PREFEITOS, Todos, contratam a Sanepar para fazer o saneamento e todos nos pagamos por este serviços. Logo a SANEPAR engana que trata o esgoto e os PREFITOS, TODOS, fingem que fiscaliza a SANEPAR… E vc faz o que???? fica culpando alguem….. Se mexa, veja como esta o seu rio e pergunte…. QUE MERDA É ESTA?????
    Mario

  19. marcelo
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 7:30 hs

    Essa investigação está em curso à praticamente três anos e, infelizmente a empresa paranaense deve ser punida de forma exemplar, pois a denuncia já recheada de provas é gravíssima.

  20. gabrielle
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 7:35 hs

    O esgoto cai da Sanepar diretamente no rio e, alguns falam que a reportagem e a investigação é encomendada (pior cego é aquele que não quer enxergar).

  21. João de Barro
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 8:11 hs

    Respeito com os funcionarios da sanepar é bom e agente gosta. Policia federal, vá cuidar dos teus próprios desmandos…

  22. Villa
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 8:15 hs

    Em sua investigação que começou em 2009, a Polícia Federal flagrou caminhões da Sanepar e contratados pela empresa despejando esgoto no rio Iguaçu, além do esgoto sem tratamento que é despejado diretamente no rio. Isso é vergonhoso, estão maculando um símbolo do Paraná e do Mundo!

  23. Eu li
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 8:19 hs

    Em Curitiba, tem ruas com entupimentos, saindo o esgoto na rua, e dai, dai que voce liga mas o serviço demora …

  24. Anônimo
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 8:50 hs

    Governantes atuais e passados, defendem estapafurdiamente que Curitiba tem o maior índice de saneamento entre as capitais. Fazer um número recorde de ligações não significa um bom recorde na qualidade de tratamento, esta é a celeuma da investigação, acordem!!!
    Quanto mais ligações, mais arrecadação.
    Ainda, pena que muitos tentem imaginar descambo para o lado político.
    Viva PF!

  25. Fachada?
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 8:53 hs

    Devo ir ao trabalho hoje? Meu emprego é de fachada?
    Que é isso? Nós trabalhamos muito para que todo paranaense tenha água com a melhor qualidade para tomar, trabalhamos muito para levar saúde à população, trabalhamos muito para que as crianças desse Estado cresçam com saúde… briguem a vontade, por política, mas não venham dizer que o NOSSO TRABALHO é uma farsa! Não somos empregados de “calças curtas”, somos concursados e se estamos aqui é porque fomos e somos melhores do que muitos que fizeram o mesmo concurso, temos qualidade e conhecimento, além da vontade e orgulho de trabalhar na MELHOR EMPRESA DE SANEAMENTO DO BRASIL e uma das MELHORES DO MUNDO.
    Sanepariano com ORGULHO e DEDICAÇÃO!!!

  26. Oscar Dc. Oliveira
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 8:57 hs

    Quem não via o estado deplorável do parque Iguaçu? Local fétido cheirando a bosta. Rio não caga como dizia o Greca, então tem que estar vindo de algum lugar. Como no parque Iguaçu e Zoológico não tem residências e, pasmem, tem uma estação da Sanepar, de onde acham que esta vindo tanto bosta? Nossos políticos não passeiam no zoológico ou no parque iguaçu? Imaginem a sensação de impunidade que tem os dirigentes da Sanepar para estar cagando na cara dos curitibanos e de muitos outros paranaense.

  27. Ó
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 9:01 hs

    Eleição dá nisso.

  28. elton
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 9:18 hs

    Yeda,
    Quer tapar o sol com a peneira minha cara. Queria ver se fosse vc quem morasse perto dos rios e das ETEs, se estaria com este argumento medíocre…
    Se a PF disser tudo que a Sanepar tem feito de errado nos ultimos 20 anos vai rolar muita merda no ventilador. Empresa com um quadro de profissionais altamente qualificado, mas infelizmente a maioria dos diretores nem sabe o que é saneamento (exemplo disso é colocar o Hallage para se pronunciar a respeito quando quem deveria se pronunciar seria o Diretor de Meio Ambiente Péricles Sócrates Weber que é de carreira e sabe de tudo que acontece, e não é de hoje.

  29. Ai ai
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 9:27 hs

    Tudo mentira…

  30. Indio véio do mato
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 9:39 hs

    Tupã ilumine a a PF e o IBAMA para fazer o que o IAP e o MP-PR estão se omitindo: coibir, apurar e punir com o rigor da lei os responsáveis pelo crime ambiental que está acontecendo na APA do Iraí, região de nascentes da Bacia do Alto Iguaçu, com a construção de um aeródromo privado em Piraquara:

    http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1298026&tit=Pista-de-aviao-abre-polemica-ambiental

    Essa obra, embora embargada pelo IAP somente após insistentes denúncias das ONGs e associações de moradores locais, causou inúmeros danos ambientais, afetando inclusive o lençol freático como demonstra fotografia da reportagem da gazeta do povo de 17/09 onde pode-se observar um caminhão dentro das escavações feitas pelos construtores da pista e água vertendo do lençol freático.Crime ambiental,somente embargar não adianta…a lei de crimes ambientais (Lei Federal 9605/1998) prevê outras penalidades para crimes praticados em Unidades de Conservação, como a APA do Iraí.

    Obs: a APA do Iraí, localiza-se na Bacia do Alto Iguaçú e foi criada (Decreto estadual 1753/1996) com objetivo principal de proteger a quantidade e a qualidade das águas que suprem o reservatório do Iraí, situado cerca de 1Km da obra e que abastece de água boa parte de Curitiba e da RM e o seu zoneamento (decreto estadual 2200/2000) proíbe atividades aeronáuticas na área da obra do aeródromo. O código brasileiro de aeronáutica (Lei nº 7.565, de 19 de Dezembro de 1986) também proíbe atividades comerciais em aeródromos civis privados, dai não se entender o assanhamento dos políticos locais com a obra!!!!

  31. marcio canuto
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 9:53 hs

    eta turma de caras de pau, abandonaram a senepar para fazer campanha para o ducci, e agora mais uma vez é culpa do requião, tome vergonha na cara. parem com está conversa mole e administre com respeito a nossa sanepar.

  32. ANTONIO
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 10:29 hs

    CONHEÇO UM POCO DA HISTORIA DESSA EMPRESA, POR MOTIVOS ÓBVIOS. O GRANDE ERRO ESTA NA INGERÊNCIA POLITICA QUE SEMPRE FOI IMPOSTA. DIRETORIA QUE NÃO COMUNGA COM OS DITAMES POLÍTICOS, NÃO TEM VEZ. DEFENDO OS FUNCIONÁRIOS SÉRIOS QUE TRABALHAM E NÃO ME DIGAM QUE O PROBLEMA NÃO EXISTE, E NÃO É DE AGORA. GRANDE PARTE DELE VEM DE GOVERNOS ANTERIORES, INCLUSIVE DO REQUE REQUE. PAREM COM POLITICAGEM E DEIXEM DE INGERÊNCIAS POLITICAS, OU PRIVATIZEM TUDO PRA VER NO QUE VAI ACONTECER. PRIMEIRO QUE O GOVERNO NÃO PODERÁ MAIS FICAR DEVENDO PRA SANEPAR E VICE-VERSA, POIS SEMPRE SOME RECURSOS E PRINCIPALMENTE EM TEMPO DE ELEIÇÕES. ESTAMOS DE OLHO… COMO CLIENTES CONSUMIDORES, EXIGIMOS RESPEITO…

  33. Anônimo
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 11:10 hs

    VOCES ACHAM QUE OS INVESTIDORES PRIVADOS QUE ESTÃO LÁ COM 40% DA EMPRESA E MANDAM MAIS QUE O GOVERNO, QUEREM GASTAR ALGUM DINHEIRO. SE LIGAM POVÃO…..

  34. Douglas Sirk
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 12:49 hs

    SANEPAR pare de poluir nossos rios. Que vergonha.

  35. Neto
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 13:16 hs

    Fui a Curitiba esse ano, e andando pelo centro, vi ratos andando a luz do dia, pelos terrenos, passei sobre uma ponte perto do shopping , o mau cheiro era terrivel. Não sei se o curuitibano gosta de fezes como gostam os paulistas com seu Tiete, pois qualquer pessoa normal ja teria tapado o nariz, ao passar perto dessa gente. Os ratos que vi, não saiam do Araucaria nem da prefeitura, eram ratos que não mexiam com cloro e nem com cofres publicos.

  36. emilson ferreira pupo
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 14:46 hs

    Parabéns a Polícia Federal, o Governo cobra 80% da nossa conta de água em imposto para tratamento de esgoto que vergonha Governo do Paraná governo de uma grande falácia de maquiagem e mentiras para o povo.

  37. sanepariano muito FELIZZZZZZZZ
    sábado, 22 de setembro de 2012 – 4:12 hs

    Trabalho na sanepar e tudo que a PF falou, tem sim um grande fundo de verdade, pois a preocupação da atual diretoria é arrecadar recursos pra senhor Beto e seus cumpadres prefeitos, onde anda nosso presidente?
    O Senhor Guinhone se licenciou pra arredar mais money pro Ducci, não há comprometimento da diretoria com os funcionários ou com a população, trabalho numa estação de tratamento de água e diariamente despejamos grande quantidade de barro no rio Iguaçú e sei que nos rios Miringuava e Rio Pequeno é a mesma coisa, existem sim dois canais de descarte, um certo e outro sempre camulhado, a ordem é que se a vigilancia sanitária ou outro órgão fiscalizador chegar, esconder tudo, vou fazer uma reclamação diretamente a PF, pois quem deveria tomar providencias no estado se omitem, chega de balela. se uma estação de tratamento de água polui os rios imagine uma de esgoto , a filosofia da empresa é a mesma, e não adianta por a culpa no governador anterior , pois a catrefa que estava com o Bob se vendeu pro Beto e a empresa continua a mesma M…, só que sem tratamento, esses não tem como jogar no Rio.

  38. Garcia
    segunda-feira, 29 de setembro de 2014 – 20:58 hs

    Eu já quero abordar a Lei 17.048 de 2012. Totalmente descumprida pela Sanepar no seu Artigo 1. O governo diz que eu posso pegar meu caiaque e remar aqui nos lagos de Piraquara mas a diretoria “barriguda” da Sanepar coloca até guardas armados lá e com barco a motor para retirar o pessoal. Em Sampa, pode nadar, pescar, todo tipo de embarcação e nem por isso a água é ruim. Q “josta” de diretoria hein…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*