Partidos da base defendem Lula e dizem que há tentativa de 'golpe' | Fábio Campana

Partidos da base defendem Lula e dizem que há tentativa de ‘golpe’

Eles afirmam que oposição tenta ‘comprometer a honra e a dignidade’ do ex-presidente.

De Maria Lima, O Globo:

BRASILIA – Cinco partidos da base, articulados pelo presidente do PT, Rui Falcão, divulgaram no começo da tarde desta quinta-feira carta “À sociedade brasileira” em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A carta assinada pelos presidentes do PT, PSB, PMDB, PCdoB, PDT e PRB, é um repúdio aos dirigentes do PSDB, DEM e PPS “que, em nota, tentaram comprometer a honra e a dignidade” do ex-presidente. Os dirigentes governistas falam novamente em golpe e acusam a oposição de pressionar o Supremo tribunal Federal (STF) na votação do mensalão, mas que o povo vai rejeitar mais uma vez essa “mesquinharia”. Após a divulgação da nota, a oposição rebateu a base aliada considerou a defesa de Lula ato de desespero.

“Quando pressionam a mais alta Corte do País, o STF, estão preocupados em fazer da ação penal 470 um julgamento político, para golpear a democracia e reverter as conquistas que marcaram a gestão do presidente Lula. A mesquinharia será, mais uma vez, rejeitada pelo povo”.

A carta conjunta diz que a oposição valendo-se de “fantasiosa matéria veiculada pela Revista Veja, pretende transformar em verdade o amontoado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação”.

Enquanto Lula vai nesta quinta-feira ao México sem se manifestar sobre o assunto, Rui Falcão (PT) , Eduardo Campos (PSB), Valdir Raupp (PMDB) , Renato Rabelo (PCdoB), Carlos Lupi (PDT) e Marcos Pereira PRB) reclamam que “forças conservadoras revelam-se dispostas a qualquer aventura. Não hesitam em recorrer a práticas golpistas, à calúnia e à difamação, à denúncia sem prova”.

“O gesto é fruto do desespero diante das derrotas seguidamente infligidas a eles pelo eleitorado brasileiro. Impotentes, tentam fazer política à margem do processo eleitoral, base e fundamento da democracia representativa, que não hesitam em golpear sempre que seus interesses são contrariados”, diz a carta à sociedade brasileira.

Os subscritores da carta comparam a atual situação de Lula com a crise política de 1954, quando, dizem, inventaram um “mar de lama” para afastar Getúlio Vargas. E também a 1964, época da queda de Jango.

“Assim foi em 1964, quando derrubaram Jango para levar o País a 21 anos de ditadura. O que querem agora é barrar e reverter o processo de mudanças iniciado por Lula, que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento com distribuição de renda, incorporando à cidadania milhões de brasileiros marginalizados, e buscou inserção soberana na cena global, após anos de submissão a interesses externos”.

Por fim, os dirigentes governistas dizem que os partidos da oposição tentam apenas confundir a opinião pública e a acusam de pressionar o Supremo Tribunal Federal na votação do mensalão.


16 comentários

  1. Trabalhador
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 10:01 hs

    Chora Petezada……..Chora !!!!!!!!!!!!!!!!

    Lula tá no DESESPERO , caiu em todo país, onde lula vai o candidato cai.
    PAI DO MENSALÂO, FORA!

  2. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 10:05 hs

    Golpe coisa nenhuma. Isso é o velho discurso da esquerda latrina, chororô de vagabundo. Ninguém quer derrubar nada, até porque ninguém tem canhão, só o governo. O que se quer é meter na cadeia quem for culpado pela justiça.

  3. fiscalde realeza
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 10:41 hs

    O PSDB NAO SE COMFORMA COM A MANERA QUE O PT ADMINISTROU E ESTA ADMINISTRANDO O BRASIL E DEIXANDO O POVO BRASILEIRO COM CAPACIDADE DE SER ALGUEM E JÁ É ALGUEM SEM SOMBRA DE DUVIDAS
    POIS NAS MAOS DO VELHO MACONHERO FHC SÓ A RESSEÇAO SOBROU PARA OS POBRES E MISERAVEIS
    PSDB AINDA NAO APRENDEU POIS É SÓ VER O PARANÁ QUE VAI DE MAL A PIOR MINAS GERAIS QUE É UMA BAGUNÇA TOTAL RIO GRANDE DO SUL QUE QUASE FOI EXTINTO COM A YEDA CRUSIS ESSE É O PSDB

    O DEM QUANDO TEVE NAS MAOS ALGUMA COISA PARA COMANDAR SÓ FOI
    ROUBO DESVIUS POLICIA EM CIMA DELES CASO DE BRASILIA SNTA CATARINA COM O VICE DANIEL PAVAN QUE É MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHERO
    AGORA O SANTINHO DO DEMOSTENES TENTANDO DAR UM GOLPE DE ESTADO COM A GLOBO E A VEJA E ESSES PARTIDOS DA OPOSIÇAO

    E O PPS COM O FREIRE QUE É COMO UM VIRA LATAS QUE SÓ LATE
    MAS NA VERDADE NUNCA CONSEGUIU MANDAR EM NADA
    POIS O POVO NAO ACREDITA EM GUAIPECA

    PRA FRENTE PT POIS ESSA CAMBADA VAO MORRER COM O PROPRIO VENENO COM A DELTA E CACHOERA

  4. macedi
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 11:10 hs

    e golpe contra a roubalheira , golpe contra esta canalha petita

  5. Reinoldo Hey
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 11:23 hs

    Mudanças… Lula… pagou dívida externa… não devemos nada…
    a imprensa é imparcial… ninguém comprou ninguém…
    Esses asnos do pt realmente acreditam nisso?

    Eu fico imaginando o Lula na fila do SUS pra curar seu câncer… que dupla com o Alencar…

    Não, eu não morro de amores pelo psdb. Mas CHEGA DE PT!!!

  6. Deutsch
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 12:46 hs

    Luladrão nunca foi pessoa honrada ou digna. Desde o período da abertura política comportou-se de maneira dúbia quanto à anistia que o governo militar queria promover. Ele era contra, pois já naquela época tinha intenção de reinar sozinho em pindorama. A partir de 94 quando a CUT teve o direito de indicar parte dos gestores do FAT, lula e dirceu começaram com os desvios no FAT para as campanhas políticas do PT, e agora é comprovadamente o chefe da quadrilha do mensalão.
    Onde estão a dignidade e a honra nesse meliante, hein?

  7. Neto
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 13:08 hs

    O Borba aquele coordenador da compra da reeleição do fernando henrique, foi condenado ontem?

  8. FALA GROSSO.
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 13:15 hs

    Se é golpe ou não eu não sei, o que fica evidente é que o PSB que tento descascar a lenha no Fruet do PDT que se aliou ao PT e que o curitibano fala que não vota no PT, mas está colocando um candidato cujo o partido é aliado do PT (PSB) ou um candidato (PSC) cujo o pai é amigo do LULA.
    Vão se catar cambada de hipócritas que estão descendo o pau no Fruet, vocês são mesmos é um bando de cordeiros sendo cuidados por lobos. Se cuidem que no final vão é virar janta deste pessoal.

  9. Geraldo Martins
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 13:21 hs

    Honra de chefe de quadrilha não existe, até meu neto de tres anos sabe quem manda nessa sujeira toda. Só o brasileiro burro que acreditqa na inocencia do LULALALALALAna penitenciaria

  10. Helena
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 14:46 hs

    Se fosse na época ditadura militar esses ladrões dos cofres públicos todos estariam presos. SABEM PORQUÊ??? PORQUE TODOS OS 5 PRESIDENTES DA DITATURA MILITAR MORRERAM POBRES, POBRES. Porque não admitiam ladroeiras, eram no mínimo HONESTOSSSSSSSSSSSSS

  11. Sergio R.
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 14:54 hs

    Os defensores do mensalão. Vai ser o abraço dos afogados.

  12. Marcelo Ferreira
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 14:57 hs

    Que vergonha fiquem quietos baixem este dedo sujo e vão para a cadeia com dignidade ladroes

  13. Anônimo
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 15:26 hs

    Lula acha que será mais lembrado do que Getulio, que se dizia vitima de golpe. Mas, para isso vai ter que se suicidar primeiro.

  14. maria
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 15:55 hs

    Que honra e dignidade tem o Lula? Nenhuma!

  15. JR
    sexta-feira, 21 de setembro de 2012 – 16:00 hs

    Golpe é o que este presidente fez com o Brasil, golpeou a dignidade do trabalhador brasileiro que ousou acreditar nas palavras de um sindicalista que jurava ser honesto e que no fim, se mostrou ainda pior que aqueles a quem dizia combater.

  16. Ocimar
    sábado, 22 de setembro de 2012 – 8:48 hs

    DEVERIAM TER EXTIRPADO ESSE VERME IMUNDO JÁ EM 2004 QUANDO SURGIU O QUE VIRIA A SER UM DOS MAIORES ESCANDALOS DO MUNDO,ALIÁS O ERRO FOI TEREM ELEITO ESSA ABERRAÇÃO MALÍGNA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*