Morreu Ivo Arzua | Fábio Campana

Morreu Ivo Arzua

Do Fernando Parracho:

Morreu hoje em Curitiba, aos 87 anos, Ivo Arzua Pereira, prefeito de Curitiba entre 1962 e 1967 e ministro da Agricultura de 1967 a 1969. Publicou vários livros com a sua experiência na administração pública. Tem uma lista extensa de atividades, cargos e realizações. Um homem com um currículo de grandes serviços prestados à Curitiba, ao Paraná e ao Brasil. Sempre com uma marca comum a todos os postos, funções, atividades que exerceu: a honestidade. 

Arzua vivia no apartamento que comprou financiado pelo banco. Pagou até a última parcela para se tornar dono do imóvel. Naquele dia foi notícia de jornal e matéria na tevê. “Honestidade virou manchete”, destacou um diário de São Paulo. Em tempos de denúncias de corrupção, casos escabrosos de desvio de dinheiro, de má administração do bem público, é bom poder ouvir pessoas como Ivo Arzua. Tentar aprender com ele, tentar entender porque é tão difícil encontrar hoje políticos assim. A entrevista com ele está na ÓTV, canal 11 da NET Curitiba, no programa Passado e Presente, que vai ao ar toda terça-feira, às 21h30.


14 comentários

  1. GRANDE MESTRE...
    domingo, 9 de setembro de 2012 – 22:27 hs

    Lamentável……grande engenheiro, grande pessoa…..Parabéns e obrigado GRANDE MESTRE !!!

  2. Maria do Rocio Geraldi
    domingo, 9 de setembro de 2012 – 23:40 hs

    Grande Prefeito, criador das Escolas Municipais de Curitiba , em tempo integral- 1963. Me orgulho de ter trabalhado em sua gestão como Professora de Artes Industriais da Escola Municipal PAPA JOÃO XXIII.
    Bênçãso dos céus, porque o Senhor merece.

  3. segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 0:21 hs

    Na minha condição de profissional e político ligado aos assuntos da agricultura e pecuária, muito cedo, me interessei em conhecer o trabalho do Dr. Ivo Arzua como Ministro da Agricultura, como Prefeito de Curitiba e em outras atividades por ele desenvolvidas sempre com muita dedicação e competência, como por exemplo a de Provedor da Santa Casa de Mesericórdia de Curitiba. UM GRANDE HOMEM. UM POLÍTICO EXEMPLAR. DEIXA UMA EXCELENTE MARCA. Pesar a toda sua família e aos paranaenses.

  4. CLOVIS PENA
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 5:49 hs

    Honrou e fez honrar Curitiba.
    Uma grande obra como gestor público e grande referência como ser humano, especialmente para os nossos “iniciados”.
    Nossa gratidão.

  5. QUESTIONADOR
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 9:21 hs

    -Com certeza uma grande perda, um verdadeiro patriota, profissional ilibado, político honesto(que nos dias de hoje é cada vez mais escasso) e um grande caráter!!!!
    -Meus pêsamos a família!
    -Curitiba e o Paraná ficarão mais triste com o falecimento do Sr. Ivo Arzua!

  6. patobranquenseirritado
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 9:21 hs

    Apesar de ter sido um político da ARENA, sempre teve o maior respeito de seus adversários políticos (MDB) da época.
    Respeito dado pela sua retidão, pelo seu profissionalismo, que jamais deixou as tendências políticas interferirem eu sua administração. Após esta figura temos tambem que lembrar com saudades do turquinho, Omar Sabbag, que apesar de ter sido prefeito indicado se manteve tambem em um patamar de seriedade.
    De lá pra cá….
    Que infelicidade….
    JL, MF, RR, JL, RG, CT, CT, BR e agora LC.
    De toda esta legião de “grandes prefeitos”, posso ainda retirar o MF e RR por serem pessoas extremamente honestas, mas que tambem não fizeram nenhum administração brilhante.
    O resto? só perfumaria.
    O que nos espera?
    Veja lá meu amigo Arzua, se de uma destas nuvens em que estarás instaldo no céu você consiga mandar uma luz para esta turma de cegos.

  7. eloy giraldi
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 9:36 hs

    Foi uma grande exceção, numa profissão em que ser honesto deveria ser a regra incondicional.
    E assim caminha a humanidade!!!

  8. Flávius
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 9:50 hs

    Grande criatura! Correto, idealizador, um exemplo para todos. Obrigado pela brilhante contribuição a Curitiba, Paraná e Brasil!

  9. PARANA NETO
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 9:56 hs

    …ESTE ,SIM, COM TODAS AS LETRAS E PALAVRAS.-

    …MORREU UM HOMEM PÚBLICO HONESTO!!!!!!….

    …PN.

  10. marcos
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 9:59 hs

    Vejam como era o nível dos homens públicos do passado recente em Curitiba. O engenheiro Ivo Arzua era um exemplo de capacidade técnica e de honestidade, uma pessoa inteligente, culta, que comandou a cidade de 62 a 67 de maneira brilhante.
    Agora, pobre de nós, estamos nas mãos de despreparados que acham que fazer política é pura negociata e que de inteligência tem um só neurônio.

  11. Trocando em Miúdos
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 10:27 hs

    Lembro do Prefeito Ivo Arzua saindo do expediente da Prefeitura; ainda na Generoso Marques.
    O papo arrastava-se até a calçada com alguns funcionários mais íntimos; despedia-se de um a um, andava mais um pouco, e ia pra casa, usufruir do legítimo descanso!
    E era “Prefeito Biônico”; sério, honesto trabalhador; decente, como a esmagadora maioria do pessoal indicado pelo Governo Militar, na árdua tarefa de transformar esse país, num país sério.
    A tarefa da contra revolução ficou pela metade, dela restou-nos o único erro dos militares: a maldita Lei da Anistia.
    Homens como Arzua não mais existem; pelo menos na política; sobrou-nos o lixo político, o rebotalho imundo comandado por Lulla e sua gang, que conseguiram transformar roubo, sacanagem, pilantragem, assalto aos cofres públicos, em inofensivos MAL FEITOS, em todos os escalões governamentais!

  12. Rafael Êrico Kalluf Pussoli
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 10:45 hs

    Extraordinário homem publico,excelente prefeito,a Curitiba de
    hoje deve muito ao seu espirito corajoso e empreendedor,exemplo a ser seguido por todos.O prefeito Ivo Arzua,foi honesto,trabalhador,competente,corajoso e preocupado sempre com a cidade de Curitiba do futuro.
    Que Deus ,ao lado de seus amigos e admiradores lhe recebam na vida eterna.Muito obrigado Prefeito Ivo Arzua

  13. Jose Ramos
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 12:28 hs

    Não posso deixar de registrar as origens parnanguaras de Ivo Arzua. Aqui também exerceu, se não me falha a memória, a Superintendência da APPA. Um grande administrador, correto, de conduta ilibada, uma perda ao Paraná. Condolências aos familiares.

  14. segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 20:20 hs

    Olá Fábio! Obrigado por divulgar o blog. Infelizmente, a notícia era triste. Foi-se um grande homem. Mas para mim, seu leitor assíduo, foi um privilégio ter sido citado neste seu prestigiado espaço. Grande abraço.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*