"José Borba recebeu e lavou dinheiro", diz Joaquim Barbosa | Fábio Campana

“José Borba recebeu
e lavou dinheiro”,
diz Joaquim Barbosa

O ministro Joaquim Barbosa lê neste momento seu voto sobre a participação de José Borba, ex-deputado federal pelo PMDB do Paraná e atual prefeito de Jandaia do Sul pelo PP. Segundo Barbosa, ficou bem demonstrada nos autos a participação de Borba no recebimento de dinheiro em troca de votações na Câmara dos Deputados (corrupção passiva) e na lavagem de dinheiro.

“Eu considero claro o interesse do PT ao listar os pagamentos a José Borba antes da votação da reforma tributária”, disse Barbosa. O relator afirma ainda que José Borba tinha consciência da origem ilícita do dinheiro, tendo em vista as práticas utilizadas para os pagamentos. “Não vejo como divorciar os pagamentos relacionados das atividades realizadas [no Congresso], razão pela qual considero materializado o delito de corrupção passiva em relação a esse réu [José Borba]”

Sobre a lavagem de dinheiro, diz Barbosa: “Eu entendo que a conduta de José Borba preenche o tipo penal da lei [de lavagem de dinheiro] na medida em que participou da movimentação de valores nos crimes descritos desses atos. Assim, o acusado José Borba praticou o crime de lavagem”.


3 comentários

  1. Anônimo
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 16:37 hs

    Ah, o velho Borba Gato!

  2. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 16:45 hs

    Este senhor não era o coordenador da bancada federal do PR na Câmara por aquele tempo? Curioso.

  3. Neto
    quinta-feira, 20 de setembro de 2012 – 19:42 hs

    Jose Borba era o coordenador da bancada paranaense, na epocaz que se comropava reeleiçoes, a dar com pau. Ele vio em Maringa, e morava, na epoca da compra da Reeleição,no mesmo predio do vice lider de Fernando Henrique na Camara., nosso gente boa Ricardo Barros. Eles não querem nem passar por Minas mais.Nem mesmo em Furnas

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*