A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo repudia as repetidas decisões de juízes eleitorais proibindo a divulgação de resultados de pesquisas de intenção de voto.
“Em algumas cidades brasileiras como Fortaleza, Curitiba, Londrina, João Pessoa e Campo Grande, os eleitores estão privados de ter acesso aos resultados das pesquisas por decisão da Justiça Eleitoral”, diz nota da Abraji.
“Proibir a publicação das pesquisas é uma forma de censura prévia e cerceia o direito do eleitor à informação. A Abraji espera que o Tribunal Superior Eleitoral derrube essas liminares (decisões provisórias) e faça cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal que garantiu a publicação irrestrita das pesquisas eleitorais”, conclui a nota da Abraji.
29 comentários
Gustavo…sendo ou não divulgada pesquisas, seu tempo acabou e o causador disso foi você mesmo…pendura a chuteira e vai cuidar da sua vida particular pq a pública não existe mais!!!!
E quando é Luciano Richa que impugna as pesquisas, esse pessoal tambem faz essa manifestação. Independente de resultado todas as pesquisas devem ser divulgadas. A Datacenso, o Datapicler, foi impugnado pelo Beto Dutti e ninguem falou nada. Vergonha na cara deste pessoal.
Ué? Só o Ducci e o Richa podem censurar pesquisas?
Eu votei no Richa, para prefeito e governador. Na última eleição o Richa usou do mesmo artifício. E eu não soube de qualquer manifestação de protesto da tal Associação. Ps. Até o presente momento o meu voto, para prefeito será em branco.
GUSTAVO FRUET É O TÍPICO FALSO MORALISTA.
Quando Requião tinha larga vantagem nas pesquisas, quase foi surpreendido por uma diferença de 10 mil votos.
A questão então nao seria inibir as pesquisas, mas, o critério que não condiz com a realidade. As amostras entrevistadas podem inclusive ser manipuladas. 800 pessoas numa população de 2 milhoes.
SE ALGUM CANDIDATO TEM INTERESSE EM SABER O SEU DESEMPENHO, FAÇA INTERNAMENTE SUA PRÓPRIA PESQUISA. Mas não faça das pesquisas um meio para iludir os incautos.
Ué. proque a chamada da matéria remete apenas ao Fruet, coloca ai o Beto e o Luciano estes já são campeões disparados, apenas pro principios democraticos e direito de todos.
Há dois anos, quando o Beto por sucessivas vezes impediu a divulgação de pesquisas não vi nenhuma indignação. Ai eu pergunto? Uns podem pedir impugnação e outros não? Indignação vale pra uns e pra outros não? Este é o melhor comportamento? Obs. Eu não voto Fruet.
FIM DA ESTRADA FRUET.
Imaturidade, insegurança e ambição desmedida, via de regra, acabam no chão.
Leiam a entrevista do Gustavo Fruet à Gazeta, tá na edição de hoje (12/09).
O Jornal foi comedido nas perguntas.
Uma delas a ingação é sobre Lula.
A resposta foi de um PILANTRA.
..Um aspecto bom ~foi a continuidade dos projetos socias e dos planos de governo…
ENTÃO,
Seguindo o mesmo raciocínio tosco, podemos dizer que a candidatura do Ducci representa uma coisa BOA, pois é a continuidade do seu trabalho como Prefeito.
É assim, quanto mais o sujeito tenta explicar o inexplicável, mais diz bobagens.
Em outra entrevista, Fruet disse que é aliado da “banda boa do PT”
MENTIROSO!
Como é que ele SEPAROU as Bandas?
Então,
Os casciques do PT, envolvidos até o pescoço no mensalão, estão FORA do Partido?
Não é VERDADE.
Quer exemplo?
João Paulo Cunha, então presidente da Câmara, CONDENADO pelo STF, atá semana passada, era candidato à prefeitura de Osasco, pelo PT.
Zé Dirceu, encontra-se REGULARMENTE com Lula, traçando os destinos do Partido.
Mais, Atua, e com desenvoltura, nos bastidores do Partido e do governo, nomeando, desnomeando, interferindo nas liberaço~es de verbas e outras coisas.
Mais,
Lula, para ser considerado CULPADO, teríamos que esperar as conclusões do STF.
Derosso, Beto e Ducci, esses, SEGUNDO o Fruet, são CULPADOS.
Não carece esperar o sereno julgamento da Justiça.
Engraçado, quando o Beto e o Ducci impediram as pesquisas alguém achou que eles precisavam pedurar as cheteiras?
Só acho estranho que os candidatos consigam proibir as pesquisas, se a pesquisa é fundamentada em procedimento científico, porque a justiça impede a divulgação?
Creio que os partidos deveriam autorizar antecipadamente a pesquisa, caso não autorizem o nome do candidato seria escluído da lista e juntado aos indecisos, brancos e nulos.
A divulgação de pesquisas desfavoráveis é o menor dos males para a campanha do Gustavo Fruet.
O maior problema dele foi ter se unido ao PT, partido composto por três tipos de políticos:
1) os mensaleiros
2) os aloprados
3) os que não sabiam de nada
Então divulguem todas as pesquisas!!! Gustavo não censurava pesquisas, o problema é que os adversários censuravam as que ele poderia estar bem. Chega de ser o bonzinho, Gustavo, bonzinho só se ….
POR que os jornalista não repidiaram as pesquisa de governador de 2010 kkkkkkkk.
o GUSTAVO FRUET VAI SIM PARA 2º TURNO !
Fabio Campana sou UM leitor do seu blog quero ver se vc vai aceitar este comentário.
Vou enfiar uma cenoura em cada orelha! Nungüento mais ouvir o xororô do Fruet tentando botar nos outros a responsabilidade de uma derrota anunciada que é só dele.
É fácil criticar o Gustavo por buscar judicialmente a não-divulgação das pesquisas (como, aliás, sucessivamente feito pelo Beto).
O difícil é entender que quem tomou esta decisão foi o Poder Judiciário, e que se o fez é porque teve motivos.
Será que esta associacao tambem repudiou em 2010, quando o Beto impugnava todas as pesquisas?
A mancada do Gustavo, aliando-se ao lixo político brasileiro, decretou o fim de seu tempo político; acabou!
Por outro lado, acho que essa tal ABRAJI, (de quem nunca ouvi falar), deveria, antes de condenar as ações judiciais, jogando tudo na mesma cesta, usar de sua especialidade, o jornalismo investigativo, e realmente investigar a sacanagem desabrida que há por trás da maioria dessas pesquisas eleitorais.
Com R$ 500,00 qualquer mané abre um “Instituto” de pesquisas, e vende seu produto; pronto, embalado, sob medida pro freguês.
E as empresas tradicionais também, por desídia, incapacidade ou sacanagem mesmo, a cada eleição, cometem erros tão escabrosos, que o DATA-BUTECO, contesta, e antecipa o resultado com a precisão que se esperava desses profissionais; não deuma mesa de bar.
E pra justificar o erro, vêm com a resposta prosta, falando em ‘METODOLOGIA CIENTÍFICA” e outras bobagens esquecidas na hora de apurar a tal previsão!
Pesquisa eleitoral nesse País do Faz de Conta, virou um negócio! Um senhor negócio!
engraçado, quando o betinho começou com essa fulia de impugnar pesquisas, estava tudo bem
agora esta provando do proprio veneno, afinal ganhou as eleições em 2010, exatamente dessa forma, restringindo pesquisa eleitorais.
e não se esqueçam que quem deu o ponta pé inicial para que isso acontecesse, foi o dr. ivan bonilha, na epoca advogado da coligação do betinho.
agora vão achar ruim restringir as pesquisas.
lembrem -se, pau que da em chico da em francisco
VA QUE DA CERTO QUE NEM DEU PARA O BETO EM 2010, BETO CENSUROU E GANHOU.O GUSTAVO ESTAVA JUNTO NA ÉPOCA E APRENDEU RAPIDO COM O BETO.
NO AMOR, NA GUERRA, E EM VÉSPERAS DE ELEIÇÃO, VALE TUDO …
JÁ FOI DITO AQUI: ELE SÓ ACEITA A DIVULGAÇÃO DA PESQUISA (fajuta) DO INSTITUTO “dataPICLER”. NESSA O fruit CONFIA!!!!
Quando se divulga pesquisa séria nada contra, mas quando as pesquisas estão sobre suspeita de uso indevido de meios de comunicação para se extrair o resultado desejado por alguns candidatos, é melhor que assim seja feito pelos Juizes. E quanto a pindurar chuteira. Vai ter gente que irá ficar de cara no chão após os resultados das urnas em outubro. Pois quem acredita ao contrário realmente não tem contato com o povo para saber a real intenção de votos da população.
A Democarcia veste-se novamente de ‘negro’ em nosso país, espelhada na toga de de certos juízes que insistem em ‘reviver’ o píor instrumento utilizado pelos regimes ditatoriais e/ou fascistas: a Censura. Isso em pleno processo eleitoral, cerceando assim a liberdade de expressão e o ‘livre arbítrio’ da grande massa de eleitores brasileiros.
Como diria aquele famoso jornalista brasileiro: -“Isso é uma vergonha!”.
Que todàs as entidades representativas da classe jornalística coloquem em seus sites, portais, blogs etc a foto desses jízes com a seguinte manchete: “Confira aqui os júízes que perderam o ‘juízo’ e que são contra a liberdade de imprensa e de informação em nosso país no atual processo eleitoral”.
Assim, pelo menos a população fica sabendo que é quem na ordem do dia. E, talvez, também esses juízes ‘sem regras nem compasso’ pensem duas vezes antes de tomarem essas atitudes anti-democráticas.
E isso vale também para ‘os candidatos’ de todos os lugares e partidos que incentivam esse tipo de coisa em nosso país. Pisou feio na bola Gustavo Fruet!
Esta censura foi apenas pra mostrar que o Luciano Ducci compra certas pesquisas e que o resultado delas não são verídicos. o Luciano sempre barra as pesquisas que julga não estar na frente, e só deixa sair as que ele paga para sair na frente, então foi bom alguem parar com essa palhaçada!
Eu acredito que nosso amigo (a) ai de cima confundiu, o certo é Beto Richa e Luciano Ducci.
Que povinho ignorante!!!!!
ÔÔÔÔ gentinha viuuuuu!!!!!
Ratinho Jr e Gustavo Fruet já proibiram a divulgação de pesquisas e isso é completamente errado. Estão com medo do q?
Se os institutos fizessem a pesquisa de maneira correta , não haveria como as pesquisas serem impugnadas. Na eleiçao passada as pesquisas estavam apontando o Osmala como grande vencedor com 5% na frente. No final perdeu com uma diferença de 10%. Existe margem de erro de 15% ???? . Pesquisas só servem para os donos dos institutos ganharem dinheiro tentando manipular o eleitor.
Tá e antes quando era Ducci que censurava as pesquisas, estava tudo certo né?
ninguem falava nada, tudo as mil maravilhas agora com Fruet e Greca tambem tentando censurar, aparece as críticas….