FMI vai rebaixar projeções para crescimento mundial | Fábio Campana

FMI vai rebaixar projeções para crescimento mundial

Das agências de notícias, na Folha:

A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, adiantou nesta segunda-feira que o organismo vai divulgar projeções mais pessimistas a respeito da economia mundial, em seu anúncio oficial no próximo dia 9, em Tóquio.

“Continuamos contando com uma recuperação gradual, mas o crescimento mundial deve ser mais fraco, inclusive em relação ao que antecipamos em julho”, disse a titular do FMI, em discurso no centro de estudos Peterson Institute em Washington.

Em julho, o FMI divulgou um conjunto de projeções, em que estimava um crescimento da economia global de 3,5% em 2012 e de 3,9% em 2013.

Segundo Lagarde, a economia global está “sobrecarregada de incertezas”, ainda que as últimas medidas adotadas pelos governos tenham ido pela “direção adequada”.

RECUPERAÇÃO GLOBAL

“Minha principal mensagem de hoje”, afirma, é “a necessidade urgente de implementar as políticas que garantam a recuperação global”, disse ela.

A titular do FMI ressaltou que ainda há muita incerteza nos mercados a respeito dos rumos da economia mundial, em parte porque há dúvidas se as lideranças políticas “vão cumprir suas promessas”.

Lagarde elogiou as iniciativas recentes dos bancos centrais da Europa e dos EUA para reativar a economia, que contribuíram para “reanimar os mercados”.

“Mas agora o que [os mercados] querem ver é uma ação coordenada, múltiplos jogadores jogando o mesmo jogo”, acrescentou.

O BCE (Banco Central Europeu) anunciou há poucas semanas a intenção de comprar títulos da dívida pública, de modo a facilitar as condições de financiamento dos países em pior situação.

Também recentemente, o Federal Reserve (o banco central dos EUA) indicou que vai injetar mais capital no sistema financeiro, por meio da compra de ativos.


Um comentário

  1. Anônimo
    segunda-feira, 24 de setembro de 2012 – 20:11 hs

    O vôo do pinguim-galinha brasileiro foi emocionante.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*