Eleições: a importância da vitória de Serra para o PSDB | Fábio Campana

Eleições: a importância da vitória de Serra para
o PSDB

Ex-governador é o único tucano com chances num grande colégio eleitoral

De Fabio Leite, VEJA on line:

As alianças municipais que sacrificaram candidaturas próprias e o baixo desempenho de tucanos nos principais colégios eleitorais do país jogaram um peso extra sobre a eleição de José Serra à prefeitura de São Paulo para o PSDB.

Das cinco maiores capitais, o ex-governador é o único nome do partido com chances de vitória. Não à toa, um revés nas urnas paulistanas em outubro representaria um grave dano para a maior legenda de oposição ao governo federal.

Após aceitar disputar pela terceira vez a prefeitura da capital paulista, Serra virou a principal aposta da sigla nas eleições municipais. “Se ganharmos em São Paulo, seremos reconhecidos como grandes vitoriosos. Se não ganharmos, é provável que digam que somos os grandes derrotados desta eleição”, afirma o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE).

O cenário nas capitais contrasta com os triunfos regionais dos tucanos em 2010. O partido foi o maior vitorioso das eleições estaduais naquele ano, conquistando oito estados. Mas essa hegemonia não se reverteu em cacife político para melhorar o desempenho tucano nos centros urbanos. Dos estados administrados pela sigla, São Paulo e Maceió são as únicas capitais com candidaturas próprias.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo na última sexta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) afirmou que há “um pouco de cansaço do eleitorado com a predominância do PSDB por longo tempo no poder”.


5 comentários

  1. Carlos
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 17:52 hs

    Xiiiiiiiiiiiiii

  2. Max
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 17:57 hs

    Serra não queria ser candidado, foi quase obrigado , acho que não está nem aí para essa eleição

  3. Anônimo
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 18:23 hs

    Esse está morto e esqueceram de enterrar, o Vampiro já era……..tudo tem sua época e vencimento.

  4. Silvajr
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 19:20 hs

    Aqui em Curitiba o PSDb também não tem candidato próprio, que coisa!

  5. Silvajr
    segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 20:27 hs

    Ficha-suja: mídia protege o PSDB

    Vocês são testemunhas de como oposição e mídia movem campanha permanente contra o PT, num esforço diário para associá-lo a irregularidades, à corrupção, à má gestão pública, à administração ineficiente. E o que se constata agora? Que no pente fino que a Justiça Eleitoral faz com base na Lei da Ficha Limpa em relação a candidatos na eleição deste ano, um dos partidos que têm menos candidatos barrados é exatamente o PT. E que o PSDB, os tucanos, partido e gente que posam de vestais o tempo todo são os campeões de candidatos Ficha Suja impugnados neste ranking.

    Não passa de verniz descascado, portanto, a moralidade e pureza que dizem ter e querem passar à opinião pública. Dos 317 candidatos barrados até agora pela Justiça Eleitoral o PSDB simplesmente tem o maior número, 56 impugnados, e o PT está na 8ª posição nesse triste campeonato.

    PSDB, o campeão de candidaturas impugnadas
    O PSDB tem 56 candidatos a prefeito barrados, o corespondente a 17,6% dos 317 impedidos pelos TREs. O PMDB está em 2º lugar com 49 (15,5%). E o PT, em 8º lugar, teve 18 candidatos a prefeito impedidos de concorrer (5,7%).

    Aos 56 do PSDB, precisamos juntar os 9 barrados do PPS, um partido infinitamente menor que o PT, mas que tem metade do número de petistas impugnados. Juntar porque são unha e carne. Desde sempre, desde que surgiu o novo partido dos antigos comunistas (PPS) nunca conseguiu ser nada além de uma linha auxiliar, espécie de sublegenda dos tucanos.

    Todos os barrados ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles serão votados normalmente, mas se perderem na instância máxima (TSE) terão de dar o lugar não a seus vices eleitos a 7 de outubro próximo, mas ao 2º colocado nas urnas. A maior parte dos impedidos teve contas de antigas administrações rejeitadas.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*