BC derruba previsão de crescimento do Brasil de 2,5% para 1,6% | Fábio Campana

BC derruba previsão de crescimento do Brasil de 2,5% para 1,6%

Projeção da autoridade monetária se alinhou com a expectativa do mercado, que espera crescimento de 1,57% em 2012.

De Gabriela Valente, O Globo:

BRASÍLIA — O Banco Central (BC) prevê um cenário pior para este ano. Além de uma inflação maior, a autoridade monetária derrubou a previsão de crescimento do Brasil de 2,5% para apenas 1,6%. A projeção se alinhou com a aposta dos analistas do mercado financeiro que esperam que o país cresça 1,57% em 2012. Para não abalar as expectativas, o relatório trimestral de inflação, publicado nesta quinta-feira, inovou e divulgou, em detalhes, a previsão de crescimento para os próximos quatro trimestres: 3,3%.

A novidade tenta reforçar o discurso do BC de que a economia está em rota de retomada do crescimento. No entanto, as apostas da autarquia para 2012 são mais pessimistas.

De acordo com o documento, a previsão do BC para a indústria piorou. Passou de crescimento de 1,9% para uma retração de 0,1% porque a indústria de transformação deve ter um recuo muito maior que o previsto antes. As famílias devem consumir menos que o estimado antes: a expectativa para o crescimento da demanda caiu de 3,5% para 3,3%. Na contramão, o governo gastará mais para estimular a economia. A previsão de alta subiu de 3,2% para 3,7%.O Banco Central espera ainda uma retração dos investimentos. A aposta anterior era de aumento de 3,2%. Agora, é de uma queda de 2,2% na projeção da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). A autarquia diz apenas que isso está “em linha com a continuidade da contração do indicador no segundo trimestre e retomada gradual no terceiro”.

Outra mudança que mostra uma perspectiva mais pessimista para o Brasil é a grande revisão feita para o crescimento das importações. A expectativa de crescimento caiu de 5,6% para 2,7% neste ano.

— Reflexo da moderação da demanda doméstica e da incorporação dos resultados iniciais relativos ao terceiro trimestre.

No documento de junho, a autarquia já havia diminuído a estimativa de crescimento da economia brasileira de 3,5% para 2,5%. Há alguns dias, o governo revisou formalmente sua previsão para 2%. No primeiro semestre, com os vários pacotes de estímulo anunciados, a equipe econômica esperava conseguir formas de fazer o país crescer os 4,5% desejados pela presidente Dilma Rousseff.

O relatório divulgado hoje mostra ainda que a projeção para a inflação deste ano aumentou 0,5 ponto percentual e chegou a 5,2%. Já a previsão para o IPCA, índice usado oficialmente pelo governo é de 4,9%. A meta da equipe econômica para os dois anos é de 4,5% com dois pontos de tolerância. Segundo o BC, a probabilidade de estourar esse limite é de apenas 3% neste ano e de 13% no ano que vem.


7 comentários

  1. Tisa Kastrup
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 14:00 hs

    PIBículo…

  2. zangado
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 15:09 hs

    Mantega – daqui a pouco vamos pegar com pinça, Ministrone …

  3. Trocando em Miúdos
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 20:16 hs

    Esse é o Brasil petista! – Esse é o milagre lullista! –
    Enquanto o mundo crescia 6,00 – 7,00 até 10,00% ao ano, em pleno milagre petista, com o falastrão lulla arrotando vantagens dia e noite, crescíamos números pífios, ridículos, miseráveis; ganhávamos apenas do estropiado Haiti! – Uma vergonha!
    Agora guenta, você que é petista, ou você que votou nesse bando de mensaleiros incompetentes. A verdade veio cobrar a sua conta!

  4. Deutsch
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 21:01 hs

    Tá chegando nos 1.5% como os suiços haviam apontado no começo do ano, e a patuléia toda gritava que ia crescer 4%.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. antonio carlos
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 21:52 hs

    Por quê será que só depois da volta da companheira presidente o BC diz isto? Porque se fosse antes toda aquela discursseira da companheira não serviria para nada. Como é fácil dizer para os outros fazerem o que a gente diz, difícil é a gente fazer o que a gente quer que os outros façam. ACarlos

  6. Jo Hansen
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 21:55 hs

    Caro FÁBIO, com as previsões meteorológicas da economia brasileira oferecidas pelo ridículo ministro MANTEGA, o que nos aguarda em 2.013 é amedrontador, pois eles não sabiam do que se tratava ( ver aquele que não sabia de nada), e não sabem o que fazem, porém a sociedade aguarda por esperar. Atenciosamente.

  7. Helio Leite Rosa
    quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 – 15:42 hs

    Pra voçes que são anti-PT, só pra refrescar amemória de voçes, lembrem-se do FHC, como éra o nósso Pais, e vejam agóra. Não pensem voçes que nos GOVERNOS anteriores,tinham “SANTINHOS”. Só não peegaram ninguem porque não tiveram como abrir C P I ,coisa que no GOVERNO DO PT, foi PERMITIDO. (dõa a quem doer) mesmo que sejam do PT>. O PT mudou este pais.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*