Abraço na Sanepar reúne funcionários em todo o Paraná | Fábio Campana

Abraço na Sanepar reúne funcionários em todo o Paraná

Funcionários da Sanepar em todas as 345 cidades atendidas pela empresa no Paraná participaram hoje de manifestações em defesa da companhia. Em Curitiba, 800 empregados abraçaram o prédio da sede da Sanepar, no bairro Rebouças. Em Cascavel, a manifestação reuniu 400 empregados. Em Londrina, participaram 300 pessoas; em Maringá, 500, em Guarapuava, 200; em Foz do Iguaçu, 200, em Ponta Grossa, 300. Também ocorreram manifestações em outras cidades.

 A manifestação foi organizada por associações de empregados, de aposentados e sindicatos. “Estamos ofendidos pela forma truculenta e desnecessária com que a empresas e seus empregados foram tratados. Os dados e todos os esclarecimentos poderiam ser obtidos sem humilhar os trabalhadores. Que direito tem alguém que não é do setor, e que, portanto, não conhece o saneamento, de instalar a insegurança entre a população? Aos nossos clientes asseguro: nossa água tem segurança e não poluímos o meio ambiente. Conheçam o processo primeiro, se informem e conversem antes de assustar os paranaenses”, afirmou o presidente da Associação dos Profissionais Empregados da Sanepar, Domingos Budel.

Para o presidente da Advesane, Paulo Azzolini, “se engana quem fala mal dos saneparianos. Falar mal da Sanepar é uma irresponsabilidade, contra esta instituição que está presente na vida dos paranaenses desde a primeira mamadeira, que deve ser preparada com água tratada. Nossa empresa cheira à saúde. Venham conversar conosco para entender o absurdo que estão fazendo com esta empresa que é orgulho para todos os paranaenses. Nós temos orgulho do trabalho que executamos 24 horas por dia.”

O sanepariano e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-PR), Edgard Faust Filho, informou que a entidade nacional presta solidariedade aos profissionais da Sanepar, reconhecidos por todo o Brasil pelo alto nível técnico e pela excelência dos serviços que prestam ao saneamento do Paraná e do País. “Os sanepariamos estão sendo vítimas de uma ação oportunista, que não aceitamos.”

O presidente das Fundações Sanepar, José Luiz Taborda Rauen, reiterou que a Sanepar, assim como a Copel e outras, contribuí para o desenvolvimento do Estado. “Temos orgulho do nosso trabalho e garra para vencer os desafios. Não aceitamos as infâmias que tentam nos imputar.”

O presidente da Assesa (Associação dos Empregados da Sanepar), Hamilton Gimenes, classificou que este é um “momento de angústia, ansiedade e repúdio. Somos 7 mil trabalhadores que cuidamos da saúde de mais de 10 milhões de pessoas. Não aceitamos o ataque de um delegado raivoso que classificou a nossa empresa de ‘fachada’. Não somos de fachada. Trabalhamos 24 horas por dia, utilizando a melhor técnica para o saneamento. Quando foram feitas aquelas imagens? Foram capturadas na surdina e maquiadas, como se a Sanepar fosse responsável por toda a poluição dos rios. Nenhum empregado da Sanepar joga sofá, mesa, cadeiras ou lixo no Iguaçu. Mais respeito com quem cuida da saúde do Paraná.”

O que disseram outros empregados
“Em todos esses anos nunca vi nada igual (referindo-se à ação policial). Foi pura politicagem. Fiquei indignada com a ação.” Ana Vera Otto, agente técnica administrativa, 25 anos de Sanepar.

“Estou aqui porque conheço a história da Sanepar e conheço a história dos homens. Não admito que se desonre a história da Sanepar dessa forma.” Zair Schuster, aposentado, trabalhou na Sanepar por 22 anos.

“A ação policial foi fora de propósito, sem razão e arbitrária. Esse abraço é um ato carinhoso para nossa empresa, a qual respeitamos e admiramos”. Conceição Ferraz de Campos, técnica administrativa, 21 anos de Sanepar

“A polícia foi agiu com total falta de respeito para com a Companhia e com seus 50 anos de trabalho. Foi uma infeliz declaração do delegado e que só prova o desconhecimento da atividade da empresa. Temos uma missão e visão bem clara do nosso trabalho para com a população paranaense. Este abraço mostra a indignação e a solidariedade para com a nossa empresa”. Antonio Rodrigues Kunze, agente técnico de operação, 12 anos de empresa.

“A Polícia Federal foi exagerada em sua ação e mexeu sim com o orgulho dos empregados. Com esse abraço estamos demonstrando a união e indignação dos saneparianos”. Marcelo Dalcul Depexe, engenheiro civil, há 6 seis anos na Sanepar.

“Esta é uma ação, entre outras, para ratificar nossa absoluta indignação com as declarações da polícia.” Charles Carneiro, engenheiro, 11 anos na Sanepar.

“Estou aqui para mostrar que a Sanepar não é qualquer empresa. São 50 anos de trabalho. Antes de falarem qualquer coisa sobre a Sanepar, é preciso conhecer a empresa.” Leonardo Viercinski, agente comercial de campo, há 7 meses na Sanepar.

“Abraço com carinho a Sanepar para exigir respeito, pois respeitamos a população quando buscamos a melhoria contínua nos processos e adotamos soluções técnicas que preservam o meio ambiente. Tenho orgulho por me dedicar a Sanepar nestes 22 anos de trabalho.” Rosa Maria Saunitti, engenheira civil.


21 comentários

  1. quarta-feira, 26 de setembro de 2012 – 18:56 hs

    Quero parabenizar a todos os saneparianos que hoje promoveram este gesto bonito e respeitoso, demonstrando que temos garra e muito orgulho em trabalhar na sanepar, conhecida e reconhecida como a melhor empresa de saneamento do Brasil. Ninguém pode macular a história de 50 anos da sanepar, que é também a nossa própria história e a de todos os paranaenses.
    Sou sanepariano, com muito amor!

  2. Carlinhos
    quarta-feira, 26 de setembro de 2012 – 19:09 hs

    E na ETE belém quantos?

  3. Maria
    quarta-feira, 26 de setembro de 2012 – 20:08 hs

    Parabéns povo Paranaense não vamos deixar calunias assolarem a empresa que há década nos da orgulho; vamos mostrar para esse Governo Federal quem é a empresa de fachada!!!

  4. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 26 de setembro de 2012 – 20:19 hs

    Sou meio sanepariano.

    Em 1967, fiz curso intensivo de Mestre de Obras de Cosntrução de Rede de Abastecimento de Água.

    O presidente era o respeitadíssimo engenheiro Francisco Borsari Netto, de quem sou fã de carteirinha.

    Considerem-me abraçando a Sanepar, também.

  5. sergio silvestre
    quarta-feira, 26 de setembro de 2012 – 22:03 hs

    Devemos reconhecer pelos cinquenta anos da SANEPAR.
    Nem por isso precisam jogar porcarias nos rios.
    Talves contratando mais saneparianos(parece nome de personagens de star treck)

  6. Silva Jr
    quarta-feira, 26 de setembro de 2012 – 22:31 hs

    Esses saneparianos precisam ter vergonha na cara e fazer com que a empresa não despeje mais esgoto in natura nos rios de Curitiba.

  7. quarta-feira, 26 de setembro de 2012 – 23:31 hs

    NÓS TEMOS MUITO A ENSINAR AO PAÍS NAS PRÁTICAS DE SANEAMENTO AMBIENTAL. NOSSAS PESQUISAS ESTÃO NAS UNIVERSIDADES, SÃO MODELOS EM FORMAS DE DESTINAÇÃO E GESTÃO DO LODO DE ETE´S. TEMOS QUE MELHORAR CADA DIA. ISSO VEM ACONTECENDO. DESPROPORCIONAL A AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL EM UMA EMPRESA QUE SÓ FAZ POR LEVAR SAÚDE AS PESSOAS E AO MEIO AMBIENTE…IMPORTANTE SALIENTAR A POSTURA ESTADISTA DO GOVERNADOR BETO RICHA EM RELAÇÃO A OPERAÇÃO, DEFENDENDO A SANEPAR.
    PARABÉNS SANEPAR. PARABÉNS SANEPARIANOS!!!
    ESTE ABRAÇO FOI UMA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR A SANEPAR E AO PARANÁ .

  8. Joel
    quarta-feira, 26 de setembro de 2012 – 23:53 hs

    Cobra por um serviço que não presta??? Quero meu dinheiro de volta… deve ter ido para na campanha de algum político.

  9. Mad Men
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 0:22 hs

    Orgulho? Do que? De malaquices. Tem relatórios e relatórios na mão de muito sem vergonha que no governo passado queriam detonar o que agora foi detonado? Nao tem vergonha na cara. Deviam comer m… De canudinho.

  10. Cidadão Responsável Saneparian
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 9:13 hs

    Pergunto, se alguns dos nobres, românticos e ufanos colaboradores já tiveram o desprazer de estarem “com frequencia” visitando uma estação de tratamento? A massa de manobra de PARCOS DIRETORES e colaboradores de escritório de um mundo longínquos, irreal, puritano e não daqueles que com sua crítica e observações indicam o abissal “gap” que nos separa do que é um tratamento satisfatório.
    Falando técnicamente a uns poucos pseudo saneparianos, que necessitamos de indices de qualidade de tratamento e não de 99,47% de coleta de esgoto que entra na estação, acordem!
    Não devemos cair no cliche de criticar a politicagem, pois politicagen maior é observar os próprios diretores ou boa parte deles que nada mais são que vassalos de caciques!!!!!

  11. Ponta do Felix
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 9:30 hs

    Se fosse um país de gente séria, estariam é morrendo de vergonha e correndo para corrigir os erros, além de responderem pelos danos e prejuizos ambientais e materiais causados.

  12. Oscar Dc. Oliveira
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 10:04 hs

    Por quê não fizeram um abraço dentro dos rios na Parque Iguaçu ou no caminho para o Zoológico? Quando os funcionários da Sanepar ou mesmo os dirigentes responsáveis nadarem dentro dos rios ali perto vou começar a acreditar. É só ir até o Parque e ver e cheirar o cheiro de fezes. Estragaram 50 anos de história da Sanepar para economizar o dinheiro para outros fins.

  13. rubens
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 10:54 hs

    QUEREM FAZER UMA HOMENAGEM? ENTÃO VÃO NADAR NO RIO IGUAÇU! QUERO VER SE VAI TER ALGUÉM PRA TE ABRAÇAR DEPOIS! VERGONHA

  14. A idéia do Mazza CBN foi ótima
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 11:29 hs

    O jornalista Luiz Geraldo Mazza CBN Curitiba deu uma excelente ideia aos funcionários; “porque não se atiram no Rio Iguaçu”. A minha posição de consumidor e ludibriado pelo pseudo-tratamento do meu esgoto e o mesmo da Policia Federal e o IBAMA que advertem: “ao banhar-se no Rio Iguaçú, o infectado pode ser você”. Funcionários da Sanepar vocês estão sendo utilizados como massa de manobra! O que lastimável!

  15. E o Rio Iguaçu!
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 11:46 hs

    O mais digno seria abraçar o Rio Iguaçu e não uma estrutura de concreto! Várias autuações, tanto no âmbito municipal, no estadual e federal que chegam a quase 50 milhões, sem falar ações do Ministério Público. E ainda se consideram uma empresa conceituada na área ambiental? Vocês precisam rever seus conceitos! ass. Um consumidor enganado!

  16. Ana
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 12:22 hs

    Abracem a m..

  17. quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 12:51 hs

    bem..os fatos contra a Sanepar são claros…é verdade que a distribuição de água vai bem, mas em termos de esgoto, se for verdade o que se mostrou, pois até agora, nem PF, nem Sanepar mostraram a real situação do tratamento, a coisa é MUITO GRAVE…..quem deveria cuidar é a primeira a poluir, matar as águas que a própria empresa vive……..acho mais prudente, em vez de abraços, mostrarem a VERDADE de como o esgoto é tratado…….sem esconder nada….

  18. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 15:24 hs

    A melhor foi a do Mazza, que os desafiou a mergulhar no rio Iguaçu, próximo à estação de tratamento de esgotos. O repto faz lembrar o ex-governador carioca, Chagas Freitas, o famoso “Chagalhão”, que para provar que o rio Paraíba do Sul não era poluído como a dizia a imprensa, tirou a roupa e, de bermuda, entrou e nadou no rio. Beto Richa devia fazer o mesmo.

  19. Indignado
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 19:49 hs

    É fácil ver uma matéria onde aparecem pneus de caminhão, sofás, e achar que tudo aquilo passou por um bypass ou por um tubulação de no máximo 60cm de diâmetro… a Sanepar deve ter uma máquina que reduz o tamanho dos objetos na entrada e depois ao passar pela ETE eles voltam ao tamanho normal!!!! hua hua hua

    PELO AMOR DE DEUS!!! Primeiro o delegado conclua as investigações e depois dá o parecer… se não vamos continuar com essas “SHIT” na imprensa e no iguaçu

    Quando aos Saneparianos darem um mergulho no Iguaçu não sei, mas que o Sr. Luiz Geraldo Mazza deve ter tomado água direto do Iguaçu… isso com certeza pra falar tamanha asneira!!!!

  20. Vitor
    quinta-feira, 27 de setembro de 2012 – 22:17 hs

    O abraço foi tao forte e fedeu merda!!! Alguem tomou agua da Sanepar com Coliformes Fecais.

  21. Dom
    sexta-feira, 28 de setembro de 2012 – 0:51 hs

    Uma resposta aos srs. MAD MEN (ou seria mad man,no singular),SILVA JR.,JOEL, RUBENS e CONSUMIDOR ENGANADO, Prezados senhores vocês não entenderam o nosso protesto, o mesmo foi contra a truculência desmedida e as declaracões fora de própositos da PF. Se informem como é o saneamento nos demais estados da união e depois emitam as suas opiniões. Temos problemas sim, e lembrem-se que as gestões de governo se sucedem, porém nós permanecemos e temos ouvir de pessoas como vocês comentários dessa natureza. A vocês sugiro que amanhã ao tomar seu banhos após ter passado pelo vaso sanitário, ter produzido as suas mmmm, somos nós que bem ou mal, damos conta da mesma 24 horas por dia. Em tempo, pessoas como vocês me fazem refletir sobre o que é uma “massa de manobra”.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*