A liberdade sob risco, mais uma vez | Fábio Campana

A liberdade sob risco, mais uma vez

Pois, pois, corremos o risco de que a liberdade de imprensa soçobre sob o peso da judicialização. Explico. Os processos judiciais passaram a ser o principal instrumento de políticos, politiqueiros e politicalhos para inibir a liberdade de expressão. Eu mesmo enfrento esse tipo de ação que os poderosos de alto e de baixo coturno encontraram para agir, nas brechas da lei, contra quem exerce o seu papel de informar e criticar.

Agora, um blog está sob risco de sucumbir, o chamado “Blog do Tarso”. Não interessa saber que tipo de jornalismo faz, que posições defende ou que argumentos exibe. Mais importante é que a liberdade seja preservada. Os poderosos deveriam entender que estão na vida pública e seu ônus é enfrentar o debate público sobre os seus atos. Quem não tiver estrutura, que se recolha. E já é tempo de que surja quem possa, no Congresso, propor defesas mais eficientes para a liberdade de impresa, que não é um direito do jornalista, mas um direito da sociedade de saber e conviver com as opiniões mais diversas.

Afinal, não lutamos tanto contra o regime fardado para recuperar direitos e liberdades fundamentais para entregá-las agora sob a capa da judicialização.


13 comentários

  1. Zezão
    sábado, 1 de setembro de 2012 – 12:30 hs

    Fábio, por que você sequer MENCIONA que o que está tirando o blog do Tarso do ar são duas representações ajuizadas pela Coligação do DUCCI, com o apoio do Beto?
    Quem aqui é contra a liberdade de expressão?

  2. antonio carlos
    sábado, 1 de setembro de 2012 – 12:39 hs

    A Justiça Brasileira não é cega, surda e nem mesmo muda, porque de uma forma ou de outra consegue sempre o que quer. Como o escândalo do Mensalão era grande demais para varrer para baixo do tapete, os acusados pela roubalheira estão sendo julgados. Mas de quebra os donos da Suprema Corte querem levar uma vantagenzinha, um reajuste nos seus magros proventos que, gente como eu vai rebecer, se recber, parcelado em 3 vezes. A Justiça só beneficia quem dela não precisa, ou seja, os donos dos Poderes. ACarlos

  3. valdir bassai
    sábado, 1 de setembro de 2012 – 13:08 hs

    Meu caro fabio, enquanto tiver $$$$$$ na jogada a coisa descamba
    pra isso mesmo.
    Poucos são os que se manifestam quando surgem fatos relacionados
    ao tal controle da midia. Porque será?
    Lembro que ano passado aconteceu uma reunião da turma que quer
    calar a imprensa e o nosso principal jornal aqui de Curitiba apenas
    publicou sobre a tal reunião sem ter coragem de se posicionar a respeito
    sendo que o tal chefe do mensalão falou que a imprensa é livre demais.

  4. zangado
    sábado, 1 de setembro de 2012 – 13:26 hs

    DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
    Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)
    da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 (Brasil um dos signatários)

    Artigo XIX

    Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

  5. richard
    sábado, 1 de setembro de 2012 – 16:12 hs

    Faltou dizer que foi o sr. Luciano Ducci quem mandou fazer o serviço.

  6. Luiz
    sábado, 1 de setembro de 2012 – 21:48 hs

    Nada a ver com censura à liberdade de expressão e pensamento. Ou de imprensa, que seja no caso. É a lei, que está clara, e não foi observada. Se, divulgar pesquisas eleitorais, só pode mediante atenção a imperativos legais, devemos respeitar. Ponto final. Censura é outra coisa

  7. bertoni
    sábado, 1 de setembro de 2012 – 22:26 hs

    A liberdade de imprensa é apenas parte da Liberdade de Expressão. Ao que consta a imprensa não corre risco, mas a Liberdade de Expressão, está sim é atacada no Paraná em desrespeito ao artifo 220 da Constituição da República Federativa do Brasil que proíbe qualquer tipo de censura, seja ela estatal ou privada, política ou econômica, religiosa ou judicial ou qualquer outra censura.

  8. sergio silvestre
    domingo, 2 de setembro de 2012 – 0:55 hs

    Nós temos uma justiça cara(talvez a mais cara do mundo)e um salve se quem puder,ou quem for amigo dos caras.
    A coisa está ficando insustentavel,a ponto de uma simples pesquisa ser crivada de liminares em apenas dias.
    Uma das profissões mais rendosas são defensores e protetores de politico.
    Os ganhos destes advogados são astrono,icos e parece que seu colegiado cooperam para que as coisas enrolem.
    Vivemos sem sombra de duvida uma ditadura monetária e midiatica,onde serve para uns e não servem para os outros.
    É usado dois pesos e duas medidas ,principalmente para situacionistas.e já enredados com os magistrados.
    Do jeito que a coisa vai,vamos ser o paraiso dos reis e valetes,um absolutismo autoritário da nossa justiça,que não sabe qual variante pega para decifrar uma lei.

  9. richard
    domingo, 2 de setembro de 2012 – 8:02 hs

    A verdade é que Ducci e Beto não aguentam ouvir um NÃO, não admitem contestação. Hoje é o do tarso, o da thea, amanhã é o do esmael, depois pode ser o teu (caso você criticasse, claro). isso não é coisa que merecesse passar em branco. se fosse um petista que tivesse feito um décimo disso, o mundo já tinha acabado. Nossos jornalistas são imensamente passivos quando estão do lado do poder, mesmo sem conseguir ver dois passos na frente. Que uma hora, pode ser com eles, também. Quando isso acontecer, não vai adiantar fazer auê. Na ditadura foi assim, primeiro calaram os inimigos, depois subornaram os amigos. O terceiro ato foi esquecer dos dois e deixar bem claro que quem contestasse corria perigo.

  10. LUIZ
    domingo, 2 de setembro de 2012 – 8:28 hs

    CARO FABIO,NO CONGRESSO VAI SER DIFÍCIL ALGUÉM FAZER ALGUMA COISA NESSE SENTIDO,A MAIORIA QUE ESTA LA,É CAPACHO DO MOLUSCO E SUA QUADRILHA,E ISSO, O MENSALÃO JÁ PROVOU.

  11. Jorge
    domingo, 2 de setembro de 2012 – 11:24 hs

    De pleno acordo com suas colocações. Há que se por um freio nisso pois já está indo longe demais. Quem não tem cacife para encarar que sai do jogo. Onde já se viu?

  12. Ocimar
    domingo, 2 de setembro de 2012 – 15:20 hs

    TODO O LIXO DE ESQUERDA DEVE SER EXTIRPADO,É PROTEÇÃO PARA A RAÇA HUMANA.

  13. Genésio
    domingo, 2 de setembro de 2012 – 16:45 hs

    Só falou dizer o que o seo Tarso andou aprontando … enquanto a ignorância imperar e os maldosos se aproveitarem da falta de informação da população, teremos comentários como os que aqui acima estão postos. Chega de apologia à ilegalidade!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*