Por Merval Pereira
O Palácio do Planalto procura distanciar-se ao máximo do debate que ele suscita, e a presidente Dilma Rousseff já disse a interlocutores que essa é uma dor que o partido tem que sofrer e superar.
Mas não é apenas a oposição que joga suas esperanças num revés petista nesse julgamento. Também alguns partidos aliados não envolvidos nas acusações veem no eventual desgaste petista uma possibilidade de assumirem posições mais destacadas no governo federal.
O julgamento tem o potencial de definir as forças partidárias dentro e fora do PT, realinhando posições políticas e forjando um novo quadro de coalizões, seja qual for o resultado.
Não é à toa que, volta e meia, pessoas ligadas ao PT tentam afastar para longe do partido a palavra mensalão, especialmente em um ano eleitoral.
A tentativa mais alardeada foi a do próprio ex-presidente Lula, que assediou ministros do Supremo Tribunal Federal para convencê-los a adiar o julgamento para depois das eleições.
Tratou do tema diretamente com os ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, com os quais tem relações de amizade, e esbarrou na indignação do ministro Gilmar Mendes, a quem teria ameaçado com denúncias do PT na CPI do Cachoeira para obter sua adesão à tese.
Mendes levou essa tentativa de intimidação ao presidente do Supremo, e confirmou a manobra de Lula para a imprensa.
O PT reclamou também de o STF usar o termo mensalão em seu noticiário sobre o julgamento, que passou a ser tratado oficialmente apenas como “ação penal 470”.
Outra tentativa foi a de um grupo de advogados ligados ao PT, que enviou à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmem Lucia, um pedido para que não permitisse que o julgamento do mensalão fosse usado nos programas eleitorais dos partidos oposicionistas.
Agora, há um movimento para pedir à Justiça que os meios de comunicação sejam impedidos de usar o termo mensalão em seu noticiário, obrigando-os a falar sempre da “ação penal 470” quando se referirem ao julgamento em curso.
15 comentários
VEJA VEJA, porque voce nao colocou na capa da revista o inicio desse maior escandalo do brasil, nós brasileiros, temos que dar o troco para esses bandidos, gustavo a sua vice do pt deve esta envergonhada, ratinho depois desse escandalo vergonhoso do mensalao, voce ainda ama o pt, como voce falou , seu pai,
É uma boa questão,
Dilma, tão ligada à cúpula do PT,
Não sabia de nada?
Nem sonhava que A “thurma” estava se locupletando?
Aliás,
Qual é a opinião da Dilma sobre o mensalão e os mensaleiros?
Bom dia Fabio campanha da direitona … Lula 70% aprovação, Dima 60% … jornalistas comprometidos com a mentira … promove Lula e Dilma.
O pestismo vai pagar o preço da hipocrisia. Quem atirava a primeira pedra, como cansou de fazer o Demóstenes Torres, o mesmo vai acontecer com o pestismo, pego com o porco nas costas. ACarlos
Estamos torcendo para que, pelo menos eles sejam CONDENADOS a pagar uma cesta básica que seja,ficariam inelegíveis poe 8 anos, se não me engano, e seriam taxados de condenados.
Lula não passa de um ídolo de pés de barro. Como qualquer outro líder populista.
ESSA É A NOVA TURMA DE “cumpanheiros” DO GUSTAVO fruet
Mesmo sem conseguir, (ainda) implantar a censura através do ex minitro Frank Martins, um dos sequestradores do embaixador americano, e encarregado do assunto pelo petê, a petezada já dá o ar de sua graça, com a avant premiére de um Brasil sob suas garras.
A imprensa será a primeira a ser capada, conforme já acontece nos países hermanos, como Cuba; Argentina; Venezuela, e outros buracos onde já impera o comunismo criminoso!
Aos defensores da petezada safada, fica o alerta!
Li uma uma frase do Roberto Jeferson ¨¨Salvei O Brasil do Zé Dirceu¨¨ isso retrata uma realidade que o PT montou a maior e a mais eficiente equipe criminosa para roubar este país e ainda bem que tem um loco = esse Jeferson, senão onde iríamos parar. Acho que apesar de tudo, o Brasil deve muito a esse cidadão.
Tadeu rocha parece locutor de corrida de cavalo.
Fala tudo ao mesmo tempo e não diz nada.
Amigos, por estar ocupadissimo metendo o pau nol PT, paraná a fora, há algum tempo, permanecerei afastado deste r. e DEMOCRÁTICO blogg, palavra esta tão detestada pela corja petista mas, aproveitando a rápida passagem, úrge-me a vontade de chamar esta calhorda, este bãndido acima de PORCO.
Até mais.
A imprensa nacional, tem que passar por uma reciclagem, está desacreditada junto a
opinião publica, o mensalão é tão feio, como o que se passou em nossa ALEP, e camara municipal de Curitiba, e o povo ver a grande mídia jogar muitas falcatrus, debaixo do tapete, a corrupção é coisa nossa, não é previlegio do PT, COMO QUEREM
INSINUAR.
Hahahhahah
Jefferson salva o Brasil do Dirceu para entregá-lo ao cachoeira…
DEVERIAM É EXTERMINAR ESSE MALACO E TODA ESSA QUADRILHA petista,AÍ SIM PODERIAMOS CHAMAR O BRASIL NOVAMENTE DE PAÍS.
AOS BRASILEIROS QUE NÃO SÃO DA ALA CORRÚ–PT–A,COLOQUEM ADESIVOS NOS CARROS,NAS CASAS COM OS DEZERES “CADEIA PARA OS PETISTAS E A QUADRILHA DO MENSALÃO”.