Na PUC, Greca detalha propostas para saúde e habitação | Fábio Campana

Na PUC, Greca detalha propostas para saúde e habitação

O candidato do PMDB a prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, participou na manhã desta segunda-feira (13) de uma sabatina com estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), organizada pelo Centro Acadêmico Sobral Pinto, do curso de Direito.

Na oportunidade, Greca falou sobre temas como saneamento básico, educação, moradia, IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), transporte e sobre a sua candidatura 16 anos após deixar a prefeitura com grande aprovação popular. Greca foi o último prefeito de Curitiba antes de ser aprovada a reeleição para chefes de cargos Executivos.

“Me propus a voltar a servir Curitiba pois a cidade vem perdendo em sua capacidade de inovação. O que quero é questionar a cidade. Não podemos deixar que nossa Curitiba caia num abatimento de copiar aquilo que São Paulo tem de pior”, disse Greca.

Participaram da sabatina estudantes de Direito e Jornalismo, além de professores e funcionários que tiveram oportunidade de fazer perguntas ao candidato.

Saúde metropolitana
O estudante de Direito Pedro Bernardo indagou o peemedebista sobre a deficiência do sistema de saúde de Curitiba, afetado pela grande demanda de pacientes oriundos de cidades da Região Metropolitana.

“Há um problema de adminstração e logística. O que fazer? Temos que comprar mais leitos para a criação de uma rede hospitalar de apoio, organizando a rotina com 120 postos abrindo 12 horas e 15 postos funcionando até a meia noite, para aliviar a rede 24 horas”, explicou o candidato.

Greca também falou de sua proposta de parceria com universidades para manter leitos para suportar a demanda de toda a região.

“No sistema 24 horas prevalecerá o atendimento de SAMU em casos de urgência e nos prontos-socorros o atendimento de emergência, média e alta complexidade. É preciso organizar os sistema com uma boa gestão e isto inclui a fundamental parceria com as universidades”, informou.

Para o atendimento clínico a ideia do candidato é de que sejam criados, em parceria com os governos federal e estadual, 12 centros de saúde, 8 em Curitiba e quatro na Região Metropolitana, tirando a demora em Curitiba.

Moradia
Já o estudante de Jornalismo, Gabriel Araújo, questionou o peemedebista sobre a questão da moradia para as famílias de menor renda e o trato com os movimentos sociais. Araújo lembrou que aproximadamente 60 mil famílias não tem moradia própria na capital paranaense.

Ex-presidente da COHAPAR e idealizador de áreas de habitação popular como o Bairro Novo e as Moradias Santa Rita, Greca ressaltou a importância de se garantir o direito a moradia de famílias que ganham de zero à três salários mínimos.

“Nossa diretriz será comprar terras urbanas para realocar as famílias em situação de risco e sem moradia. Senão for possível comprar em Curitiba, investiremos em terrenos na Região Metropolitana para os programas de habitação da COHAB”.

Outra ideia apresentada por Greca é a ocupação de casas e apartamentos desocupados, com o financiamento ou o aluguel social, assim como é feito em outras cidades.

“O prefeito tem a obrigação de fazer a cidade avançar no sentido de ter igualdade de oportunidade para todos”, finalizou o candidato do PMDB.


6 comentários

  1. IW
    segunda-feira, 13 de agosto de 2012 – 18:42 hs

    Sabe do que fala. Tem conhecimento e capacidade para melhorar nossa cidade, falta-lhe a máquina…
    Pelo que está aparecendo agora em termos de administração municipal acho que eleições todo ano seriam salutares para os cidadãos curitibanos.
    Só a saúde municipal não melhora de jeito nenhum porque já acabou a muito, e morta foi sepultada justamente por um médico…

  2. TO FALANDO
    segunda-feira, 13 de agosto de 2012 – 18:44 hs

    Pois é. Enquanto os demais ficam se acusando ou se vangloriando dos feitos que irão realizar o Greca está discutindo propostas. Eu pessoalmente não iria inicialmente votar nele, mas estou repensando está situação e até 07/10/2012 já terei o meu candidato.

  3. Matias'
    terça-feira, 14 de agosto de 2012 – 13:12 hs

    As respostas do Greca foram muito boas. Mas será mesmo que ele fará tudo isso? Tenho minhas dúvidas, não sei se posso confiar no candidato. E algumas atitudes que ele veem mostrando em sua campanha me deixam com a pulga atrás da orelha. Tenho a impressão que não posso arriscar nele.

  4. Luiz
    terça-feira, 14 de agosto de 2012 – 17:14 hs

    a saúde do povo será movida à energia solar.

  5. kleberson
    terça-feira, 14 de agosto de 2012 – 18:18 hs

    Pois é mas eu vi problemas do govrno Lerner se tornarem piores ou permanecerem na mesma durante a adm de Greca! Problemas esses que pra mim particularmente pesaram

  6. Bob
    terça-feira, 14 de agosto de 2012 – 18:25 hs

    o Greca quer resolver 174092472487012 problemas ao mesmo tempo e quer transformar em 4 anos a cidade de Curitiba em Nova York…

    só nao sei daonde vai tirar equipe, tempo, dinheiro e infra estrutura pra tudo isso! Tá falando demais esse gordinho

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*