Mensalão: esta semana deve decidir destino de 6 dos 37 reús | Fábio Campana

Mensalão: esta semana deve decidir destino de 6 dos 37 reús

Da Carolina Brígido, Jaílton de Carvalho e Evandro Eboli, O Globo:

O julgamento do mensalão entra nesta segunda-feira em nova fase, mais veloz e reveladora. Depois dos longos votos do relator, Joaquim Barbosa, e do revisor, Ricardo Lewandowski, pela primeira vez os outros nove ministros terão a chance de se pronunciar, trazendo à luz suas tendências para condenar ou absolver os réus.


O primeiro deixou claro um viés condenatório. O segundo condenou alguns crimes e absolveu outros. A partir da sessão desta segunda-feira, será possível saber se a Corte se dividirá em dois times: o do relator e o do revisor.

O ministro Luiz Fux tem conversado com cada um dos colegas para convencê-los a votar em até duas horas. Se o plano der certo, até quinta-feira estará traçado o destino de seis dos 37 réus. Embora preze pela celeridade do julgamento, o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, deixou a cargo dos colegas decidir por quanto tempo falarão. Nesta segunda-feira, o relator ainda falará por 20 minutos, e o revisor terá o mesmo tempo.


7 comentários

  1. tadeu rocha
    segunda-feira, 27 de agosto de 2012 – 12:19 hs

    SERA QUE SAI O RESULTADO ANTES DAS ELEIÇOES, BEM SE LULA DEIXAR, EU NAO ENTENDO O LULA JA ERA,, NÓS BRASILEIROS TEMOS QUE COBRAS O MENSALAO ANTES DAS ELEIÇOES… UM MEIO JA LIBERARAM,AGORA ELES ESTAO ACHANDO QUE O JUIZ ERROU SERA SERAS.

  2. Geraldo Martins
    segunda-feira, 27 de agosto de 2012 – 13:03 hs

    Bem, o tal do Lewandoski já começou a mijar fora da bacia.

  3. Adilson
    segunda-feira, 27 de agosto de 2012 – 13:21 hs

    Pelo andar da carruagem, vai sobra é mais uma vez para o povo posar de idiotas, onde politicos fazem o que querem, arranjam advogados caríssimos, juízes complacentes com tanta bandalheira, e o povo posa de tolos, “deveriam votar melhor”, as provas não são consistentes e por aí vai. O Supremo deveria sim, mostrar sua força não passando a mão na cabeça de gente sem um pingo de ética, que faz e usou-se do erário público e fica por isso mesmo, diga-se o juiz Lewandovisk. Só sei que me sinto lesado como cidadão e decepcionado com esse tribunal que demosntra ser muito condencendente em vez de mostrar força. Mas é Brasil, né?

  4. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 27 de agosto de 2012 – 13:29 hs

    Magri criou “imexível”. O guarda de trânsito acaba de criar “levandovisqui”. Quanto eu levandoviski prá rasgar a sua multa?, pergunta êle.

  5. fiscalde realeza
    segunda-feira, 27 de agosto de 2012 – 15:49 hs

    PAREIRAS RODRIGUES

    QUEM RASGA MULTAS É O BETO E O LUCIANO COM A ANTIGA URBES E A ATUAL SETRAN
    ESSES SAO RESPONSAVEIS PELO ANDAR MAL DE CURITIBA E O PARANÁ

  6. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 27 de agosto de 2012 – 17:25 hs

    Ô Fiscal: Multa é prá motorista estressado, barbeiro, intolerante, deseducado, desrespeitador da legislação do trânsito.

    E vê se aprende a copiar corretamente o meu nome. É com dois erres ou você é da turma das cotas?

  7. Bill
    segunda-feira, 27 de agosto de 2012 – 17:53 hs

    fiscalde realeza,
    É mais educado e inteligente que, quando não se tem conhecimento do assunto,, não opinar , mesmo porque demonstra ignorância à questão, como é seu caso.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*