Greca sugere a criação de um Pólo Industrial de Reciclados em Curitiba | Fábio Campana

Greca sugere a criação de um Pólo Industrial de Reciclados em Curitiba

Ao conhecer a iniciativa empreendedora do Sabão Vegetal, da engenheira química Adriana Carneiro, o candidato a prefeito do PMDB, Rafael Greca, sugeriu a construção de um Pólo Industrial de Reciclados em Curitiba.

O Sabão Vegetal, produzido na região de Curitiba e litoral, é proveniente da compra e doação de óleo de cozinha usado. Em unidades de coleta, as pessoas trocam uma garrafa de óleo usado por uma barra de sabão ecológico.

Para Greca, a iniciativa é importante pois além de ser um produto ecologicamente correto, promove a conscientização das pessoas para que não descartem óleo na pia, ação que causa entupimento e refluxo do esgoto, além de impedir a passagem de água.

“Essa boa idéia que a Adriana teve, de transformar óleo usado, resíduo orgânico, em sabão ecológico, é mais uma das que nós pretendemos aplicar em Curitiba. Vamos criar um pólo industrial de produtos reciclados, reaproveitáveis e ecologicamente corretos.” disse Greca.

O Polo Industrial de Reciclados iria de encontro a outras ações desenvolvidas na cidade, como a produção de plástico de amido, tecidos a partir de garrafas pet, madeira produzida com plástico e serragem, pisos e asfalto de pneus velhos, lixo transformado em energia, entre outras.

Segundo Greca a ideia teria o mesmo princípio do Pólo do Software de Curitiba, criado em 1994 na sua primeira gestão (1993-1996), para que a cidade se voltasse então à indústria de eletrônicos e software.

Sabão Ecológico
Segundo Adriana, sua equipe desenvolveu uma metodologia para a sensibilização da comunidade sobre os impactos negativos gerados pelo descarte inadequado do óleo de fritura usado, além de implementar ações focadas na coleta seletiva, utilizando uma rotina na logística reversa da cadeia produtiva do óleo de fritura.

“Também recolhemos o óleo nas escolas municipais de Guaratuba e Pontal do Paraná. Incentivamos as crianças a levar o óleo de fritura através da troca do resíduo por Sabão Vegetal. O slogan é ‘traga a sujeira de casa e leve limpeza’”, disse Adriana.

“Para que o objetivo principal da empresa seja alcançado, o qual é atuar significativamente no controle e prevenção da poluição urbana e industrial faz-se necessário o apoio da sociedade e incentivo governamental”, completou.

O produto é atualmente é o único saponáceo obtido a partir do óleo de fritura reconhecido pela ANVISA, além de ser liberado por orgãos como o IAP.

“Queremos que as pessoas quem tem idéias assim ajudem Curitiba a voltar a ser a cidade ecológica.” disse Greca, ao parabenizar Adriana pela iniciativa.


5 comentários

  1. Ayrton Silva
    segunda-feira, 6 de agosto de 2012 – 17:51 hs

    Boa ideia.Poderiamos reciclar o Rafael Greca. Quem sabe ele se higieniza do mal que o Requião e do seu ato de traição ao Lerner e pode ser aproveitado para alguma coisa útil. Quem sabe vistoriando as floreiras da rua XV.

  2. Francisco Teixeira
    segunda-feira, 6 de agosto de 2012 – 22:34 hs

    De pessoas com iniciativas assim como essa da Adriana, deveria ser olhada com bastante atenção pelos Órgãos do Governo da área o ano todo, não somente em épocas eleitorais. O incentivo, é mais que necessário, é a sobrevida do empreendimento. Sem apoio é quase impossível entrar no mercado atualmente. As redes de supermercados deveriam olhar esses produtos genuinamente paranaenses com outros olhos. Vamos apoiar.

  3. Marcos
    terça-feira, 7 de agosto de 2012 – 13:34 hs

    O Greca é o cara dos projetos ambientais, tem idéias bacanas até, porém a cidade precisa de muito mais que isso, e nos quesitos saúde, educação e segurança eu não vi propostas viáveis. Prefiro ainda as propostas do Gustavo, que são firmes e apoiadoras as causas mais necessitadas no momento.

  4. GASTÃO
    quarta-feira, 8 de agosto de 2012 – 0:58 hs

    ####TUDO BEM,COM ESTA MATÉRIA. MAS NA FOTO NÃO DAVA PARA APARECER SOZINHA A “BONITINHA DA ADRIANE”???###

  5. carvalho
    sexta-feira, 10 de agosto de 2012 – 20:32 hs

    Esse Greca e uma piada….vive no tunel do tempo..se recicla home..volta pra casinha…e hora de nana..lava bem os pes e nao esqueca de passar talco granado nos vaos dos dedos…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*