Espontânea do Ibope | Fábio Campana

Espontânea do Ibope

Na pesquisa espontânea do Ibope, aquela em que os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, 39% do eleitores declarou não saber em que votará ou preferiu não opinar. Ratinho Jr tem 17% das intenções de voto; Luciano Ducci tem 16%; Gustavo Fruet, 12% e Rafael Greca, 3%. Os demais candidatos não somaram 1%. Brancos e nulos contabilizaram 12% nesta metodologia.

A pesquisa foi realizada entre 21 e 23 de agosto. O Ibope entrevistou 602 eleitores em Curitiba. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no TRE-PR tem número PR-00066/2012.


29 comentários

  1. Luis
    sexta-feira, 24 de agosto de 2012 – 22:46 hs

    Mas é ruim de voto esse Docinho do Beto e da Fernanda.

  2. Pastor Perri
    sexta-feira, 24 de agosto de 2012 – 23:55 hs

    E pensar que se o Leprevost ou o Francischini fosse o vice a eleição estaria ganha….

  3. Veridiana do Bairro Alto
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 1:00 hs

    Ué, o Rubens Bueno não ia garantir a vitória do Ducci no primeiro turno ?
    Mal aconselhado, o senhor governador traiu o Francischini, o Mauro Moraes,o Leprevost e o Bertoldi, colocou um ET de Campo Mourão na chapa majoritária, e agora não consegue alavancar seu candidato.
    Vai dar Ratinho !!!

  4. Lindolfo Austáquio
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 7:43 hs

    Nossa o Greca surpreendeu já esta com 3% !!

  5. Joao Carlos
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 7:47 hs

    O candidato do Governador nao decola mesmo…Nem com o vice Rubens Bueno ele subiu,,,,Vai Ratinho e Fruet p o segundo turno….

  6. S I N F R O N I O
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 8:14 hs

    Reflexo do choque de gestão do Beto Richa, que até agora só foi sentido no nosso bolso
    com os tarifáso do Detran, ainda acho que da Gustavo, pois a final e dos carecas que elas gostam mais, segundo uma modinha carnavalesca dos anos 60.

  7. CLOVIS PENA - O trôco do povo!
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 8:19 hs

    Eleição para uma prefeitura não pode ser uma caríssima arrumação de esquema para a próxima eleição dos mesmos.
    .
    Arrumem as calçadas, pelo menos ! (afinal é só mandar fazer, pois quem paga é o morador). Nem isto ?
    .
    Zé da bílblia neles !

  8. Curitibano
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 8:53 hs

    Os poderosos se mordem de raiva,pois Ratinho Jr não tem apoio de nenhuma máquina estadual e federal.No entanto tá aí desbancando esses que tem apoio daqui dali.é ratinho prefeito d curitiba.

  9. Paulo Junior
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 9:09 hs

    O que esta em jogo nestas eleições, não é somente a Prefeitura de Curitiba, mas também o Governo do Estado em 2014. É só ver a quantidade de Secretários de Estado se licenciando para participar da campanha do Ducci. Por isso, com 3 candidatos fortes, esta eleição será decidida nos detalhes, e que vence o melhor para Curitiba.

  10. Marcelo
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 9:11 hs

    Segundo o IBOP, num eventual Segundo Turno, Ducci perderia tanto pro Ratinho Jr., quanto pro Gustavo Fruet.

  11. Chupa Duce
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 9:14 hs

    Imagina o barco partindo para campo mourão… Duce, Beto, Ezequias, Limpinho, Fernanda… No porto , assistindo de camarote e batendo palmas, todos os que foram traídos por essa turma (muita gente heim?????????, inclusive o Derosso e o ex-candidato a Prefeito do PSDB em Campo Mourão que foi tirado da disputa por ordem do governador para fazer acordo com o Limpinho, apesar de estar na frente nas pesquisas.. Chupa Duce e companhia, aqui se faz, aqui se paga!!!!!! Vamos votar Ratinho Jr e em 2014, o chumbo vem grosso pra voces!

  12. Marcela Mendes
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 9:19 hs

    O Luciano e o Ratinho Jr. estão tecnicamente empatados. Mas o povo não é ingênuo. O melhor para Curitiba é o nosso Prefeito.

  13. Andreza Santos
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 9:20 hs

    Pesquisas são pesquisas. Na hora da urna, vai dar Luciano. O povo vai ver que o melhor para Curitiba é o nosso Prefeito.

  14. Robson Alencar
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 9:30 hs

    LUCIANO É O MELHOR PARA CURITIBA. NÃO DÁ NADA ESSA PESQUISA. O EMPATE ESTÁ AÍ, MAS A VITÓRIA É DELE.

  15. ACORDA CURITIBA
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 9:44 hs

    A cidade que é ou foi modelo de urbanização, entrando em decadência – colocar em sua prefeitura um Ratinho Jr. cuja virtude é o pai ter um péssimo programa de televisão muito assistido pelos petistas e outros roedores?

  16. Luiz Carlos
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 10:48 hs

    Acredito que vai dar Luciano mesmo.

  17. Alessandro
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 11:26 hs

    Deus nos livre desse pouca-prática.

  18. Selena
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 13:26 hs

    Ratinho junior? Ta loko!!! Pergunta pro povo do norte quem sao esses caras

  19. marisol martins
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 13:35 hs

    o povo não é burro,,,ta prestando atenção,,,nos posto sem medicos,,nos 24horas super lotados,,queremos inovar,pra quem se importa com a gente,,nao cuidando do centro,dos bairros nobres,,vila também mora gente,,e gente carente que precisa de atenção

  20. marisol martins
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 13:45 hs

    vai ser vitoria na certa de ratinho jr,,,,,ele sim não tem nada a esconder,,,gente como a gente transparente,,precisamos de um prefeito que receba povo,não se esconda,,,quando o povo tiver revoltado querendo resposta,com saude não se brinca,o povo não é mais bobo não

  21. Luiz Cruz
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 13:58 hs

    Sou ELEITOR e sou POVO e por isto VOTO em RATINHO JR, porque consigo ver nele a OPORTUNIDADE de MUDANÇA, não sou contra outros candidatos, porém, tenho LIBERDADE de escolher o MELHOR CANDIDATO com as MELHORES PROPOSTAS, assim sendo, consegui ver neste jovem, algo que os outros não mostraram quando tiveram sua oportunidade, inclusive, porque nossa SAÚDE ESTÁ DOENTE, nossa SEGURANÇA ESTÁ QUEBRADA e nossa EDUCAÇÃO FÁLIDA, ou seja, ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA com as administrações que aí estão. Com relação as pesquisas, acredito que elas funcionam sim, até porque em tempos atrás um outro candidato provou isto, quando 85% dos eleitores indicavam que ele iria ganhar as eleições em primeiro turno, e, isto realmente aconteceu, desta forma, jamais devemos afirmar que pesquisas são coisas sem fundamento.

  22. rodrigo hubert
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 17:55 hs

    TEMOS QUE ANALISAR A LEITURA DAS PESQUISAS.
    O GRUPO DO BETO E CIA JA CANSOU. TANTO QUE NAM CONSEQUE TRANSFERIR SEUS VOTOS.
    EU SOU UM QUE CANSEI DESSE GRUPO QUE SO PENSA NA PROXIMA ELEIÇAO E ESQUECE DE GOVERNAR.

  23. Vitor
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 18:08 hs

    só alguém muito cego pra não perceber que todas as obras que o Ducci começou a fazer são eleitoreiras… se não fossem ele começava antes. Como muitos conhecidos meus dizem: quem vota no Ducci não depende do ônibus nos horários de pico, nem de um postinho 24H ou muito menos mora numa região perigosa de Curitiba. Votem consciente meu povo, vamos renovar a política pra ver se algo melhora.

  24. Valeria Maranhao
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 18:57 hs

    Se Ratinho se tornar prefeito de Curitiba é pq a cidade nao é mais a mesma. Lamentavelmente o radialista comediante tornara Curitiba um laboratorio, pois nao tem nenhuma experiencia administrativa!!!

  25. Celso Rocha
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 21:16 hs

    EM RELAÇÃO HÁ ESTÁ QUESTÃO DE QUEM APOIA QUEM POLITICAMENTE EM CURITIBA JÁ ESTÁ TUDO PRATICAMENTE DECIDIDO E NÃO TEM MOBILIZAÇÃO, PROPAGANDA OU “COMPRAÇÃO” POLÍTICA QUE DÊ JEITO, OU SEJA:
    A) OS TRABALHADORES POBRES E ÁS CAMADAS SIMPLES DA POPULAÇÃO NAS PERIFERIAS E QUE SÃO MAIORIA ELEITORAL EM CURITIBA, VOTAM EM RATINHO JUNIOR!
    B) OS QUE FICAM ENTRE A ELITE ARREPENDIDA E ÁS CAMADAS MAIS POPULARES E HUMILDES DA CIDADE VOTAM COM GUSTAVO FRUET E UM POUCO FICA COM RAFAEL GRECA E OS DEMAIS CANDIDATOS INTERMEDIÁRIOS!
    C) AGORA A ELITE RICA CURITIBANA DEFENSORA DA FORMA NEOLIBERAL DE SE FAZER POLÍTICA QUE SE DIZ “ELEGANTE E BEM DE VIDA”, COM SEUS CARRÕES IMPORTADOS, QUE MORAM EM CASAS, APARTAMENTOS E CONDOMÍNIOS DE LUXO NO CENTRO DA CIDADE E NOS BAIRROS MELHORES ESTRUTURADOS! VOTAM EM LUCIANO DUCCI!

    Em Curitiba essa ideologia neoliberal invadiu as universidades, através da ofensiva ideológica, a massa, por meio da doutrinação da “mídia” a partir do governo do Prefeito Jaime Lerner e dela para cá transformou-se na doutrina oficial usada para justificar a destruição da administração municipal e o desmonte de seus serviços básicos. Para conseguir a destruição “mídia tendenciosa” foi totalmente mobilizada nestes últimos anos. Comentaristas de programas televisivos diários, revistas e noticiários cerraram fileiras a favor da pregação ideológica, todas as horas do dia e da noite. Polpudos cachês foram pagos e prestigiosos eventos foram organizados nos hotéis de grande luxo para doutrinar personalidades acadêmicas, empresários, jornalistas e outros administradores públicos. Resumindo os povos que se afirmaram como principais personagens da grande aventura humana e como senhores de seu próprio destino construíram sua identidade e sua soberania, reivindicando, antes de tudo, seus próprios interesses, os valores da cultura do seu povo, o direito a um caminho próprio para a construção da sua força política. Para os grupos e partidos políticos neoliberais o atendimento das necessidades básicas daqueles que por ela foram excluídos do poder, “não está sequer em discussão”. Esses representantes e o pessoal que lhes apoiam não perceberam que nas periferias há o desemprego gente com baixo salário e sem acesso ao mercado de trabalho ou a algum tipo de ajuda, e ás crianças e adolescentes só podem sobreviver de modo ‘ilegal’: de atividades marginais ( limpar pára-brisas de carros nas esquinas, tomar conta de carros nas ruas, traficar e viciar outros em drogas,…etc.) ou de pequenos furtos. São atividades que atrapalham a vida das pessoas “elegantes do bem” que são, vejam só, integradas na sociedade produtiva. Não somente atrapalham, mas “os elegantes” se sentem ameaçadas por estas crianças da periferia como eles dizem “cheias de bandidos e assaltantes”. Para essa elite “das pessoa bem de vida” as periferias são ameaças ( reais ou ilusórias, não importa), não são inocentes. São culpadas. Não importa se ainda não cometeram algum delito. São culpadas por delitos que, por certo, irão cometer. São condenadas antecipadamente. Por essa razão, nem os assassinatos de crianças e adolescentes pobres não chocam mais a consciência social. A ‘fé cristã’ ou o espírito humanitário parece que não tem mais nada a ver com eles e com essas coisas. A insensibilidade dos “elegantes bem de vida” diante dos sofrimentos dos pobres é hoje uma marca da “nata” da sociedade curitibana. Adultos ou crianças, não importa. Se são pobres, são culpados. Do quê? Não importa!”

  26. Arruia
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 21:27 hs

    GUSTAVO NELES !!!
    VOTAMOS 12 !!!

  27. Geronimo
    sábado, 25 de agosto de 2012 – 22:22 hs

    Bateu o desespero!!!

  28. Celso Rocha
    domingo, 26 de agosto de 2012 – 0:57 hs

    Está pesquisa é do até hoje mal falado IBOPE por ser tendencioso ás elites conforme á sua força com seus representantes no poder! Inclusive por muitos políticos entre os quais os que hoje ele aponta como atrás na disputa eleitoral em Curitiba! Uma coisa é certa! Se á fraude ou erro não iriam acontecer a favor do povo pobre das periferias de Curitiba que são a maioria eleitoral e que decide eleição na cidade! No palco desta disputa eleitoral está o fracasso do neoliberalismo de um grupo arrogante, egoísta, vaidoso, autoritário e desumano das elites que faz alguns anos que estão no poder municipal em Curitiba que vivem enfeitados de teorias econômica “sucateantes e terceirizantes” do estado municipal! Atrás do palco, nos bastidores, está um fortíssimo instrumento de lutas políticas das periferias de Curitiba que é o argumento do “abandono a sua própria sorte” quando precisava do poder público mais próximo delas que é a Prefeitura Municipal de Curitiba.
    Beto Richa como um dos expoentes maior desta elite ponposa, juntamente com Luciano Ducci e diversos vereadores que lhes apoiaram e lhes apoiam estão começando a pagar e os pobres dos bairros afastados do centro de Curitiba, dos condomínios e dos apartamentos de luxo estão apresentando a fatura política! Essa gente demonstrou não apenas uma insensibilidade em relação aos sofrimentos dos que estão na pobreza, como uma completa irresponsabilidade em relação ao destino da cidade. Ou seja, a elitizaram tipo assim “compraram uma BMW, MERCEDES BENZ ou FERRARI” e disseram “que sejam arrumadas e preparadas numa oficina de carroça de cavalo”. Enfim a insensibilidade moral e despreocupação irresponsável estão aí amplamente divulgados nos casos de corrupção deste grupo político através de seus representantes na pessoas de alguns vereadores.” “Ao contrário do que professam as teorias liberais, os excluídos não são um resíduo – segmento social que ficou para trás e ainda não foi atingido pelo nível de desenvolvimento alcançado pelos por eles e segundo eles em suas metidez que se consideram os “bem de vida”. Esse tipo postura procura passar a idéia de que a pobreza desses contingentes da população nas periferias pobres de Curitiba, constitui uma situação transitória, uma etapa que será naturalmente superada à medida que a riqueza dos “bem de vida” como eles se consideram “vazar” (quando algo vaza é porque estragou) para os mais pobres. Não. O estilo de vida deles é evidente nunca irá integrar “naturalmente” essa camada social. Ao contrário, ela é parte integrante e interessante ao bolso do sistema mesquinho, desumano, político e econômico montado em Curitiba, e sua pobreza serve ao conforto da maioria “‘bem posta na vida”. Os “elegantes” de Curitiba aumentaram a distância entre eles e os pobres com a especulação imobiliária junto ao atraso tecnológico. A farsa neoliberal de poder deles destruiu ás aeras essenciais de apoio ao povo em Curitiba á situação atualmente, não mais construiu parques públicos, cidovias , escolas e hospitais públicos. O motivo é um só: os “bem de vida” na sua maioria eleitoral exige o seu conforto particular a curto prazo e se opõe, a qualquer outra exigência de solidariedade.

  29. Walter
    segunda-feira, 27 de agosto de 2012 – 17:22 hs

    JUNTOS ENGARRAFADOS NAS PESQUISAS,

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*