Em Curitiba, nem Lula nem Dilma são destaque em propaganda eleitoral | Fábio Campana

Em Curitiba, nem Lula nem Dilma são destaque em propaganda eleitoral

Foto: Arnaldo Alves/AENotí­cias

De Estelita Hass Carazzai, Folha de S. Paulo:

No primeiro dia de propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito em Curitiba, nem o ex-presidente Lula nem a presidente Dilma Rousseff foram destaque nos programas dos principais postulantes ao cargo.

O padrinho em evidência foi o tucano Beto Richa, governador do Paraná, que foi prefeito de Curitiba por dois mandatos e alcançou índices de 84% de aprovação.

Richa foi a principal estrela do programa de Luciano Ducci (PSB), que foi seu vice até 2010 e hoje é candidato à reeleição. O programa de Ducci, com dez minutos de duração, usou o tempo inteiro o bordão “Juntos” e deu destaque à parceria com o atual governador.

Gustavo Fruet (PDT), que deixou o PSDB no ano passado e hoje está aliado ao PT, preferiu usar seus seis minutos para falar sobre sua biografia e sua carreira política como vereador e deputado federal, destacando seu vínculo com a cidade.

Criticado pelos opositores por sua aliança com o PT, Fruet não mencionou nem Dilma nem o PT no primeiro dia de propaganda eleitoral –tática diferente da adotada por Ducci, que fez questão de dizer que seu partido “faz parte da base aliada da presidente Dilma”.

Ratinho Junior (PSC), que busca conquistar os votos da classe média, trouxe, nos quatro minutos de seu programa, depoimentos de empresários e médicos conhecidos na cidade elogiando sua “humildade” e a “inovação” que representa.

Os três candidatos estão empatados tecnicamente na liderança das intenções de voto, segundo as pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas até agora.

Rafael Greca (PMDB) destacou as ações que fez quando prefeito de Curitiba, entre 1993 e 1996, e falou de sua paixão pela cidade.

O programa, com quatro minutos de duração, ainda trouxe um depoimento do principal apoiador de sua candidatura, o senador Roberto Requião (PMDB), que disse que Greca representa “o velho MDB de guerra”.


18 comentários

  1. antonio
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 10:30 hs

    Foi prefeito por um mandato e meio pois não cumpriu o seu compromisso de governar a prefeitura por dois mandatos.

  2. Jorge Mazon
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 11:15 hs

    A dupla Beto Richa e TRE trabalham juntos! para derrotar a oposição. Na eleição passada essa dupla proibiu a divulgação das pesquisas que eram desfavoráveis à Richa. Este ano, Beto trata o povo curitibano como um bando de idiotas, e agora com o apoio do TRE usa dados das pesquisas para promover o seu candidato, o enfadonho Ducci. Acorda Curitiba!

  3. Marcela Mendes
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 11:37 hs

    FATO: O LUCIANO NÃO TEM NADA A ESCONDER. MUITO PELO CONTRÁRIO, TRAZ O BETO COMO SUA REFERÊNCIA POIS ELE DEU CONTINUIDADE AO TRABALHO DO ATUAL GOVERNADOR. UMA CAMPANHA LIMPA, SEM MELINDRES COM PARTIDOS PROBLEMÁTICOS

  4. Ocimar
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 11:58 hs

    É QUE AQUI TEM GOVERNO,LIXO NÃO TEM VEZ.

  5. Washington
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 12:16 hs

    Por maior boa vontade que eu possa ter e imparcialidade de julgamento quanto ao prefeito na epoca Beto Richa eu possa ter, não consigo ver em nada uma aprovação de 84% aqui considerada a ele. Em que feitos concretos afinal ele conseguiu ter esta aprovação de 84% de satisfação dos curitibanos?

  6. Clainor
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 13:33 hs

    A MANUTENÇÃO DA PARENTAIADA EM CARGOS PÚBLICOS ESTÁ GARANTIDA, NÃO IMAGINAVA SENTIR SAUDADE DO REQUIÃO, NÃ VERDADE NÃO DELE MAS DA INTEGRIDADE MORAL.
    BETO TRAIU COMPANHEIROS E DUCCI PROMOVE ALMOÇO FALANDO CONTRA PT, ALIADOS NO GOVERNO DILMA. TEM CACHORRO BRAVO POR ESTAREM USANDO O NOME DELES NA POLITICA.

  7. O Censurado
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 14:14 hs

    Sra. Marcela Mendes, desculpe, mas…. Campanha Limpa?? Onde? O seu Governador Richa foi Reeleito Prefeito e prometeu governar a cidade até o final do mandato, traiu seus eleitores e a cidade. Até agora em quase 2 anos, nada fez pelo Paraná!!! Deixou o Ducci como Prefeito ( Prefeito de Paraquedas) que não criou nada à sua cara, só fez (qdo fez) seguindo o que o Richa deixou, antes de Abandonar a Prefeitura. Limpa??? Que manipula pesquisas como a do Ibope?? Qua manda rasgar os cavaletes de seus adversários? Limpa que se junta ao Bueno, que nem de curitiba é??? E que fala mal do PT num jantar, mas tenta vincular a imagem do Ducci à Dilma??? Vc ta mal informada ou é cargo comissionado do Richa ou do Ducci!!

  8. jackson luiz
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 14:37 hs

    O PADRINHO BETO A AJUDA TRE, IMAGINE SÓ, COMO O TAL LUCIANO ESTÁ FORTE, QUANTA DEMAGOGIA, ETA CURITIBA LINDA E MENTIROSA.

  9. LOOK
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 15:00 hs

    Não sabia dessa amizade forte entre a Presidente e o Governador?

  10. Motoqueiro Infernal !!!
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 15:11 hs

    Nada contra o governador, mas ele disse uma coisa e fez outra… curitiboca não esquece… quanto ao molusco, eu não gosto mesmo!

  11. antonio
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 15:25 hs

    Luciano é um marionete do Richa, servindo apenas aos interesses eleitoreios deste. Dessa forma não faz e nunca fará sombra.
    Terá na Prefeitura alguém que cumpre as suas ordens. Tal qual o Ricardo Barros em Maringá, que na realidade era quem mandava na Prefeitura, só que caiu do cavalo.

  12. Laura Becker
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 15:30 hs

    Te digo o porque, justamente porque o Gustavo sabe andar sozinho, Ele nunca nasceu grudado no PT assim como o Luciano no Beto, então conta com o apoio do PT sim, mas aqui faz sua campanha por ele mesmo. E isso eu chamo de candidato. Que não dependa de um pai pra falar por ele.

  13. Valeria Maranhao
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 15:38 hs

    O importante eh governar com competencia, e isto Luciano tem de sobra!! Nao dá para fazer experiencia governando pela 1ª vez a capital paranaense!!!

  14. Servidor Municipal
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 15:47 hs

    Na verdade Beto Richa e Ducci não estão nem aí para a política para o povo. Visam apenas o poder para satisfazer interesses econômicos e egocêntricos sem falar de vaidade. Beto Richa é o que se chama na linguagem dos boleiros, um dos maiores “traíras” em termos políticos. Já o Ducci tenta pegar carona na sombra do traíra. Tudo farinha do mesmo saco. O povo se ilude e pensa que tem poder para mudar algo. Só mudam as moscas, mas a “M” continua a mesma!!!!

  15. MILITANCIA FEMININA
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 15:48 hs

    WASHINGTON acredito q vc nao utilize o armazem da familia e nao lembre q antes do Beto e do Luciano os alimentos ficavam jogados no chao para “os pobres apanhar e por no carrinho”, hj temos tudo de primeira qualidade e com 30% mais barato q em outros mercados, a passagem para os pais saírem com os filhos no domingo é 1,00, os onibus novos e mais confortávis mas vc com certeza nao faz uso do transporte publico!!! São inumeras outras coisas q eu poderia estar citando pra vc o por q do Beto e o Luciano terem recebido essa aprovação, mas é só vc para e pensar, analize e veja se não é verdade tantas obras: terminal, 24 hras, creches, parques, linha verde, binarios, hospital e o restaurante a 1,00 bem mas vc deve ter cozinheira em casa e com menu a sua escolha então nem fica sabendo destas coisas e etc etc etc….

  16. sergio silvestre
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 16:06 hs

    Curitiba é uma cidade de eleitorea esquisitos.
    Se botar o zé ruela de prefeito já entra com 80% de aprovação.
    Vai gostar de prefeito assim lá em curitiba!
    Ai o cara vira governador e dá nisso ai.

  17. O Censurado
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 16:42 hs

    Psiu, Militância Feminina… Tudo que vc falou é verdade, massssss a imensa maioria destas coisas que vc listou, vem do tempo do jaime Lerner, foram apenas atualizadas. Ou seja, nada de novo se criou. Ah e o restaurante a 1,00 real é obra do Greca e não do Richa/Ducci. O armazem da familia idem. As reformas dos Terminais foram feitas no governo Requião e nao do Beto e nem a prefeitura pos as mãos. A linha Verde é o maior Engôdo, não funciona. As creches?? acompanhe e vai ver quantas crianças não tem vagas para irem. Postos de Saude? Que adianta construir/reformar se não tem médicos??? Isso vale para hospitais tb, experimente ir ao do Boa Vista ou campo comprido, e ficar de 8 a 12 horas sem atendimento. Parques? Agora na campanha o Ducci disse que vai criar 6 novos, ate então… nenhum, vc ta muito mal informada.

  18. Lucas Zadra
    quinta-feira, 23 de agosto de 2012 – 17:22 hs

    Em meu crer nem Greca muito menos Ducci tem capacidade de continuar ou voltar para o poder, respectivamente, pois quem já ficou no cargo e nao fez tudo o que podia, nao é capaz e nao tem competencia suficienciente para assumir, arrependido ou nao ninguem mandou nao trabalhar na hora em que foi preciso.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*