Pergunta do PSTU: em Curitiba o PT apóia um suposto golpista? | Fábio Campana

Pergunta do PSTU: em Curitiba o PT apóia um suposto golpista?

Pois, pois, o PT não esperava uma estocada da esquerda. Foi o que aconteceu. O PSTU, através de seu presidente estadual, o advogado e candidato a prefeito de Curitiba, Avanilson Araujo, fez a pergunta incômoda numa artigo corrosivo. É o que segue:

Mensalão: então em Curitiba o PT está apoiando um suposto golpista?

por Avanilson Araújo

Recentes matérias veiculadas na imprensa dão conta de que a CUT e o PT esboçam uma reação ao que seria uma tentativa de golpe da mídia e de setores da direita, no esquema que ficou conhecido como “Mensalão”, no momento em que o STF (Supremo Tribunal Federal) se prepara para julgar o caso.

O Mensalão foi o maior escândalo de corrupção do governo Lula. Entre aqueles que ficaram chocados e incrédulos, há os fatos. O esquema envolvia o pagamento de “mensalidades” aos deputados para votarem projetos de interesse do governo, além disto, o esquema envolvia favorecimentos ilegais de empresas, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas. Esses são os crimes que o STF irá julgar no próximo período.

Mas será então que isto foi uma tentativa de golpe da mídia e da direita ou absurda adaptação do PT ao estado, aprofundando-se num antro de corrupção nunca antes visto?

Segundo o presidente da CUT, Artur Henrique, ao expor sua tese de uma possibilidade de golpe da direita:“Basta aprofundar o processo eleitoral elegendo um Congresso conservador para se utilizar da legislação para derrubar um presidente”. Em outro trecho cita que irá defender os atos de corrupção no governo Lula: “Não temos vergonha de defender o que foi feito no governo do presidente Lula”.[2]

Quer dizer que se aprofundarmos a democracia corremos o risco de um golpe?

Em 2005 e 2006 o então Deputado Federal Gustavo Fruet (PSDB) foi uma das principais vozes da oposição de direita no Brasil, ao lado de figuras como Álvaro Dias (PSDB), Demóstenes Torres (ex-DEM – do esquema de Carlinhos Cachoeira) e outras figuras da velha direita que denunciaram o mensalão, esquema parecido com o ocorrido no governo FHC, mas que agora atingia Lula, a maior liderança operária construída no país nos últimos anos.

Fruet foi uma voz estridente contra o governo Lula, o que nos faz deduzir pelo raciocínio do PT e da CUT que poderá ter sido também um dos principais articuladores de um golpe contra o governo Lula.

Mas, para a surpresa de alguns, veio o processo eleitoral de 2012 e quem o PT (a mesma tendência de Lula e de José Dirceu) impuseram como opção para a base social do PT e para seus filiados? Fruet… Isto mesmo, Gustavo Fruet. Numa aliança construída diretamente pelos senadores petistas Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann.

É preciso questionar se Gustavo Fruet deixou de ser um eventual golpista ou se o PT fez uma aliança com ele, mesmo sabendo desta condição.
Nem Gustavo Fruet (agora no PDT) nem os “mensaleiros” têm qualquer base moral para falar em ética ou compromisso com os trabalhadores. Os “esquemas” da governabilidade os colocam na mesma situação, daqueles que têm rabo preso com que determinam para que eles devem governar e que, com certeza, não é para o povo trabalhador.
Cabe retomar a pergunta do título deste breve artigo: então em Curitiba o PT está apoiando um suposto golpista?


30 comentários

  1. Facílimo
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 16:31 hs

    Como é fácil vociferar.

    Agora, das mezelas tribalistas do PSTU ele não fala.

    Não fala que o PSTU defende aborto, defende violação do direito de propriedade e tantos outros pilares da vida e da democracia.

    Olhar no espelho de vez em quando é bom Dr. Avanilson.

  2. Alessandro
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 17:07 hs

    Então Avanilson Araújo toma dúvidas como premissa mas não tem medo de, na dúvida mesmo, optar por ficar do lado de Lula (mesmo lado dos mensaleiros, segundo o próprio texto).
    Aí instiga o PT regional a dizer porque apóia Fruet, crítico ferrenho dos mensaleiros.
    Este é o líder do PSTU paranaense.
    Na realidade, a pergunta que fica aqui é pra Fruet: porque, depois de tanto barulho, se agrupar com o PT, que criou e gerenciou o mensalão?

  3. Luis
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 17:07 hs

    Não gosto do PSTU, mas a análise foi perfeita.

  4. side
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 17:12 hs

    Depois de coligar com Paulo Maluf apoia golpista.é o fim do PT.

  5. Caio Garcia
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 17:19 hs

    Vou fazer minhas as palavras do autor do artigo: “É preciso questionar se Gustavo Fruet deixou de ser um eventual golpista ou se o PT fez uma aliança com ele, mesmo sabendo desta condição.
    Nem Gustavo Fruet (agora no PDT) nem os “mensaleiros” têm qualquer base moral para falar em ética ou compromisso com os trabalhadores”.

  6. Carol
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 17:21 hs

    Candidato que muda de lado a gente vê nas urnas o resultado!

  7. Claudia Santos
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 17:23 hs

    Moral do Gustavo? Fala sério.Que sabor amargo tem essa parceria dele com o PT. Curitiba não vai aceitar isso.Se ele traiu sua história o que fará se for prefeito?Não imagino esse cidadão cumprindo nenhuma promessa.

  8. Mister M
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 17:57 hs

    MISTÉRIO !!!!!!!!

  9. Renato
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 18:35 hs

    Alguem já leu o livro “Privataria Tucana”,

  10. Marques
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 18:35 hs

    O PSTU VIROU REFERÊNCIA AGORA?

  11. marcelo
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 19:07 hs

    O discurso do PSTU é exatamente igual ao do DEM, PSDB, PSB, PP, PR, entre outros. Deveriam ter integrado o “chapão de Luciano Ducci”!

  12. Davi Moraes
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 19:55 hs

    Uma vergonha a máscara dele caiu!!!!

  13. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 20:03 hs

    Li Privataria Tucana, mais O Chefe do jornalista Ivo Patarra e A Era Lula, de Ipojuca Pontes. Lestes os dois últimos, Renato?

    O Mensalão não aconteceu, segundo Lula que se comporta como o quadro de Cristo num bordel onde tudo acontece mas ele nada vê.

    Gustavo Fruet vai perder mais tempo explicando o porquê da sua aliança com o petismo, do que explanando sua plataforma de governo, que é o que se espera dum candidato.

    Difícil acreditar num resultado técnico dum julgamento quando alguns dos magistrados compõem a Corte pelo critério da indicação política, não pelos méritos intelectuais.

    Nenhuma surpresa, portanto, se os indiciados sairem pela porta da frente, com o polegar na boca, os demais dedos em riste e cantando, pito, pitou, nariz da véia rachou…

  14. Deutsch
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 22:46 hs

    Renato, voce já se interou por completo do mensalão?

  15. silvajr
    terça-feira, 10 de julho de 2012 – 23:27 hs

    Não provas de que foi mensalidade, isso não vai ser provado nunca. Foi caixa 2 de campanha, mensalidade foi invenção da grande mídia corrupta. jamais provarão mensalão, já o caixa 2 de campanha foi fato e tem que ser julgado, até o taniguchi já foi condenado por isso.

  16. Rossby
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 9:16 hs

    Livro de bandido eu não leio nem se for biografia, que dirá quando o próprio bandido escreve com a pena alugada.

  17. Pedro Rocha
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 10:37 hs

    Vou pinçar um detalhe do comentário do Facílimo: O PSTU defende o aborto? – Sim, é muito provável; pois todo esquerdopata defende a morte de indefesos ainda no útero da mãe.
    Porém, não se esqueça, que aqui no Brasil, quem montou o ESQUADRÃO ABORTISTA, foi o petê, e nele gastam uma fortuna em dinheiro público; e não recuarão até emplacarem esse crime, nas nossas leis.
    Salvo, se os escorraçarmos antes!

  18. elton
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 11:48 hs

    Caio Garcia, Carol e Cláudia Santos. O Fruet não mudou de lado e, caso vcs tenha um mínimo de conhecimento da conjuntura política do Estado do Paraná, deixe de lado o partidarismo barato que lhes dão embasamento nos comentários, vão se dar conta que o Fruet é uma das tantas vítimas do déspota do Palácio das Araucárias (Beto Richa).
    O que vcs me dizem sobre o que acontece com quem trai os seus companheiros de partido? Veja as coligações do PSDB nas principais cidades do Paraná? Se fosse um partido sério, já teria pedido explicações para o Beto e provavelmente já teriam expulsado ele do PSDB pelo que tem feito para enfraquecer o partido e se fortalecer a qualquer preço…

  19. Marcio
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 12:05 hs

    Por partes, nos ensina Jack, The Ripper.

    1. Manifestei-me reiteradamente contrário ao acocoramento do PT de Curitiba diante de Gugu Fruet. Mesmo se estivesse filiado, não votaria nele.

    2. O PSTU, como sempre, não enxerga um mísero palmo diante do nariz e segue sua triste sina de seita fanatizada de subúrbio, daquelas que produzem milagres com seus crentes se esgoelando diante de retratos ungidos de Trotsqui.

    3. Eu, que reconheço ter poucas luzes, sei que não houve esquema de “mensalidades” para parlamentares. Faça as contas, doutor: por quais cargas d’água o PT pagaria valores para cerca de 2% dos deputados da Câmara Federal para que votassem a favor do governo, sendo que metade destes 2% eram do próprio PT? ‘Cê pensa que eu sou burro?

    4. O que houve, creio, é esquema de caixa 2, o que é muito grave, e isso será julgado e devidamente punido. O resto é conversa mole para trotsquistas alegóricos, bois babões e cristãos desavisados dormirem.

    5. Que nojo, doutor. Afirmar que o presidente da CUT ao defender o muito que foi feito nos governos Lula está a dizer que isso é o mesmo que defender os atos de “corrupção no governo Lula” é má-fé, é completa calhordice de sua parte. O presidente da CUT não disse e não sugeriu isso.

    6. PSTU segue então sua vidinha de onanismo inconsequente, daquele tipo que, quando muito e no máximo, esfola o pintinho e às vezes, mela a mão.

    7. E se a relidade não se enquadrar nos seus manuais delirantes, bem, dane-se a realidade.

    8. O PT está uma gororoba pragmática mas o que há a esquerda? PSTU, PSOL, PCO e o PCB que, já meio aposentado, resolveu dar uma guinada radical para a esquerda, resultando que, por falta de hábito, estão com um baita torcicolo.

    Paulo Roberto “Renegado” Cequinel
    The Son of a Bitch Ornitorrinco Corporation
    prcequinel.blogspot.com

  20. Cajucy Cajuman
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 12:52 hs

    “Nem Gustavo Fruet (agora no PDT) nem os “mensaleiros” têm qualquer base moral para falar em ética ou compromisso com os trabalhadores. Os “esquemas” da governabilidade os colocam na mesma situação, daqueles que têm rabo preso com que determinam para que eles devem governar e que, com certeza, não é para o povo trabalhador.”.

    Olha, sem dúvida, vale uma reflexão mais profunda. Lamento que Fruet tenha perdido o bonde da história, da liderança, da independência política e também a representatividade de seus velhos admiradores e eleitores de então.

    Hoje – é triste dizer – Fruet é apenas mais um no meio político. Perdeu o carisma, perdeu a verve, perdeu o brilho de tribuno em busca de um Brasil melhor.

    Agora ele soma com os mesmos, das mesmices de sempre. Não acrescenta nada.

    Uma pena.

  21. AMANDA
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 13:09 hs

    TEM GENTE FALANDO DE MORAL , SE A PALAVRA MORAL FOSSE COLOCADO A LÁPIS , SÓ IA RESTAR O GUSTAVO

  22. Rodrigo
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 13:18 hs

    uma montoeira de futilidades. o pstu precisa acordar!! o velho maniqueísmo direita x esquerda não serve para construir nada!! o que o povo precisa é de emprego, posto de saúde, creches e escolas de qualidade, transporte público decente, uso correto e eficiente dos recursos públicos que são oirundos de impostos.
    sobre fruet ter se aliado ao pt, parece que todo mundo que comenta aqui tomou um soco do anderson silva. oras bolas, será que alguém consegue entender que a aliança com o pt foi estratégica, que era única forma de construir uma candidatura realmente competitiva? ou alguém aqui acha que fruet conseguiria ser candidato por um único partido, com parcos minutos de tv na campanha, sem militância e o mínimo de estrutura política? ou alguém ainda acha que a “vez” era mesmo do ducci e não do fruet? alguém acha que o raciocínio político do beto está correto, pensando em termos de construção do psdb no estado? ou tem algum inocente que acredita que o fruet acordou um belo dia e resolveu que era petista?
    oras bolas viu… tem cada uma.
    e por fim sobre o mensalão, será um grande surpresa para a esquerdalha e demais esquerdopatas como o avanilson, quando o stf demonstrar no julgamento que esquema de mensalidades não ocorreu. aliás onde é que está a lógica de pagar mensalidades de 30 mangos para alguns deputados do próprio partido ou da própria base aliada para votar projetos do governo no congresso?
    o que houve provavelmente é que alguns “companheiros” receberam um dinheirinho para saldar suas dívidas de campanha via caixa 2, e isso é grave. mas essa fixação com o tal mensalão já chega ao ridículo de quem lê duas linhas da veja depois do almoço de domingo.
    avanilson, sua opinião é muito importante para os eleitores de curitiba, talvez os 2 mil que lhe confiarão o voto estão hoje se regozijando.

  23. cris
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 14:28 hs

    O que é o PSTU pra falar do Fruet?

    Me digam UM mensaleiro se quer que esteja no meio da campanha do Fruet!!! ele na época que trabalhava na CPI denunciou de forma correta os corruptos e mensaleiros do PT sim…e dai? fez mais que sua obrigação, mas agora ngm pode ficar falando que ele se aliou a esses mesmos corruptos, esta do lado de gente do bem como Gleisi, Miriam Gonçalves, Paulo bernardo etc…nao tem nenhum corrupto no meio nao!!!

  24. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 14:29 hs

    Que saudades do Paulo, do Jamil, do Vinícius, do Nuevo Baby, do Sally…
    Eles não escondiam nenhum lado. Feito o Fábio e outros que jogam claro e democraticamente não cassam comentários.
    Tempo de dizer ao PSTU que o saudoso Maurício está vendo qual é o jogo. E cuidando do amado filho como fez Richa na primeira eleição do Beto.
    Metáforas?
    Não!
    Alerta!
    Cuidado!
    O sinal está fechado para os novos “Lauros dos Brancos”.
    Que feio o PSTU dando uma de Lauro.
    Sei.
    O Lauro era só um ingênuo.
    Já o PSTU… que o digam os políticos da cidade.
    Não era melhor ter pousado no mesmo NINHO do que fazer esse jogo ridículo?
    Agora tem BLOGOSFERA – gente!
    Estamos de olho!

  25. BERNARDO REIS
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 15:04 hs

    Pelo jeito no PMDB, no PPS e todos os outros partidos ninguém nunca mudou de idéia, ninguém nunca mudou de partido e todos permanecem com uma visão conservadora de tudo.
    Mais ladrão que é o Derosso e ninguém fala mal do apoio dele ao Ducci por exemplo. Te gente que quer cair na merda e não está achando jeito.

  26. José Andrade
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 15:05 hs

    Não tem nada a ver uma coisa com outra.

    O Avanílson critica o PT em aliar-se com o Fruet, porque até ontem o gajo descia a lenha no partido da estrela…

    Já o o Ducci ficou brabo porque perdeu um cabo eleitoral de peso…

  27. Valeria Maia
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 16:22 hs

    DEROSSO DEROSSO DEROSSO…

    CUIDADO COM QUEM ANDA COM O..

    DEROSSO DEROSSSO DEROSSSO…

    Se não anda com o Derosso, não precisa se preocupar com mais nada…rs…

    Bjionhs gnte.. não votem em quem anda com o DEROSSSO…DEROSSSO DEROSSSO..

  28. Rodolpho Antunes
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 18:46 hs

    Pelo amor de deus gente, vamos parar com a apelação e começar a tratar a eleição como uma coisa séria. Se for fazer acusações, faça alguma com relevância, com FATOS. Esse blah blah blah característico do pessoal da extrema esquerda é de dar dó. Já não basta o prefeito fazendeiro de Curitba que fica com a mesma ladainha quej o Fruet foi pro PT.. o Fruet foi pro PT.. Vamos falar alguma coisa que possa incriminar ele, por favor? Não tem né…

  29. Cajucy Cajuman
    quarta-feira, 11 de julho de 2012 – 21:54 hs

    Pelo que se sabe, nada existe para incriminar- como se fala acima – Gustavo Fruet.

    O fato é: ele foi contaminado pela outra banda. A banda que ele sempre criticou, condenou e alardeou que era corrupta. Só isso.

    Em outras palavras: saiu do trilho, descarrilou da ética que trazia como uma bandeira empunhada e jogou-se no colo daqueles que ele queria a cassação…

    Assim não pode, assim não dá. Confunde o eleitor, o pacato cidadão e o otário pagador de impostos. É mentira, Terta?!

  30. Germano
    quarta-feira, 25 de julho de 2012 – 11:44 hs

    Concordo com a análise feita por Avanilson em seu artigo sobre o mensalão. Para mim o PSTU tem propriedade para falar sobre o assunto pois não é como estes outros partidos que têm o rabo preso com empresários e especuladores!

    Força Avanilson! Meu voto já é teu!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*