Nova diretoria do Siitep toma posse após 1ª eleição sindical do país com votação eletrônica | Fábio Campana

Nova diretoria do Siitep toma posse após 1ª eleição sindical do país com votação eletrônica


Foto de Mauro Frasson/Fiep

Sindicato reúne empresas que atuam na construção de redes da telefonia celular e fixa

Tomou posse nesta quinta-feira (19) a nova diretoria do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Paraná (Siitep). O evento, realizado na sede das Federações das Indústrias do Paraná (Fiep) reuniu os integrantes da nova gestão, na presidência do empresário Biratã Higino Almeida Giacomoni, além de representantes dos sindicatos dos trabalhadores e do presidente da Fiep, Edson Campagnolo. O Siitep foi a primeira entidade sindical do país a realizar a eleição de sua nova diretoria por meio de votação eletrônica.

“Isso nos orgulha muito. Apresentamos o desafio à Fiep que, prontamente nos ajudou a realizar a votação eletrônica de forma inédita. Empresários, por exemplo, de Londrina, no norte do estado, puderam votar de forma online, o que nos deu ainda mais legitimidade para enfrentarmos todos os desafios do setor”, disse o presidente eleito.

O Siitep representa hoje mais de 100 empresas de telecomunicações no Paraná, sendo 16 associadas. As empresas atuam com as operadoras de telefonia do país na construção de redes para telefonia celular ou fixa. “Temos vários desafios. Um deles é aumentar nosso quadro associativo o que nos dará mais força nas negociações com as operadoras e também com os sindicatos dos trabalhadores. Além disso, temos uma agenda comum de toda a indústria que envolve temas como infraestrutura e carga tributária”, afirmou Giacomoni.

Para o vice-presidente eleito, Helio Bampi, que também é vice-presidente da Fiep, as empresas do setor enfrentam desafios em três frentes: tecnologia, questão regulatória e demanda. “Em 14 meses as transações de internet no Brasil dobraram e não há velocidade de investimento que dê conta disso. Daí a necessidade de equalizarmos tarifação, demanda e investimentos tecnológicos, e as empresas do nosso sindicato fazem parte desta realidade de forma direta”, afirmou Bampi em seu discurso de posse.

Durante a posse, Campagnolo também exaltou a importância do Siitep neste momento em que as operadoras de telefonia foram impedidas de comercializarem novos chips pelo governo. “É um momento chave em que o Brasil atravessa um gargalo diante da demanda crescente das telecomunicações. E temos hoje a posse dessa nova diretoria do Siitep que faz parte das mudanças que certamente virão”, disse o presidente da Fiep.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dem Telecomunicações do Estado Paraná (Sinttel), Pedro Vitor Dias da Rosa, também esteve presente na cerimônia de posse do Siitep. Ele ressaltou o bom relacionamento com a nova diretoria. “Temos hoje uma nova fase no relacionamento do sindicato dos trabalhadores com o sindicatos patronais com o fechamento de convenções e não mais acordos coletivos e temos certeza do sucesso e do bom relacionamento com essa nova diretoria do Siitep”, afirmou Rosa.

Votação eletrônica

A sistema de votação eletrônica utilizado na eleição da nova diretoria do Siitep, que permite a votação a distância através da internet, foi desenvolvido em parceria pelo departamento de Assistência Sindical da Fiep e pelo seu departamento de Tecnologia da Informação (TI). A eleição piloto foi realizada no dia 24 de maio.

De acordo com Biratã Giacomoni , a iniciativa, pioneira no Brasil, trouxe conforto e segurança para o processo eleitoral. “Por sermos um sindicato de base estadual esta é uma ferramenta importantíssima. Além da facilidade, tivemos rapidez no processo”, afirmou.

Segundo Hélio Bampi, o sistema de votação eletrônica remota será disponibilizado a todos os sindicatos filiados à Fiep. “É uma inovação que vem facilitar a vida associativa”, completou.

Perfil

· Biratã Giacomoni é empresário do setor de telecomunicações desde o ano de 2005, iniciando as atividades como sócio da empresa Multinet até o ano de 2008. Hoje, é sócio da empresa HGS Telecomunicações e Presidente do SIITEP desde o ano de 2004.

· Hélio Bampi, proprietário e diretor presidente da Radiante Engenharia de Telecomunicações Ltda. Atua no setor de telecomunicações há 35 anos e também é vice-presidente da Fiep.

Diretoria empossada

Conselho Superior –TITULARES

Biratã Higino Almeida Giacomoni;

Helio Bampi ;

João Carlos Mileski Pércigo

Valdir Carlos Camargo;

José Manoel Petrolini Carvalho;

Luiz Antônio Ferreira Matt ;

Reinhilde Ismtraut Fernandes Luiz –

SUPLENTES-

Iomar Schiller Weirich;

Érico Mórbis ;

Ricardo Spoladore;

João Fabricio dos Santos Neto;

Piero Macedo Giacomoni;

José Iranildo Lopez Severiano;

Célia Marques de Freitas-

Conselho Fiscal –TITULARES –

Alexandre Schlegel;

Antônio Helio Alves Nunes;

Alvaro Alves

SUPLENTES -Danielle Tatiane Azevedo Portela Lima;

Jane Guarize Gasparin;

Stephesson Alencastro Antunes –

Delegados Representantes junto a Federação das Industrias do Estado do Paraná-FIEP- TITULARES –

1º)Biratã Higino Almeida Giacomoni; 2º)Hélio Bampi-

SUPLENTES-

Érico Mórbis;

Piero Macedo Giacomoni.


Um comentário

  1. Anônimo
    sexta-feira, 20 de julho de 2012 – 19:42 hs

    Ele e o Bampi se revezam na predidencia do sindicato. Tudo conversa fiada. A votacao pode ser eletronica, mas eles sao bionicos. E o Campanholo nao passa de um costureiro de terceira.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*