Lula vai à guerra para defender legado | Fábio Campana

Lula vai à guerra para defender legado

Após deixar o governo com aprovação recorde e ter eleito Dilma como sucessora. ex-presidente age para tentar provar o que chama ‘farsa do mensalão’

De Vera Rosa e Débora Álvares, O Estado de S.Paulo:

Um ano e meio após descer a rampa do Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda tem uma obsessão: provar que o mensalão foi “uma farsa” montada para apeá-lo do poder. Até agora, não conseguiu.

Mesmo depois de eleger a desconhecida Dilma Rousseff como sucessora, Lula trava uma guerra para defender seu legado. Sem nunca dizer quem o traiu, ele comprou brigas e perdeu batalhas. Nos últimos meses, seus movimentos foram criticados nos bastidores até por réus do PT no processo, que temem uma resposta dura do Supremo Tribunal Federal (STF) às pressões políticas.

“A CPI foi uma burrada”, afirmou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, em recente conversa com amigos. Antes defensor da estratégia traçada por Lula para estimular a criação da CPI do Cachoeira, e fulminar adversários, o mais conhecido réu do mensalão já admite que o plano deu errado por criar um clima de hostilidade prejudicial ao julgamento do Supremo.

Lula, porém, não compartilha da mesma opinião. Em reunião com petistas, na semana passada, o ex-presidente avaliou que, apesar dos percalços, a CPI conseguiu reunir munição contra rivais e apontar a ligação do contraventor Carlos Cachoeira com o PSDB do governador de Goiás, Marconi Perillo.

O plano do PT, no entanto, era muito mais ambicioso. Na tentativa de desconstruir a denúncia de corrupção produzida pelo Ministério Público e desqualificar seus algozes, petistas tinham como alvos preferenciais na CPI o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o ministro Gilmar Mendes, do STF, e setores da imprensa.


18 comentários

  1. Don Pixote
    sábado, 28 de julho de 2012 – 23:14 hs

    Esse LULA é um gozador. Pensa que o povo é burro ? Ele mesmo pediu desculpa para todo o Brasil, por causa do mensalão do PT. Ele fez o povo acreidtar no mensalão, e agora vem dizer que o mensalão dos petistas não existiu ? O LULA pensa qie somos uns panacas e burros ?

  2. PK
    sábado, 28 de julho de 2012 – 23:44 hs

    DO PACOTE À MADEIRA! PREGO É DE FERRO, E NOVO TAMBÉM ENTORTA.
    APANHA NA CABEÇA PARA FICAR EXERCENDO A SUA CRIAÇÃO.
    DEPOIS DE ALGUM TEMPO FICA ESQUECIDO, ENFERRUJA E A SUA FUNÇÃO JA NÃO DEMOSTRA SEGURANÇA.
    POLITICOS DO pt APOIADOS PELOS ANULADOS, ELEITOS E ESQUECIDOS A QUE VIERAM; FERVERAM NA POLITICA, A QUE MAIS COMBUSTIVEL VIRIL FORA USADO NESSE FOGO QUE FERVEU O CALDEIRÃO, E A EVAPORAÇÃO VIROU TAL NEBLINA AOS OLHOS QUE JAMAIS IRÃO VER UM HORIZONTE, COM A ESTRELA VERMELHA NASCENTE; POIS JA NÃO HÁ MAIS ARRESTAS DESTA A QUEM POSSA SE ASSEGURAR! QUEM ACREDITA? QUE PENA!

  3. Osiris Duarte de Curityba
    sábado, 28 de julho de 2012 – 23:52 hs

    É TUDO MENTIRA … NUNCA EXISTIU MENSALÃO, NEM POLÍTICO CORRUPTO …

    Opa … !!! Eu acordei, estava tendo um sonho maravilhoso …

  4. Deutsch
    domingo, 29 de julho de 2012 – 0:14 hs

    Esse bebado vagabundo pode enganar os eleitores ignorantes dele, mas graças a Deus, ainda existe vida inteligente por estas plagas.
    Mas tambem não precisamos nos preocupar; logo logo o cancer carrega essa coisa mentirosa.

  5. marcelo moreira
    domingo, 29 de julho de 2012 – 0:31 hs

    -LEGADO- como assim, legado desse bebado??!!corrupção,
    falta de valores básicos, ignorância, ideologias ultrapassadas,
    desmonte do Estado competente, prestígio dos ladrões …….

  6. silvajr
    domingo, 29 de julho de 2012 – 0:40 hs

    Azeredo contou com voto favorável de Gilmar
    Acusado de ter se beneficiado do “mensalão mineiro”, pago na gestão do ex-governador Eduardo Azeredo, o ministro Gilmar Mendes, do STF votou pelo arquivamento do caso; decisão não prevaleceu e o ex-governador mineiro é réu na Ação Penal 536, por peculato e lavagem de dinheiro

  7. NA CORDA BAMBA
    domingo, 29 de julho de 2012 – 7:28 hs

    Chega um momento na vida de todo o ser humano que soa o toque
    de recolher… Com certeza o Lula continua fingindo de surdo e se ex-
    pondo ao ridículo !!

  8. sergio silvestre
    domingo, 29 de julho de 2012 – 10:12 hs

    Gozado,porque a grande imprensa não da uma nota ao que está acontecendo no centro oeste.
    Com direito até de assassinato de modelo,que seria amante e contato de politicos.
    Com tanta maracutáia em SP,MG E PR,não conseguem descobrir nada,só do PT.
    A prosmiscuidade com que o chamado PIG (PORCOS)tentam influenciar a população para mudar o modelo que secou suas tetas,é titanico.
    Mas apesar do povo gostar dos triagulos amorosos das novelas,não estão caindo no canto da sereia.

  9. Parreiras Rodrigues
    domingo, 29 de julho de 2012 – 11:59 hs

    Sérgio: Manda o manual do detetive que quando não acontece nada, nada é revelado. Mas quando um cara passa correndo, carregando uma bolsa de mulher, pode ter certeza que ela vem esbaforida atrás, e gritando: Pega ladrão.!!!!!

    O que espera Lula seria bem pior se os juízes atingissem os seus cargos por mério, não or apadrinhamento.

  10. jose
    domingo, 29 de julho de 2012 – 14:37 hs

    Sérgio Silvestre, vai estudar antes: a modelo foi assassinada em BH, Minas fica no Sudeste…

    E a matériazinha daquela porcaria de revista fazendo a tal “denúnica” é falsa…leia o comunicado do senador do pt, Delcídio Amaral…

    E a propósito: agosto vem aí…com mensalão no STF, PRIVATIZAÇÕES DO PT DA DILMA e vc vai continuar aplaudindo esta corja…

  11. silvajr
    domingo, 29 de julho de 2012 – 15:13 hs

    Mensalão do tucano Azeredo ainda sem data de julgamento risco de prescrição
    O tucano Azeredo é réu no processo do mensalão do PSDB de Minas. A imprensa “esquece” de divulgar o andamento do processo. É mais uma mostra do que a grande mídia deve aprontar quando começar o julgamento no STF.

    O mensalão do PSDB e Azeredo em Minas Gerais, que segundo o Ministério Público funcionou no fim da década de 1990 para arrecadar ilegalmente recursos para a campanha ao governo de Minas, ainda não tem previsão de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Em dezembro de 2009, os ministros do STF receberam a denúncia e abriram processo criminal contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), acusado de peculato e lavagem de dinheiro por participação no “mensalão tucano”. O relator do processo também é o ministro Joaquim Barbosa, o mesmo do mensalão federal.

    Sem previsão

    Apesar de o processo contra Azeredo ser aparentemente mais simples e com apenas um réu, ainda não há previsão de quando será analisado. Com a demora, advogados e integrantes do MP ouvidos pelo jornal O Estado de São Paulo admitem o risco de prescrição das penas em caso de condenação.

    Ao contrário do que ocorreu no processo com o chmado “mensalão” no qual todos os réus serão julgados no STF, no mensalão do PSDB por enquanto apenas Azeredo terá a acusação analisada pela Corte máxima. Os outros dez réus do mensalão do PSDB serão julgados pela Justiça de MG. A expectativa no Judiciário mineiro é que esse julgamento ocorra em no mínimo um ano e meio.

  12. Igor
    segunda-feira, 30 de julho de 2012 – 7:21 hs

    A tática do LuLa é simples e orientada por experts: Sua base eleitoral irá preferir acreditar em você do que no Poder Judiciário, mais desgastado perante a opinião publica (falo da massa votante) do que o próprio LuLa… UMA MENTIRA DITA INÚMERAS VEZES… Vocês já sabem o resto…

  13. Igor
    segunda-feira, 30 de julho de 2012 – 7:22 hs

    A explicação sobre a tática do LuLa é simples e orientada por experts: Sua base eleitoral irá preferir acreditar em você do que no Poder Judiciário, mais desgastado perante a opinião publica (falo da massa votante) do que o próprio LuLa… UMA MENTIRA DITA INÚMERAS VEZES… Vocês já sabem o resto…

  14. Ocimar
    segunda-feira, 30 de julho de 2012 – 8:41 hs

    LEGADO? A FICHA DESSE SER IMUNDO É DE FAZER INVEJA PRO BEIRA MAR,ESSE CANALHA TEM CORAGEM DE FALAR EM LEGADO,FOI O GOVERNINHO MAIS CORRÚ–PT–O DE TODA A HISTÓRIA DO BRASIL,O PROBLEMA É O TAL DE “BOLSA QUADRILHA”,ENGANA A FOME MAS TAPA OS OLHOS,ACORDA OTÁRIOS.

  15. patobranquenseirritado
    segunda-feira, 30 de julho de 2012 – 9:04 hs

    Tem uma única coisa que não entendo:
    Se o tal mensalão era para comprar votos na câmara (que tem mais de 500 deputados), como que só foram descobertos 4 ou 5 deputados que recebiam o tal mensalão?
    Acredito que o voto favorável de apenas 5 deputados nada iria influenciar nos destinos da câmara.
    Ou o mensalão é mesmo uma farsa ou os outros participantes (que pelo meu cálculo, para ter eficiência, teriam que ser pelo menos 100 deputados) não foram encontrados.
    HÁ MUITA COISA AINDA A SER DESVENDADA.
    O Lula sempre teve razão dizendo que Câmara há mais ou menos 300 picaretas.

  16. aristeu
    segunda-feira, 30 de julho de 2012 – 10:46 hs

    Se toca SilvaJr, não tente mudar os holofotes!!! A maior robalheira da HSTÓRIA desse país é do PT, do Lulla cozidão e do guerrilheiro pseudo Che, José Drceu!

  17. Cicatriz Risonha e Corrosiva
    segunda-feira, 30 de julho de 2012 – 11:41 hs

    E a entourage petista, teima em acenar aos céus, na vã tentativa de desqualificar o Crime do Mensalão!
    Se hover algum resquício de justiça nesse arraial comunopetista que viramos, vai tudo pra cadeia, inclusive o vira-latas maior!

  18. sergio silvestre
    segunda-feira, 30 de julho de 2012 – 21:30 hs

    Mataram outra em minas JOSÉ,
    pRO SE VER QUE OS SICÁRIOS ESTÃO A SOLTA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*