Líbia tem primeira eleição livre após quatro décadas de Gaddafi | Fábio Campana

Líbia tem primeira eleição livre após quatro décadas de Gaddafi

Na imagem acima, mulher usa iPad para registrar eleição em colégio eleitoral de Tripoli, na Líbia. Por Gianluigi Guercia/AFP.

Do Valor:

DUBAI – Os líbios vão às urnas neste sábado na primeira eleição nacional do país em mais de 40 anos. O pleito ocorre em meio à rivalidade política e às ameaças de boicote que podem dificultar os esforços de reconstrução após a revolta contra o regime de Muammar Gaddafi, morto por rebeldes em outubro do ano passado.

Aproximadamente 2,8 milhões de eleitores vão escolher os 200 ocupantes do Congresso Nacional que vai substituir o atual conselho de transição rumo a uma nova constituição. O conselho tem se empenhado em restaurar a ordem e reanimar a economia desde o fim do período de 42 anos de Gaddafi no poder.

O período pré-eleições na Líbia foi marcado pelos conflitos entre milícias regionais que minaram a sensação de segurança da população e desencorajaram as empresas.

Devido aos atos rebeldes na província leste do país, as exportações de petróleo da Líbia foram reduzidas em cerca de 300 mil barris por dia, segundo a estatal petrolífera da Líbia.

Os protestos devem atrasar início das eleições na região leste até domingo, segundo Alexander Graf Lambsdorff, chefe do time de monitoramento da União Europeia na Líbia.

A produção média de petróleo do país deve fechar o mês de julho próxima de 1,5 milhão de barris por dia.

(Bloomberg News)


2 comentários

  1. Pedro Rocha
    sábado, 7 de julho de 2012 – 12:15 hs

    O lulla deve estar muito triste! – Afinal de contas, Kadafão era um dos inúmeros “democratas” a quem visitava e recebia em visita, saudando-os com a expressão, CARO AMIGO!
    Nos últimos meses, vários desses AMIGOS, perderam o trono perpétuo, uns pela força das URNAS, outros pela força do braço, e alguns, como o Zé Laya, e o bispo tarado, pela força das leis constantes na CONSTITUIÇÃO de cada um dos países, não obastante todo o berreiro da cachorrada vermelha, que rosnou e latiu por semanas a fio, sem o menor resultado!

  2. sergio silvestre
    sábado, 7 de julho de 2012 – 15:30 hs

    Coitado do kadhafi,tio do pedro rocha e caçador

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*