O governo Dilma adiou mais uma vez a previsão de recuperação da economia brasileira e já trabalha com um crescimento neste ano de apenas 2%, menos do que a última projeção oficial do Banco Central, de 2,5%.
Na avaliação de assessores presidenciais, o tombo da indústria em maio mostra que a retomada da economia está demorando mais do que o previsto por conta de endividamento, comprometimento da renda familiar e baixa competitividade da indústria.
Segundo a Folha apurou, o governo espera agora que apenas em junho ou julho a economia comece a dar sinais mais significativos de aquecimento, o que antes era previsto pela equipe econômica para maio. Isso aponta para um crescimento de 2% nas avaliações técnicas. O mercado já trabalha com esse dado.
“Os números da indústria mostram que o crescimento está mais para 2% do que 2,5%”, disse à Folha um assessor presidencial que pediu para não ser identificado, já que publicamente o governo não quer jogar a toalha.
Questionada sobre os dados ruins da produção industrial –que recuou 4,3% em maio, na comparação com 2011–, a presidente Dilma disse: “Vamos virar esse jogo”. Antes, durante discurso de lançamento do Plano de Safra da Agricultura Familiar, afirmou que o governo continuará adotando uma política “extremamente agressiva” de compras governamentais para enfrentar a crise.
A ala mais otimista da equipe presidencial ainda nutre a esperança de o crescimento chegar a 2,5%.
Depois de abandonar a meta de crescimento acima de 4%, o governo chegou a acreditar que era possível crescer em 2012 na casa de 2,7%, mesma taxa do ano passado.
Assessores da presidente destacam, por outro lado, que o fraco desempenho da economia abre espaço para o Banco Central testar níveis mais baixos para a taxa de juros, hoje em 8,5%
ao ano.Há um mês, o Planalto avaliava que o BC poderia reduzir os juros para algo entre 7,75% ou 7,5% no final de 2012. A nova aposta é que o banco poderá encerrar o ano com juros de 7% ao ano.
Na próxima semana, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC se reúne novamente e deve reduzir os juros para 8%.
Até o final do ano ainda serão realizadas mais três reuniões e técnicos acreditam ser possível mais dois cortes de 0,5 ponto percentual, sem criar pressão inflacionária.
Agora, a ordem da presidente Dilma, segundo assessores, é salvar 2013, adotando medidas para impulsionar os investimentos diante da avaliação de que os números da indústria divulgados ontem, pior resultado desde 2009, indicam que a receita usada na última crise não surte hoje o mesmo efeito.
Ela quer destravar os investimentos públicos e impulsionar os privados para garantir crescimento de 4% no seu terceiro ano de mandato.
13 comentários
Lembro dos pronunciamentos da Dilma e das entrevistas do Mantega, dizendo que a crise não nos afetaria…
O Brasil estava bem preparado…
TUDO MENTIRA!
Estamos PAGANDO pela ineficiencia do governo do PT e pelo proselitismo do governo Lula.
Fizemos como a “CIGARRA” da fábula, enquanto a formiga trabalhava, a cigarra cantava.
Não trabalhamos para reduzir o CUSTO BRASIL, não reduzimos a CARGA TRIBUTÁRIA, não melhoramos nossa estrutura viária e portuária.
Deixamos o Real ficar valorizado, inviabilizando atividades que dependem do Câmbio.
Vamos pagar caro, muito caro.
Ano passado tive que parcelar meu I.R. em seis vezes, esse ano em oito, estou “quebrado” até o fim do ano.
GLAMOURRR!!!! A DE SE DIZER QUE SER PRESIDENTA E SABER MANDAR É ALGO DE GRANDE CATIGORIA; MAQUIAR-SE PARA A BELEZA QUE TEM A AS NOSSAS MULHERES AINDA MAIS BELAS; MAS NÃO PODEMOS MAQUIAR O GANHO DA POPULAÇÃO EM DIZER QUE O PAIS ESTA COM UM DOS MELHORES RENDIMENTOS; ENTRETANTO NÃO MAQUIAMOS OS NOSSOS IMPOSTOS QUE O GOVERNO ARRECADA E NÃO DEVOLVE COMO FONTE DE DESENVOLVIMENTO; MAS NO MAIS NÃO PODEMOS DEIXAR DE OLHAR NA MAQUIAGEM DE 59% DE ACEITAÇÃO OU APROVAÇÃO DO GOVERNO DE PESQUISA SENDO QUE O PIB COM MAIS DE 59% ABAIXO DO ESPERADO EM CRESCIMENTO ANUNCIADO PELO GOVERNO. O QUE O GOVERNO FAZ É CONTINENCIA COM O CHAPÉU ALHEIO. A DE SE LEMBRAR AINDA QUE O PIB É O REGULADOR DE INVESTIMENTO EM SAÚDE E TAMBÉM NA EDUCAÇÃO, QUE SE QUISEREM CRESCIMENTO MAIOR QUE 5,5% DO PIB TERÃO QUE INVESTIR 8 VEZES O PIB MAIS ALTO QUE O PAIS JÁ TEVE! ENQUANTO ISSO CONTINUAREMOS MASCANDO FREIO!!! CHAMA O TITE!!! DA LHE CORINTIANS…
A Manteiga está derretendo. A dupla Dilma-Mantega é mais pé-frio que o Lula. Muito conversê, muito economês e pouco resultado. Até agora, só saiu ganhando a indústria automotiva, com seus intermediários sindicalistas pelego-petistas. Alíás, desde JK a indústria automotiva faz o que quer no Brasil. Adulou os militares, os demagogos e o sindicalismo pelego-corporativista.
Esse crescimento pífio não alimenta sequer o aumento da cachorrada vermelha a soldo do erário público, que igual a ratos, multiplica-se diariamente, em progressão geométrica!
Chamem o farsante lulla, pra “concertar” o milagre dele, pois a gestora da lojinha falida de R$ 1,99 num tá dando conta!
Em tempo: PIB significa Produção Indo pro Buraco…
É isso… enquanto o povinho pensa em copa do mundo e fica torcendo pro CÚrintia (time do molusco) a nossa economia vai de mau a pior… O bom disso é que os mesmo que gostam do Lula e do CÚrintia.. são os mesmos que estarão desempregados. kkkkk
Va entender, ouço pelo rádio que o mês de junho tem o record histórico de venda de carros!
Por coincidência eu comprei um carro em 26 de maio, já estamos em julho e ele ainda nem foi produzido e nem tenho a previsão de quando vão me entregar.
Agora se a crise chegar de verdade será bom, porque parece que no Brasil as mundanças necessárias para atrair investimentos só acontecerão, numa situação de caos.
FHC não fez, Lula não fez e a Dilma só fará se a casa cair.
Luiz: Graças ao Plano Real ( Itamar-FHC ) a coisa não está muito pior.
Mas a seta do gráfico da economia brasileira nunca vai apontar para o alto enquanto ela, a economia, se basear em bolsas, arreganhamento do crédito e incentivo ao consumo que gera sim, uma euforia entre as famílias menos aquinhoadas.
O desenvolvimento seguro e constante só é assegurado em cima de políticcas voltadas à Saúde, à Educação, à Segurança e à Infraestrutura.
O resto é “pão e circo”. E a prática do petismo é inspirada por Lenin.
Se eu entendi o infográfico acima, se o o PIB cair , o Ratinho pega as trouxas e vai embora. É isso?
Caia PIB, Caia!!!!
O amigo Falando Sério, a pelegada que vota e trabalha para o petê, são funcionarios públicos, e tem estabilidade no trabalho, e somos nós da iniciativa privada é que vamos pagar os salários da “máquina” pública inchadésimaaa… e os pobres do bolsa família terão que roubar ou morrer de fome…
VALHA-NOS, DEUS!!!
Luiz, tão te enrolando, pois tem carro sobrando nos pa´tios das montadoras. E sobre o pífio PIB…bom, todo mundo já sabia, mas a dilma continua com as mesmas mentiras do lula, só pra enganar os idiotas que neles votam,e o pior é que os idiotas acreditam.
Esperem só o final de ano pra ver o tamanho da merda que o Brasil do pt vai estar metido, e nós pagando a conta da mal versação do dinheiro público.
Ja, ja, Herr Deutsch! – O único problema é que, com o petê, não é malversação de dinheiro público! – Esse termo é muito bonito; muito polido!
Com a petezada, é roubo memo, mano! Na cara dura; na mão grande! Se precisar, usam o cano…