Francischini, agora no PEN, analisa o Datafolha | Fábio Campana

Francischini, agora no PEN, analisa o Datafolha

O deputado federal Fernando Francischini, ex-tucano, agora no PEN, indefinido sobre o apoio a um dos candidatos a prefeito em Curitiba, fez a sua análise do resultado da pesquisa Datafolha. Vale a pena ler. É o que segue:

Minha análise das eleições em Curitiba, de Fernando Francischini

Acho que a análise da primeira pesquisa IBOPE e as comparações com pesquisas posteriores, a maioria para consumo interno, cotejadas com o resultado divulgado hoje pelo DATAFOLHA que coloca RATINHO JR com 27%, GUSTAVO FRUET com 23%, LUCIANO DUCCI com 23% e RAFAEL GRECA com 10% refletem exatamente a fotografia do inicio da campanha para a Prefeitura de Curitiba.

GRECA sobe, entre 3% a 4 %, para 10% de votos de Curitiba: primeiro porque parte destes votos são aqueles cristalizados pelo Senador Roberto Requião após as ultimas eleições para o Senado. Segundo, votos somados ao seu “recall” de imagem de quando foi um bom prefeito de Curitiba. O ponto fraco de Greca seria sua alta rejeição – acima dos 30% – provavelmente em virtude dos insucessos eleitorais e à troca de grupo político operada nos últimos anos.

DUCCI sobe, entre 5% a 6%, para 23% dos votos de Curitiba: primeiramente pela entrada do bem avaliado e recordista de votos, Governador Beto Richa, na campanha; em segundo lugar por sua administração tecnicamente consistente, por estar “tocando” grandes obras e asfaltando literalmente a cidade inteira. O ponto fraco de DUCCI, segundo analistas políticos experientes, seriam as dificuldades normais de quem está no poder, principalmente nas sensíveis áreas da saúde e segurança pública – que são apontadas como as áreas mais deficitárias pelas pesquisas de opinião.

FRUET varia, dentro da margem de erro entre 1% a 2%, para empatar tecnicamente com DUCCI, em 23% dos votos de Curitiba: Primeiro continua a ser um dos Deputados Federais mais bem avaliados do país e candidato ao Senado com maior votação da história de Curitiba. Segundo é o candidato viável com rejeição menor que 10%, ou seja, os outros candidatos tem o dobro ou triplo de eleitores que nunca votariam neles. O ponto fraco de FRUET, que pode estar associado a variação de seus eleitores, é a aliança partidária que foi obrigado a montar para ter viabilidade eleitoral.

RATINHO JR continua, inesperadamente e contra todos os prognósticos, liderando as pesquisas. Agora com 27% dos votos curitibanos, subindo entre 1% a 3%: Primeiro por ser o”novo”, talvez o único que representa alguma novidade no cenário eleitoral de Curitiba nos últimos 20 anos. Segundo pela sua popularidade e do pai, apresentador Ratinho, nas áreas mais carentes de Curitiba que representam mais de 60% dos votantes nestas eleições. O ponto fraco de RATINHO é justamente o mesmo motivo da sua alta popularidade, fruto dos programas populares na Televisão: a rejeição entre 15% a 17%, empatando tecnicamente com DUCCI no quesito.

CONCLUINDO, vamos verificar nos próximos dias a definição da eleição nos seguintes termos:

1)Se DUCCI firmou-se no eleitorado como candidato de Beto Richa;
2) Se o eleitorado de FRUET assimilou sua aliança partidária;
3) Se GRECA ultrapassou o teto de Requião em Curitiba;
4) E se RATINHO JR conseguiu se manter e transformar popularidade em votos.
Política não é uma ciência exata! Tudo o que vale hoje, pode não servir pra nada amanhã! Como eleitor de Curitiba, desejo que o melhor vença e administre com honestidade e bons projetos para a população.


15 comentários

  1. pingo
    sábado, 21 de julho de 2012 – 18:18 hs

    Afinal, o nobre deputado já tem um preferido ou vai esperar a 20ª pesquisa para negociar o apoio ?

  2. Marcelo Seixas
    sábado, 21 de julho de 2012 – 18:29 hs

    Sempre me surpreendo com este jovem. Inteligente analise do quadro eleitoral. Acho que ele deve apoiar o Luciano ou Ratinho. O PT me da azia.

  3. José Diniz
    sábado, 21 de julho de 2012 – 18:40 hs

    Meu nobre Francischini, você comentou o obvio, falou de todos mas não disse nada que a pesquisa não tenha mostrado.
    Assim não vale, e olha que digo isso pra um deputado que faz a diferença no Congresso, tenho orgulho de saber que você é do Paraná, mas aqui ficou muito vago.
    Tenho um simples palpite, dar Ducci – Fruet no segundo turno.
    Quem vencerá? Vencera quem o Ratinho Junior apoiar.
    E, mais, tenho pra mim que será vice governador na chapa do Beto em 2014, ou candidato ao senado apoiado pelo Beto.
    Richa e Ratinho juntos em 2014.

  4. Jairo
    sábado, 21 de julho de 2012 – 20:15 hs

    Boa analise. Destes, meu voto é no Ratinho

  5. netu
    sábado, 21 de julho de 2012 – 22:15 hs

    Vamos de FRUET!

  6. Ataide
    domingo, 22 de julho de 2012 – 0:15 hs

    Deputado Francischini, pela confiança que os Policiais depositam em você, vamos de Gustavo Fruet, pois além de competente é o que mais nos seriedade com a administração pública.

  7. JÕAO RIBEIRO
    domingo, 22 de julho de 2012 – 3:46 hs

    Curitiba é a cidade mais conservadora do país, dificilmente aposta no novo, pelo contrário, geralmente deixa-os pelo meio do caminho. A conferir.
    Por ser conservadora penaliza também os que fazem alianças que os distanciam de seus ideais, ou mesmo de seus antigos pares.
    Os exemplos mais recentes são Greca e Osmar, o primeiro por ter se distanciado de seus antigos pares e Osmar por ter se aliado com quem combatia.
    Nesta eleição teremos a oportunidade de vermos isto se confirmando ou não,pois Greca enfrentará a rejeição por ter trocado Lerner por Requião, Gustavo terá a incrível missão de conquistar primeiramente o PT, isto feito, precisara gastar muita saliva para que os Curitibanos compreendam sua aliança com quem combateu duramente por 8 anos, já Ratinho é o novo, e terá a tarefa dura de mudar o viés conservador Curitibano. Ao meu ver Luciano representa o que agrada a cidade, foi fiel ao Beto, permanece no mesmo grupo, e adquiriu experiência necessária para transmitir a sensação de segurança.
    Se houver segundo turno também não acredito que o Ratinho jr. definirá o ganhador, nossa cidade já deu mostras que prefere seguir sempre sua intuição e não caciques donos de popularidade e votos.
    Quanto ao comentário de que Ratinho jr.poderia ser vice do Beto em 2014 até pode ser, porem, ser candidato do Beto ao Senado não será possível, pois em 2014 ele não terá a idade mínima que se exige para se disputar o cargo que é de 35 anos.

  8. Aparecido
    domingo, 22 de julho de 2012 – 8:54 hs

    Excelente analise do quadro politico em que se encontra Curitiba. O seu apoio a um dos candidatos mencionados faria a diferença entre a vitoria e a derrota no pleito politico?
    Vale lembrar que pelo destaque que o senhor teve na CPMI, seus eleitores se sentem orgulhosos.

  9. Rock
    domingo, 22 de julho de 2012 – 11:55 hs

    Esse Deputado deveria ser analista de corrida de tartaruga.

  10. Osso Duro
    domingo, 22 de julho de 2012 – 14:18 hs

    Fabio, quero cumprimentar o João Ribeiro pela excelente análise que fez sobre as disputas pela Prefeitura de Curitiba. Ao longo dos mais de 30 anos tivemos duas experiências que desviaram os rumos progressistas de Curitiba. Uma foi com Mauricio Fruet (me indiquem uma obra dele que ficou) e a outra foi com Roberto Requião que sonhava alto com uma frota própria de onibus, esquecendo que teria que contratar um exército de motoristas,cobradores, mecânicos, borracheiros além de ter que montar uma baita oficina mecânica. Acabou tendo que aumentar a dose de Gardenal que tomava, quase ficou pirado de vez.Parabens João Ribero. Obrigado pelo espaço Fabio Campana

  11. JC 3zotti!
    domingo, 22 de julho de 2012 – 14:37 hs

    Vetado pela ironia, ou a ironia do veto?

  12. José Diniz
    domingo, 22 de julho de 2012 – 19:51 hs

    João Ribeiro parabéns pelo seu comentário, muito bem fundamentado. Olha, um novo que venceu a eleição em Curitiba, foi o recém eleito deputado estadual, Roberto Requião. Em 1985 disputou e venceu o Lerner.
    Mas o quadro era outro, abertura política, e a linha dura do Requião que soube vencer o Lerner no debate, e trazer eleitores de fora de Curitiba, segundo consta.
    Pesou o apoio do Richa, Mauricio Fruet, Álvaro dias e outros nomes fortes. O Richa pediu licença e foi às ruas pedir votos pro Requião.
    Eu não sabia que o Ratinho em 2014 ainda não terá os 35 anos exigido pela Constituição Federal.
    Porém concordo com você, o conservadorismo de nossa cidade é uma barreria a ser vencida pelo Ratinho Junior.
    Forte abraço e, que todos possam usar esse espaço tão valioso que o Campana nos brinda, pra debater nossa cidade sem ódio ou paixão cega que nos deixa aquém de ver a verdade.

  13. Jonas
    domingo, 22 de julho de 2012 – 20:29 hs

    O prefeito Luciano Ducci trabalha é muito. Muito mais que o Beto. Vai ganhar de lavada.
    Gustavo nunca administrou nada, nenhum orçamento. Só tem discurso. Quero ver ele falar pra dona maria que ele construiu uma creche, uma escola, um psoto de saúde…..
    O Carlos Massa JUNIOR muito menos. É um piá mimado de 31 anos quE está se cacifando pra concorrer lá na frente… 2014. vAI INCOMODAR, mas não está na frente nas pesquisas porque seja bom ou tenha propostas. Está na frente porque usa o apelido (e a grana) do pai. Assim: até eu.
    E Greca é carta fora do baralho. O bufão perdeu o bonde.
    Não conseguiu nem se eleger deputado…
    Lembrando sempre que o último que teve apoio do Requião, em Curitiba, não fez 1% dos votos. Então, o analista está equivocado.

  14. juliana
    domingo, 22 de julho de 2012 – 21:27 hs

    Eu acho que a população ainda não assimilou que o Fruet está com o PT e isso significa que se ele ganhar a Gleise poderá ser a governadora. Quando eles assimilarem isso vão votar no Luciano Ducci, porque querendo ou não o Beto Richa tem grande aceitação em todas as classes socias do Paraná. Resta também saber se a popularidade do Ratinho é voto efetivo nas urnas. Mas na minha opinião quem é curitibano e ama essa cidade deveria votar no Rafael Greca, pois ele foi um excelente prefeito. Temos que dar uma segunda chance para ele mostrar que o que ele já fez pode fazer ainda melhor.

  15. COELHO DA PREFEITURA
    domingo, 22 de julho de 2012 – 23:50 hs

    Ducci na cabeça !!!!!!!!!!!! não adianta chorar!!!!!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*