Dilma diz que uma 'grande nação' não se mede pelo PIB | Fábio Campana

Dilma diz que uma ‘grande nação’ não se mede pelo PIB

 Presidente Dilma discursa na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança Foto: Agência O Globo / Gustavo Miranda

Presidente Dilma discursa na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança. (Foto: Gustavo Miranda/Agência O Globo)

De O Globo, com Agência Brasil:

BRASÍLIA — No dia em que o Banco Central informou que a economia brasileira ficou estagnada em maio, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) não deve ser usado para medir o sucesso de uma “grande nação”.

— Uma grande nação tem que ser medida por aquilo que faz por suas crianças e adolescentes, e não pelo PIB — afirmou a presidente, durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. — Vamos disputar a economia moderna, a economia do conhecimento, aquela que agrega valor. Esse país vai ser desenvolvido quando as crianças e jovens tiverem acesso à educação de qualidade.

Segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado nesta quinta-feira pelo BC, a atividade econômica recuou 0,02% em maio. No ano, houve avanço de apenas 0,4%; nos últimos 12 meses, de 1,27%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve um avanço de 0,18% na atividade econômica. Apesar de ser negativo, o cenário é melhor do que previam os analistas. Os economistas do mercado financeiro esperavam que a retração fosse de 0,5%.

A 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente começou ontem e segue até sábado. Durante o encontro, será discutido um plano que prevê políticas públicas ao longo de dez anos, voltadas à proteção de menores que estão em abrigos, nas ruas e em conflito com a lei.

Setor privado e BC reduzem previsão para o PIB

Em cenário de crescimento global fraco, deslanchar a economia é uma das principais preocupações do governo. Mas, apesar dos oito pacotes de estímulo já lançados desde 2009, a atividade econômica parece não reagir. De acordo com a última pesquisa Focus do BC, os analistas dos bancos cortaram pela nona semana consecutiva sua previsão de expansão da economia, agora em 2,01%. Se a estimativa se concretizar, será o pior resultado desde 2009, quando a economia encolheu 0,33%.

O próprio BC já reduziu sua projeção para o crescimento de 3,5% para 2,5%, e o governo — que prevê oficialmente um avanço de 4,5% — sinaliza que irá, enfim, baixar sua projeção para abaixo de 3% nas próximas semanas. Segundo o IBGE, o PIB cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre do ano.

Entre os motivos listados pelos economistas para o baixo crescimento é o marasmo da atividade global, com crise em EUA e Europa e desaceleração na China, e o câmbio que favorece a importação e prejudica a indústria.

A indústria é o setor que mais preocupa o governo, que tem lançado programas de incentivo fiscal e de estímulo à produção na tentativa de impulsionar a produção. Mas os resultados têm se mostrado limitados. Em maio, por exemplo, a produção do setor caiu 0,9% frente a abril, registrando a terceira queda mensal seguida. No ano, a indústria já acumula retrocesso de 3,4%. Já o emprego na indústria recuou 1,7% em maio na comparação com o mesmo mês de 2011, a oitava queda consecutiva e a mais intensa desde dezembro de 2009, auge da crise global.


25 comentários

  1. Butterfly
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 17:57 hs

    Até hoje não conheço nação que tenha saído das cinzas pós guerra ou de catástrofes e se transformado em grandes potências, senão pela educação e sem corrupção. O Brasil precisa de governantes sérios, justiça que funcione para todos. Os brasileiros precisam dar valor à ética, à moral, participar dos acontecimentos da nação.

  2. Sergio R.
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 18:13 hs

    Que frase de defeito! Então vamos exportar crianças e adolescentes. Não sei porque não estou espantado. É a Vanusa do PT discursando.

  3. Bola Mucha
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 18:17 hs

    É que nem documento para os homens.

  4. Zangado
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 18:46 hs

    Alguem já disse porque não te calas por aí ?

  5. Mad Men
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 18:51 hs

    Pelo número de roubos, furtos, assassinatos, pobres que morrem nos muquifos que deveriam ser centros médicos, pelo legislativo, executivo e judiciário. What fuck is this??? Cansamos desse bull shit.
    Veremos ainda o nosso vizinho, nosso irmão, nossos pais e filhos sendo invadidos e violentados,quando nao maltratados ou massacrados. Isto ainda será a lei da selva. Compraremos proteção e pediremos aos bispos guarda costas, por, quem sabe 20% do nosso salário!

  6. Mad Men
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 18:58 hs

    Entao por o que?Pelo numero de roubos, furtos, assassinatos, pobres que morrem nos muquifos que deveriam ser centros médicos, pelo legislativo, executivo e judiciário? What fuck is this??? Cansamos desse bull shit.
    Veremos ainda o nosso vizinho, nosso irmão, nossos pais e filhos sendo invadidos e violentados,quando nao maltratados ou massacrados. Isto ainda será a lei da selva. Compraremos proteção e pediremos aos bispos, guarda costas, por quem sabe 20% do nosso salário!

  7. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 19:10 hs

    Alguém já disse isso antes e não foi para tangenciar.

  8. antonio carlos
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 19:15 hs

    A presidente querendo reinventar a roda. O chão do inferno dizem, está cheio de almas bem intencionadas. Negar a realidade é a pior coisa que se pode fazer. O ex-presidente também foi pelo mesmo caminho, em 2008 disse que a crise não passava de uma marolinha. Pior cego é aquele que não quer ver. ACarlos

  9. Porecatu
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 20:16 hs

    se o que o governo faz pelas nossas crianças serve como medida, estamos perdidos (a vontade era dizer outra coisa).

  10. Vigilante do Portão
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 20:22 hs

    Interessante,
    Quando o PIB foi de 7,6%, Lula, Dilma, Pt e cia. diziam que era sinônimo da nossa pujança e do ótimo governo que eles estavam fazendo.

    Quando o PIB cai, dizem que isso não representa NAda.

    Pilantragem e da boa.

  11. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 21:16 hs

    Aulinha…
    Se o Brasil agregasse a FLORESTA AMAZÔNICA ao seu PIB sem contar as outras riquezas – JÁ TERÍAMOS O MAIOR PIB do mundo!
    O que impede certas pessoas de pensarem um pouco mais antes de criticarem os melhores governantes deste país?
    Só para refletir:
    FHC teve PIB dos sonhos dos BOBOS que só fazem criticar Lula/Dilma.
    Pois no governo FHC – contanto o MANDATO que ele ROUBOU do POVO – crianças – MILHARES – morriam de fome e sede nos barracos e nas ruas. E a EDUCAÇÃO – veja o vídeo sobre PIB E FHC no google – FOI A PIOR DE TODOS OS TEMPOS. Para quem gosta de ver o FHC falando inglês é prato cheio.
    Assim sendo e para que não passem vergonha por favor ESTUDEM um POUCO MAIS DO ASSUNTO e parem de ver apenas números quando o assunto é GENTE. Tenham pelo menos a DIGNIDADE de observarem que as CRIANÇAS e os NORDESTINOS pela primeira vez não estão no TOTAL ABANDONO morrendo de fome e de sede.
    DILMA sabe o que está falando.
    Já uma carrada de panaca bate por bater pois sequer sabe quantos ainda vivem nas favelas de Curitiba – por exemplo.
    Aposto que os que tanto CRITICAM LULA E DILMA nunca foram visitar uma favela. Salvo que tenham ido para pedir voto.
    Essa é a verdade.
    E por favor entendam que quem gosta de PIB sem AGREGAR TODAS AS NOSSAS RIQUEZAS é o PIG – PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA e gente lá de fora que quer ver o Brasil na CLOACA do mundo pois só assim terão onde RAPINAR outra vez os que lhes devem. E quem livrou o Brasil do FMI – mesmo?
    Pense.
    Pense.
    Ou então se mantenha CALADO pois NOSSAS CRIANÇAS, NOSSA GENTE é muito mais IMPORTANTE do que um número que foi convencionado por países que RAPINAVAM os mais pobres.

  12. pingo
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 21:16 hs

    Com a Educação e a Ética que temos neste Brasil falta muito para ser Nação, quiçá uma grande Nação.
    O que o governo do PT faz por crianças e jovens é caso de polícia para estes estelionatários eleitorais.

  13. Eneias José Olinto
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 21:50 hs

    Se for medir pelo o que o governo do PT e anteriores fazem ou fizeram pelas crianças então TAMOS MUITO MAL. A presidenta falou bobagens

  14. Don Pixote
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 22:02 hs

    A MOÇA ESTÁ COMEÇANDO A SE PERDER NO PODER.

    PIB NÃO MEDE UMA GRANDE NAÇÃO ? QUE O DIGAM OS CHINESES.

    ELA QUER CRIAR UMA NOVA MEDIDA NA ECONOMETRIA ?.

  15. Lee
    quinta-feira, 12 de julho de 2012 – 23:21 hs

    Há poucos meses, arrotavam: “6ª economia do mundo” e blá-blá-blá.
    Agora que chegou a conta da porralouquice, o PIB não importa mais.

    É rir pra não chorar.

  16. jobalo
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 0:02 hs

    Desculpa de quem sofre de flatulência é……. tosse , ou seja incompetência de marca maior, imagine a inveja que a guerrilheira e o sapo barbudo estão do f h c , recebenddo premio e mais de 1 milhão de ddolares.

  17. Eu li
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 8:11 hs

    Dilma
    Votei em voce, hoje não votaria, muita coisa errada neste país,

  18. sergio silvestre
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 8:21 hs

    Pela imposição dos dedos é o tamanho do pib que levamos a vida inteira,com a corrupção e mal uso do dinheiro de impostos.
    Mas a DILMA está ai para ir arrumando a casa,já que passou
    uma enchente e um vendaval por ela.

  19. Gilmar Trento
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 8:43 hs

    Esses capitalistas da direita não conseguem entender eles só pensam em dinheiro nunca lembraram do ser humano.

  20. Wilson Catupirai
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 8:57 hs

    Muito menos se mede por discursos vazios.

  21. Bagre Ensaboado
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 9:23 hs

    Uma grande Nação se mede pela distribuição do BOLSA LULA.
    É fim do mundo!

  22. Pedro Rocha
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 11:02 hs

    É por esse tipo de DECLARAÇÃO inteligente, sábia, é que os marqueteiros do poste, ou seria da posta, proibiram-na de abrir a boca! – Só se for coisa lida, feita por assessores, e bem revisada pela turma que recebe “verba de publicidade”.
    Tentam fazer dela uma mistura de Margareth Thatcher, com Ângela Merkel; uma presidentA, (éca), equilibrada, técnica, intransigente com o crime e com a sacanagem petista, e segura em direção aos auspiciosos destinos da nossa nação…!
    Só que a muié não pode abrir a boca, do contrário a imagem de ouro construída sobre pés de barro, desmorona…

  23. Luciano Jesus de Araujo
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 12:40 hs

    Não podemos desconsiderar os caminhos da informação nem tampouco deixarmos nos levar por representações baseadas em lixo informativo,claro que o metodo pode ser melhorado e a presidenta pode se estruturar por sua abrangencia e entorno herdado de antepassados visando um futuro inovador.Mas há de se deixar claro que suas palavras significam palavras de ordem..Lj.

  24. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 19:34 hs

    Estou enganada ou tem machista com INVEJA de mulher nesse pedaço Fábio?!
    O TEMPO DIRÁ A VERDADE!
    Simples assim.
    Eu percorro todas as comunidades pobres do BRASIL e percebo que a VIDA ESTÁ MIL VEZES MELHOR. Considerando os governos passados a VIDA ESTÁ MARAVILHOSA!
    Rocinha, Cantagalo, Pavão, Pavãozinho, Vidigal, Morro do Alemão e tantas outras comunidades… pela primeira vez trabalhando, estudando, VIVENDO pois LULA/DILMA com o Governo do Rio e dos municípios os fez CIDADÃOS OUTRA VEZ. Nordestinos voltando para as suas terras e deixando de serem escravos dos FASCISTAS que ainda insistem em fazer dos mais pobres seus escravos.
    ACABOU GALERA!
    Quer empregada, babá, diarista, motorista, porteiro… VAI TER QUE ABRIR DO ‘wisque e do vestido xique da madame’…
    Agora é NÓIS NA FITA. E falar o português correto é questão de tempo pois com NOVOS MÉTODOS tipo ANDRAGOGIA poderemos recuperar o que o FHC metido a Mestre não foi capaz de fazer.
    Choram os médios SEM VALORES como HONESTIDADE – segundo o seu Mestre FHC pois os mais pobres que estão melhorando de VIDA sempre souberam o que é SER SOLIDÁRIO! Como teriam SOBREVIVIDO sem valores como esse?
    Que corram atrás do Serra e seu plano PRIVATARIA, PAULO PRETO, ANEL DO RODO, BURACO DO METRÔ, INDIO FAJUTO e todos os outros que queriam Maluf mas não suportam que ele tenha preferido ajudar o PT. Peso de consciência? Pode ser! Mas se DEUS ESTÁ CONOSCO até o DIABO obedece! Não é verdade?
    Ei!
    Você que não gosta da gente não precisava ter lido meu comentário. Rssrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
    De longe dá para ver tão claramente.

  25. Deutsch
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 19:46 hs

    Fábio, voce é tão provinciano que não permite que a gente escreva palavrão no teu blog. Eita atraso.

    R: Não são os palavrões que não podem ser publicados, mas os insultos. Sugerimos a leitura dos Termos e Condições de Uso do blog.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*