Dilma critica Europa e imita Lula: nunca antes na história deste país | Fábio Campana

Dilma critica Europa e imita Lula: nunca antes
na história deste país

De O Globo, com agências:

SALVADOR — A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira que não recorrerá a medidas de austeridade no combate à crise econômica, como fazem alguns países da Europa, como a Espanha. Segundo ela, o Brasil usa uma fórmula mais eficiente: fomentar o desenvolvimento “distribuindo o bônus para o povo”.

— Hoje eles (os espanhóis) estão cortando o 13° salário, 30% do salário dos vereadores e aumentando os impostos e (mesmo assim) o país vai de mal a pior — disse a presidente na cerimônias de lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEO) e de “batismo” da plataforma P-59, da Petrobras, em Maragojipe, Bahia.

A presidente afirmou ainda que seu governo age para garantir que o país tenha o melhor desenvolvimento possível. Ontem, para rebater críticas sobre o fraco avanço da economia no dia em que o Banco Central informou que a atividade ficara estagnada em maio, a presidente afirmou que “uma grande nação não se mede pelo PIB”.

Dilma disse que tem adotado medidas contra os gargalos que entravam o crescimento, entre elas a redução dos juros — “que estão num nível como nunca antes na história desse País” —, a redução de impostos e a prática de “taxas de câmbio que impedem que a industria brasileira seja sucateada”.

No discurso, a presidente se comprometeu a continuar reduzindo o chamado “custo Brasil” e a usar a crise internacional como oportunidade de crescimento, sem “reduzir os salários e os ganhos sociais que os trabalhadores conquistaram ao longo de uma vida de luta”.

— Nós queremos de forma sistemática diminuir os custos no Brasil, não da forma como eles estão fazendo lá fora, que é reduzir o salário e os ganhos sociais que os trabalhadores conquistaram ao longo de toda uma história e uma vida de lutas. Nós queremos reduzir os nossos custos baseado na redução dos impostos e na capacitação cada vez maior da nossa força de trabalho — afirmou ela, acrescentando: — Foi-se o tempo em que era concebível crescer o bolo para dividir depois.

Dilma também aproveitou para elogiar seu mentor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não perdeu a oportunidade de alfinetar os governos anteriores à era petista:

— Eles disseram que essa plataforma não era possível, que estávamos completamente loucos em fazer plataforma no Brasil.

Analisou que essa mentalidade teria sido fatal para a indústria naval brasileira que chegou a ser a segunda do mundo antes da década de 1980 e depois entrou em decadência. A crise no setor só teria sido revertida graças à “teimosia de um brasileiro chamado Lula. Ele acreditou na capacidade do brasileiro”.


33 comentários

  1. Asdrubal
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 18:05 hs

    Simplesmente vergonhoso o papel que se presta o Jornal O Globo na ânsia em criticar por criticar a presidente. Pior, menosprezar tudo que o país faz e ironizar o Luis Inácio como se ele ainda estivesse governando.
    Dilma impôs seu estilo de governar e me deixa orgulhoso por isso.

  2. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 18:47 hs

    Vixi.

  3. antonio carlos
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 19:08 hs

    A companheira está certa, pau na máquina antes dela fundir.O negócio é fazer de conta que a crise econômica não vai bater por aqui. Também com esta carga tributária dá para dar dinheiro pra muita gente ficar em casa sem fazer nada. A companheira está imitando, com algum atraso o que a maioria dos países europeus fez, financiava o ócio dos seus cidadãos desempregados. ACarlos

  4. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 19:11 hs

    Ole…
    Olee…
    Olaaaá!
    DILMAAA!
    LULAAAAAA!
    Sem medo de ser…
    Sem MEDO DE SER FELIZ!
    Pelo simples fato de que NUNCA DANTES NESTE PAÍS estivemos tão FELIZES! Poderíamos estar sem MEDO se em cada 2 quadras de Curitiba, como me escreveram, não estivesse havendo um assalto.
    Não?!
    Então o POVO está mentindo?
    E as calçadas e ruas como estão?
    Me disseram que tem buraco nos muros esperando vaga.
    Será?!
    O que eu sei é que a GLOBO está dando com a TROPA nas águas lamacentas das cachoeiras.
    Xô URUBU!
    Até o Bial com a sua MORAL de BBB está mostrando a cara da globo que por tanto tempo enganou o POVO. Mas acabou Fábio!
    Agora é NÓIS NA TELINHA e todo o POVO que SEMPRE foi esquecido pela globo e seus amigos do PIG.
    Viva a BLOGOSFERA!!!
    Bom final de semana a todos.
    Até para aqueles que não gostam dos meus comentários mas por serem meninos bobos não RESTEM e até comentam. Pois é.

  5. Mad Men
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 19:30 hs

    Temos que ir contra o mundo, que tem milhares de anos. Vamos aumentar o salário dos vereadores, deputados, senadores e etc. Êh a vez do Brasil ensinar a estes velhos decrépitos o que êh bolsa família, bolsa vadio, mãe carinhosa, produção de filhos a esmo, afinal Lenin e Stalin êh que deram certo?

  6. Deutsch
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 19:38 hs

    Asdrubal Asdrubal Asdrubal…A dilma não sabe governar, ela só sabe mandar, e é cagáda em cima de cagáda. Quanto ao lula, bom….vamos esperar que ele queime no inferno, logo!!!!!!!

  7. Deutsch
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 19:41 hs

    Outra coisa, construir plataformas no Brasil é muito mais caro e demorado. e aí a Petrobrás toma no c…, pois com a demora das plataformas, a produção atrasa, as ações caem, e nós, pequenos investidores, “tomemo”…..

  8. Pedro Paulo
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 20:23 hs

    Realmente cada povo tem o governo que merece!!!!!
    Dou um pelo outro e não quero troca.

  9. LOOP
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 20:48 hs

    Sartey dy banda …

  10. Sandra
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 20:59 hs

    Pois é, até ontem o PIB era importante, hoje o Brasil com PIB baixíssimo, aliás o pior das Américas a gerenta vira piadista a la Lulaluf
    Nunca antes na história deste país tivemos uma comandanta tão burrinha e incompetente

  11. Zangado
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 21:22 hs

    De repente o mundo começou com LuLLA e não sabemos …
    Escutemos LuluDilma …
    Sim, escutemos … pois ela non se cala …

  12. PK
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 21:39 hs

    sexta 13!!! HUUUII; PENSE SE É O DIA DO pt ENROLAR A LINGUA: QUANTO AO BONUS AO POVO JA FIZERAM E O POVO AINDA TA A ESPERA!
    QUANTO AOS JUROS O pt AO ENTRAR DE GOVERNO NÃO O FEZ FICOU COZINHANDO O GALO? ENGANANDO O POVO COM BOLSA PARA POR O BOLO!
    PARA REDUZIR CUSTOS É FACIL É SÓ REDUZIR A CARGA DE IMPOSTOS SOBRE OS EMPREGADOS DE BAIXA RENDA, QUE HOJE É BAIXA RENDA É QUEM GANHA MENOS DE DOZE MIL POR MES, ISSO SIM É FOMENTAR BONUS!!! HOVE DECADENCIA NA DECADA DE 80 DEVIDO A GRANDE DESONESTIDADE DOS GENE CORO, QUE AINDA TRATAM SEUS FILHOS COM A CAMADA DE FAVORES DA ÉPOCA.

  13. orlando
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 22:02 hs

    Não entendo porque este governo vive criticando como os governantes de outros países conduzem suas políticas. Sempre acham que da forma que governam é a maneira correta.

  14. Luciano Jesus de Araujo
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 22:41 hs

    Falar em reduçoes de juros como se representasse ganhos e politicas economicas benfazejas, ser mesmo uma piada,quem deve mais que o custo não desenolve o cerscimento, apenas especula o mercado e enriquece os bancos.Lj.

  15. jobalo
    sexta-feira, 13 de julho de 2012 – 23:33 hs

    Ela a presidenta de vocês, porque eu não votei nela, imita o barbudo em tudo até nas falcatruas, e erros infantis.

  16. Sergio R.
    sábado, 14 de julho de 2012 – 0:23 hs

    Fomentar o desenvolvimento “distribuindo o bônus para o povo”?. Cada dia um “stand-up comedy” diferente. Ri muito.

  17. Asdrubal
    sábado, 14 de julho de 2012 – 0:35 hs

    Pessoalzinho da banda do PSDB esquece que em outubro de 1997 a Selic era de 45%! (hoje é de 8%!!!!!) É o mesmo pessoal do pensamentozinho pequenininho, colonizadinho, que sonha em ver um Brasil Fazendão ainda! O pessoal que tem saudade do tucano-mor que quebrou o Brasil em 99 e 2002!
    É claro que as taxas altas de juros do início do Plano Real prejudicaram imensamente a indústria quebrando várias empresas, inclusive fornecedores da Petrobras (que na época chegaram ao número de 5 mil) e todo o complexo industrial naval brasileiro que chegou a ser o segundo maior do mundo. Medidas como a redução do PIS e Cofins na conta de luz para grandes consumidores e demais programas que aumentem a competitividade da indústria brasileira certamente produzirão resultados a médio prazo sem contar as obras de infraestrutura.
    Me dá ânsia ver esse mesmo pessoalzinho colonizado defendendo Zé Sóerra na campanha, o cara que ficou 1 ano e meio na prefeitura, 1 ano e meio no governo e eterno mais preparado candidato a presidente. Só eterno, pois nunca ganhará! E mais uns e outrinhos aqui da terra dos pinheirais que vive de férias, não tem um programa de governo, nada de planejamento, não consegue atrair uma única indústria…….. esse espetáculo de incompetência do desgoverno tucano…….
    Viva meu Brasilzãoooooo!!!!!
    E espero que o meu Paranazão troque de gente na próxima eleição!

  18. Vigilante do Portão
    sábado, 14 de julho de 2012 – 1:39 hs

    Lembrando:

    A estabilidade, proporcionada pelo PLANO REAL(*)
    e a crise mundial (tem país com juro ZERO) facilitam a redução das nossas taxas.

    Lembrando II: ainda assim, é a maior taca REAL do MUndo, 3,2%

    (*) LULA, DILMA e o PT, “FORAM CONTRA o Plano Real.

  19. Ocimar
    sábado, 14 de julho de 2012 – 8:38 hs

    NUNCA ANETEF NA IFTÓRIA DEFE PAIF,SE ROUBOU TANTO,É ISSO QUE ESSES BANDIDOS DEVERIAM DIZER.

  20. sergio silvestre
    sábado, 14 de julho de 2012 – 9:21 hs

    O cidadão petista é mais feliz,é mais pandego.
    O sol petista é mais fulguroso ,mais dourado.
    A lua é mais enamorada,mais gótica.
    Já os reaças,que humor hein!
    Voltem prá vida povo,ainda dá tempo!

  21. silvajr
    sábado, 14 de julho de 2012 – 10:25 hs

    Quem não gosta que se mude pra Europa e EUA, lá o PIB tá zerado, os imposta caíram e os governos não conseguem fazer o país crescer. Tão reclamando do PIB pequeno? Vão morar lá no PIB zero!
    Ou estão com saudades do FHC que o PIB tinhe crescimento negativo? Viva o crescimento negativo do PSDB, então …

  22. Pedro Rocha
    sábado, 14 de julho de 2012 – 11:35 hs

    A cachorrada vermelha, especialmente aqueles mais chegados às tetas oficiais, estão muito bem! Não fazem p… nenhuma na vida, além de ovacionar os lídres da matilha, enquanto o Brasil, tem crescimento negativo.
    Esse Brasil realmente está muito bom, pra quem mama em tetas oficiais; pra vagabundo encostado em sindicato e quadrilhas como o MST; pra safado encostado em partido político; pra bandidagem como Cachoeira, e seus asseclas; pra bandidagem encostada em empreiteiras como a Delta, e demais, e lógico, pra bandidagem comum, de grosso calibre, que deita e rola nas barbas da polícia e do judiciário, enquanto a rafuagem miúda é empilhada em cadeias imundas, desumanas!
    Agora, pra quem trabalha, como empregado, ou empregador, pagando os juros mais escorchantes do mundo, e sustentando uma quadrilha em npivel nacional a roubar dia e noite sem parar, de todos os lados, e em todos os sentidos, isso aqui é o fim do mundo!
    O mínimo que se deve fazer aqui, é uma ASSEPSIA GERAL, começando do mais reles vagabundo, até os chefões encastelados em Brasília, e nas sedes estaduais.
    TÁ TUDO DOMINADO PELO SINDICATO DO CRIME!

  23. Asdrubal
    sábado, 14 de julho de 2012 – 12:00 hs

    Estabilidade? Que estabilidade cara pálida?
    Selic em 2002 era 26% e o dólar estava a quase 4 reais!
    Não tínhamos reservas cambiais!

    E quanto aos juros os EUA tem 0,5% de taxa básica de juros e nem por isso o desemprego neste país diminui. Se não me falhe a memória ronda a casa dos 8% da população estadunidense.

  24. Parreiras Rodrigues
    sábado, 14 de julho de 2012 – 12:59 hs

    Para se comentar governo anterior ao lulismo, é necessário considerar que o PT não assinou a Constituição de 88, vociferou contra os programas sociais criados por dona Ruth e berrou contra o Plano Real.

  25. Max
    sábado, 14 de julho de 2012 – 13:40 hs

    Para os esquecidos esquerdistas, lembro que apesar das crises externas, no governo FHC o PIB nunca chegou a tão baixo patamar, sendo que se mantinha por volta de 4%. É só ler mais que verão a verdade dos fatos, viu petistas?

  26. Deutsch
    sábado, 14 de julho de 2012 – 15:04 hs

    Agora a turma já ta comemorando esse pibinho. Lembro no começo do ano quando o mantega jurava de pé junto que o PIB ia bater os 5%, a petezada parecia pinto no lixo. Todo mundo enaltecendo a direção da economia, e dizendo que a marolinha não ia chegar no Brasil. Quando os suíços apontavam um crescimento perto de 1,5% para o Brasil, a mesma petezada esbravejava contra os calculos, e hoje já tão achando o máximo esse risco no pib.
    Isso aí não dá nem pra cobrir o que o lularápio e sua gerentona roubam dos cofres públicos.

  27. Asdrubal
    sábado, 14 de julho de 2012 – 16:04 hs

    Ainda lembrando que nós não temos a maior taxa de juros real do mundo. Esse posto é ocupado pela China com 3,7%, a Rússia com 3,5%.
    O Brasil está se aproximando do Chile (2,2%), da Colômbia (2,0%) e da Austrália (1,9%).
    Graças a Deus o Brasil vem mudando nestes últimos anos e essa abençoada dessa Dilma Roussef tá dando conta do recado!

  28. silvajr
    sábado, 14 de julho de 2012 – 16:16 hs

    ocimar, deixa de ser hipócrita, só nas privatizações tucanas foi roubado mais do que todos os governos juntos …

  29. Asdrubal
    sábado, 14 de julho de 2012 – 16:20 hs

    A taxa real de juros brasileira é de 2,3%

  30. silvajr
    sábado, 14 de julho de 2012 – 16:21 hs

    MPE quer impugnar candidaturas de Serra e Russomano e outros 400 despreparados

    O Globo
    MPE quer impugnar candidaturas de Serra e Russomano
    Ministério Público Eleitoral também pediu impugnação da candidatura de 403 vereadores

    O Ministério Público Eleitoral de São Paulo solicitou à Justiça Eleitoral a impugnação do pedido de registro de candidatura de José Serra (PSDB) e Celso Russomano (PRB), que concorrem à prefeitura da capital paulista. Segundo o promotor eleitoral Roberto Senise Lisboa, José Serra não apresentou à Justiça Eleitoral certidões que mostrem em que fase estão dois processos criminais que correm contra ele na 8ª Vara Criminal e na 21ª Vara Criminal da capital e de quatro processos relacionados a acidente de trabalho no Tribunal de Justiça.

    — Ele tem que esclarecer como estão esses processos, para sabermos se ele foi condenado ou se ainda se encontram em fase de julgamento — disse Senise.

    A coordenação de campanha de Serra informou que irá verificar os motivos do pedido de impugnação, mas disse que não há preocupação com o assunto.

    Segundo o MP, Russomano, que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, pagou com atraso uma multa eleitoral. De acordo com Senise, Russomano deveria ter pago a multa de R$ 5 mil até o dia 5 de julho. Porém, o pagamento só feito na tarde de ontem. Mas, mesmo assim, o MP entende que ele não pode concorrer.

    — Se ele quiser concorrer a uma próxima eleição, ele poderá concorrer. Mas para essa eleição ele não pode mais, pois, de acordo com a lei, o prazo para pagar era até o dia 5 — explicou Senise.

    A assessoria de Russomano disse desconhecer o pedido de impugnação.

    O MP também entrou ainda com pedido de impugnação contra os candidatos a prefeito Anaí Caproni (PCO), que não apresentou certidões criminais, prova de desincompatibilização e programa de governo, Ana Luiza (PSTU) e Levy Fidelix (PRTB), por não apresentarem certidões criminais, e Carlos Giannazzi (PSOL), que não entregou programa de governo.

    O Ministério Público pediu a impugnação do pedido de registro de quatro candidatos a vice, e de 403 das 1191 pessoas que vão disputar o cargo de vereador na capital. Os problemas mais comuns notados foram ausência de certidões que demonstrem desincompatibilização de cargos públicos e de outros documentos.

    Acabou às 19h de ontem o prazo para pedir a impugnação de registros. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) não divulgou o total de pedidos feitos. Além do Ministério Público, a solicitação de impugnação pode ser feita por partidos políticos, coligações e candidatos. Por isso, o número total de pedidos feitos ao TRE-SP pode ser maior.

    Os candidatos têm cinco dias para responderem aos pedidos de impugnação e tentarem sanar os problemas. Depois disso, o MP dará novo parecer sobre o caso. Cabe ao juiz eleitoral decidir se o pedido de impugnação será ou não aceito, o que deve ser feito até 5 de agosto.

  31. VLemainski
    sábado, 14 de julho de 2012 – 17:18 hs

    Somente fala mal de outros países aquele que não tem o que mostrar de bom no país que administra…Quanta decepção Dilma!…

  32. Jose silva
    sábado, 14 de julho de 2012 – 19:04 hs

    O Brasil vai indo no mesmo caminho da loja de 1,99 de Porto Alegre que ela quebrou !

  33. Pedro Rocha
    segunda-feira, 16 de julho de 2012 – 11:13 hs

    Quanta crueldade, José Silva! – Quando a iluminada Dilma abriu “lujinha”, a coitada não tinha experiência alguma em administração! O negócio dela era mais a área bélica, que não exige lá muito conhecimento administrativo.
    Seu curriculo, enriquecido pela administração perfeita na sua iniciativa privada, embora falida, e turbinado pelos Pós, MBAs e outros doutorados fuleiros, credencia-a,a dominar essa área, como nunca visto antes na história da humanidade…
    O Brasil, com Dilma na direção, é chuá de bola, mermão…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*