Unasul enviará missão ao Paraguai para apurar impeachment de Lugo | Fábio Campana

Unasul enviará missão
ao Paraguai para apurar impeachment de Lugo

No Rio, líderes defenderam garantia de ‘ampla defesa’ ao presidente. Ele sofre pressão do Congresso por mortes em conflito agrário.

Do G1

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta quinta-feira (21) que a Unasul enviará uma delegação a Assunção para apurar a abertura do processo de impeachment contra o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

A presidente Dilma Rousseff se reuniu com os presidentes dos países do Cone Sul para avaliar a situação política do Paraguai, após a Câmara de Deputados do país ter anunciado a abertura de processo político para destituir Lugo da presidência.

O presidente paraguaio está sendo responsabilizado por um confronto entre polícia e camponeses que resultou na morte de 17 pessoas no interior do país em 15 de junho.

Em pronunciamento, ele afirmou que não vai renunciar e que vai se submeter ao processo iniciado pelo parlamento.

“A reunião permitiu uma análise dos acontecimentos no Paraguai e do enfrentamento havido em 15 de junho, especialmente os desdobramentos que se seguiram ao episódio. Os presidentes da Unasul decidiram o envio de uma missão de chanceleres que partirá hoje. Eu integrarei nessa missão e ela será integrada ainda pela secretário-geral da Unasul”, afirmou Patriota.


9 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 21 de junho de 2012 – 18:02 hs

    Isso é um despropósito. Imagine se Collor tivesse feito o mesmo pedido e convocado os países vizinhos? E se Clinton tivesse pedido ajuda aos cucarachos amigos, durante o seu processo de impeachment por causa dos charutos molhados? É uma intromissão indevida nos assuntos internos do Paraguai e uma tentativa de intimidação dos outros poderes. Coisas da américa latrina.

  2. Pedro Rocha
    quinta-feira, 21 de junho de 2012 – 18:14 hs

    O bando já está se articulando pra defender o quadrilheiro Lugo!
    Interessante que quando o assunto é com Cuba, por pior que seja, a petralhada inteira alega nossa neutralidade em “assuntos internos” dos países amigos.
    Já quando o assunto é com o coitado do Paraguai, são capazes de convocar até o Exército Brasileiro pra defender o Lugo bandido!

  3. antonio carlos
    quinta-feira, 21 de junho de 2012 – 18:57 hs

    Que coisa mais incrível, o pai do povo paraguaio acusado de mandar matar o próprio povo. Seria ridículo se não fosse trágico. ACarlos

  4. Marcio Alex
    quinta-feira, 21 de junho de 2012 – 22:56 hs

    Espero que esta missão respeite a soberania do Paraguai. E que exemplo a ser seguido, se fosse no Brasil irai demorar uns 10 anos e já não tinha ninguém mais para retirar do cargo

  5. Gaucho Anti PT
    quinta-feira, 21 de junho de 2012 – 23:13 hs

    Ja temos um Italiano bandido aqui sustentado por nós, logo teremos o Bispo comedor vindo fazer filhos aqui sob a proteção do PT

  6. Alessandro
    sexta-feira, 22 de junho de 2012 – 4:01 hs

    Concordo plenamente com Pedro Rocha e Doutor Prolegômeno.
    Impeachment por maioria dos deputados não foi o que, por pouco, não aconteceu no Brasil? E quem gostaria que “amigos” vizinhos se metessem nisso?
    Ô Dilma, vai cuidar do seu serviço!

  7. sexta-feira, 22 de junho de 2012 – 10:17 hs

    Mandem o Requião

  8. Trabalhador
    sexta-feira, 22 de junho de 2012 – 10:37 hs

    UNASUL com Chavez, Lula, Correa , Lugo, Kirschiner, tudo gente “boa” da mais alta estirpe ditatorial….kkkkkkkkkkkkkkkk

  9. JC 3zotti
    sexta-feira, 22 de junho de 2012 – 10:41 hs

    PAÍS OU COLÔNIA?
    Afinal, o Paraguai é um País soberano e independente, ou uma unidade federativa do Brasil?
    Será que gostariamos que eles metessem o bedelho quando o Congresso Nacional Brasileiro instaurou e voltou o Impeachment do Collor? Portanto não cabe às autoridades brasileiras meter o bedelho lá. Isto é no mínimo tentativa de intimidação… pra não dizer intervenção e ingerência à soberania nacional do Paraguai.

    O Bispo reprodutor que resolva seus problemas com o soberano Congresso Nacional Paraguaio. Nós temos os nossos problemas e bem ou mal vamos empurrando com a barriga. Mas são nossos problemas. O deles que eles resolvam.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*