Repórter da Veja é o mesmo que lançou Fruet a presidência da Câmara | Fábio Campana

Repórter da Veja é o mesmo que lançou Fruet a presidência da Câmara

A banda de Luciano Ducci já sabe que Otávio Cabral, autor da reportagem da Veja deplorada pelo prefeito, circula com desenvoltura numa boa parte do PT e tem em Gustavo Fruet (PDT/PT/PV) fonte de notícias desde os tempos da CPI dos Correios. Em janeiro de 2007, Cabral escreveu na Veja matéria alçando Fruet, então no PSDB, à candidato a presidência da Câmara dos Deputados.

Cabral teceu uma série de loas a Fruet, indicava que o ex-tucano representava “um grupo de parlamentares que se insurgiu contra o tradicional vale-tudo da política e se propôs a resgatar a imagem do Congresso Nacional. Embora entre na disputa a poucos dias da eleição, marcada para 1º de fevereiro, o deputado acredita que pode mudar o atual quadro em que o candidato petista Arlindo Chinaglia desponta como favorito”.

Leia a seguir a íntegra da reportagem.

A terceira via tem rosto

Otávio Cabral
24 de janeiro de 2007

O deputado Gustavo Fruet, do PSDB do Paraná, lançou na semana passada sua candidatura à presidência da Câmara. Fruet representa um grupo de parlamentares que se insurgiu contra o tradicional vale-tudo da política e se propôs a resgatar a imagem do Congresso Nacional. Embora entre na disputa a poucos dias da eleição, marcada para 1º de fevereiro, o deputado acredita que pode mudar o atual quadro em que o candidato petista Arlindo Chinaglia desponta como favorito. A candidatura de Fruet já gerou efeitos positivos. Nos últimos trinta dias, as discussões entre Chinaglia e Aldo Rebelo, do PCdoB, o outro postulante ao cargo, se limitavam a quem conseguia costurar acordos melhores, fossem eles à base de promessa de cargos e vantagens ou de monumentais aumentos salariais para os deputados. Fruet se dispõe a debater idéias. Seu primeiro ato, aliás, foi convidar os adversários para um confronto público. Outro efeito positivo da candidatura alternativa foi a suspensão da barganha de cargos no governo em troca de votos no plenário. Para cooptar apoio, o candidato petista estava negociando nomeações e liberação de emendas ao Orçamento. Ao perceber que a eleição não está definida, o presidente Lula mandou suspender as negociações.

Há receio no Planalto da reedição do que aconteceu dois anos atrás, quando dois petistas afinados com o governo – Luiz Eduardo Greenhalgh e Virgílio Guimarães – disputavam a presidência da Câmara nos moldes do que ocorre hoje entre Aldo Rebelo e Arlindo Chinaglia. A oposição decidiu lançar uma candidatura alternativa, a do deputado Severino Cavalcanti, que acabou eleito. Foi um desastre, como se sabe, mas a possibilidade existe e assusta os governistas. A diferença agora é que o candidato alternativo nada tem a ver com Severino Cavacanti. Gustavo Fruet, 43 anos, é quase um noviço na política. Vai assumir seu terceiro mandato. Foi eleito duas vezes pelo PMDB, mas trocou de partido por não concordar com a submissão ao governo. Advogado, teve uma atuação de destaque na CPI dos Correios, em que foi sub-relator da comissão de movimentação financeira, que descobriu as contas que abasteceram o duto de dinheiro que o petismo inventou para subornar deputados. “Sem ingenuidade, não se trata do bem contra o mal, dos éticos contra os não-éticos. É fugir do debate de quem é mais leal ou não ao governo, de quem vai dar o aumento maior”, resume Fruet. Essa biografia lhe dá legitimidade para defender as propostas da terceira via e ganhar os votos dos deputados comprometidos com as mudanças no Legislativo. Por outro lado, afasta aquela multidão de parlamentares envolvidos em escândalos. “Deputado que participa de CPI não ganha eleição aqui dentro”, avalia o deputado Sandro Mabel, do PL de Goiás, com a experiência de quem foi investigado pela CPI dos Correios e só escapou da cassação graças ao corporativismo dos colegas no plenário.

A candidatura de Gustavo Fruet também provocou constrangimento dentro de seu partido. Uma semana antes, o líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Junior, havia anunciado um acordo entre petistas e tucanos em favor da candidatura de Arlindo Chinaglia. A justificativa oficial era que o PSDB respeitava o princípio da proporcionalidade. Nos bastidores, porém, a decisão passou por uma intensa negociação de pactos regionais entre tucanos e petistas. Suspeita-se que as combinações tenham sido ainda maiores do que se imagina, tendo envolvido personalidades de ambos os lados. Seja lá o que for, o tenebroso pacto tucano-petista, ao menos oficialmente, foi por água abaixo. Jutahy, o mesmo que interrompeu as férias para divulgar o acordo, anunciou que o partido agora apoiará Fruet. As principais lideranças tucanas também. O governador José Serra fez até uma defesa pública do novo candidato: “Fruet é um deputado de primeiríssima qualidade. Com certeza, a bancada do PSDB deverá apoiá-lo”. Aécio Neves, em férias nos Estados Unidos, também elogiou publicamente a escolha. O fato é que a disputa ficou imprevisível, e o surgimento de uma alternativa para propor a discussão de idéias é uma notícia muito boa para um Parlamento que só vinha produzindo decepções.


36 comentários

  1. Trabalhador
    domingo, 17 de junho de 2012 – 14:13 hs

    Como eu disse abaixo, ELLES querem nivelar a todos, não querem ser bandidos, sozinhos.

    Elles sempre tem um amiguinho, um companheiro para fazer um servicinho sujo.

    Mas FRUET deixar que se faça tal servicinho, merece a RUA

    Do PT não se espera nada decente mas o FRUET é DECEPÇÃO.

  2. Mad Men
    domingo, 17 de junho de 2012 – 14:56 hs

    Independentemente dist,tem que explicar.

  3. salete cesconeto de arruda
    domingo, 17 de junho de 2012 – 15:29 hs

    Sei.
    Sei.
    Sei
    Em vez da DEFESA o ataque!
    Essa é o Brasil do PIG.
    E nessa história o que deve ser feito até o adolescente mais pobre e com pouco acesso a INTERNET sabe:
    – o prefeito tem que PROCESSAR A VEJA e o tal repórter já que afirma que eles distorcem. Aliás: o PT tem sido vítima constante desse tipo de ataque. Agora parece que o PIG resolveu finalmente pegar no pé – opaaa – na RIQUEZA – dos adversários.
    – também cabe ao prefeito deixar claro que baixou seu salário por ter ESPOSA RICA. Aliás: casar com MULHER RICA parece coisa de político do Paraná.
    Ou não…
    Assim sendo NADA MAIS JUSTO QUE O DUCCI prove ao POVO que não empregou seu CAPATAZ com o dinheiro do POVO e que não enriqueceu após ter entrada no política.
    Acusar OUTROS dos fatos relatados pelo jornalista e pela REVISTA que todos já conhecem é TIRO NO PÉ. Nem faz sentido. O negócio nessa guerra de ARANHAS ou BABUÍNOS o que importa é a VERDADE.
    Por falar em MACACOS como anda as DOCAS liberadas em área nobre – a céu aberto – Fábio….
    Sei.
    OS MACACOS ESTÃO FELIZES LÁ NO ZOOLÓGICO!
    Bons tempos!
    Bons tempos vem por aí onde tudo se tornará claro!
    Tão claro que alguns talvez decidam VIAJAR PELO MUNDO com TANTO DINHEIRO do que ficar sofrendo diante de municípios que tudo precisam.
    Em tempo: o Barigui teve a tal galeria das CAPIVARAS alagada me dissera…. não acreditei pois a obra sequer está pronta. Gostaria de saber mais detalhes sobre a tal enchente e como ficou o parque…
    Obrigada.
    Bom domingo ao POVO BOM DE CURITIBA que vê com espanto o número de processos movidos por políticos contra a VEJA.
    Até agora só o PT tem tido a coragem…
    Espero que DUCCI estando com a verdade REBENTE com esse tentáculo que se chama veja mas que na verdade dizem é ESPIA do grupo do Cachoeira

  4. André
    domingo, 17 de junho de 2012 – 16:26 hs

    Êta CAMBADA. Já era previsível.
    Fruet, vc está mais sujo do que pau de galinheiro cara!
    Cada dia que passa vc piora no ranking.
    Onde vc vai parar?
    Que decepção um dia eu ter votado em vc.
    Abri os olhos agora, estou sabendo quem é vc.
    Sujo!

  5. Antonio Maia
    domingo, 17 de junho de 2012 – 16:28 hs

    No Estadão, o agora petista Gustavo diz aonde ele vai ninguém quer saber do mensalão. Ele está certo.Ninguém quer saber mesmo de corrupção e desvio de dinheiro público. Acorda Gustavo, bateu o desespero porque sua campanha não decola né?É muito peso pra carregar.

  6. Antonio Gouda Barilla
    domingo, 17 de junho de 2012 – 16:51 hs

    Para um bom entendedor da pra ver que existe maldade e da$ boa$ na matéria $obre o prefeito Luciano Ducci. E$$e repórter deve e$tar na$ gaveta$ do poder central. E$pero que o MP de a resposta correta sobre essa matéria e coloque e$$e repórter no $eu devido lugar.

  7. OSSOBUCO
    domingo, 17 de junho de 2012 – 17:11 hs

    Sou simpatizante do PT e eleitor do Fruet, como a revista Veja é bandida e mente pra caramba, tenho que dar um voto de confiança para o Ducci mesmo não gostando dele.
    agora é engraçado ver os reaças criticando a Veja, quando ela ataca o PT é a melhor revista do mundo, ahahah

  8. AQUILE LUCIO MORA
    domingo, 17 de junho de 2012 – 17:14 hs

    DUCCI ESTAS PERDIDO NADA TE SALVARA DO INFERNO

  9. NEA
    domingo, 17 de junho de 2012 – 18:24 hs

    Engraçado, agora a Veja não presta?!
    Até sexta-feira era a melhor revista do MUNDO, para os reacionários.

  10. salete cesconeto de arruda
    domingo, 17 de junho de 2012 – 18:46 hs

    Eu só quero ver se o DUCCI vai abrir o seu SIGILO bancário fiscal telefônico, etc. etc. e PROCESSAR o tal jornalista.
    O resto não me interessa pois se tem ou não tem informantes no PIG é o que menos importa agora.
    Ou DUCCI explica tudo ou essa história de MULHER RICA vira PIADA de mau gosto.
    No Paraná todo macho tem MULHER RICA?
    Eita caras bons de cama!
    Deitam e dormem?
    Sei não!
    Mulher rica CASA COM GALÃ DA GLOBO!!!
    Quase sempre.
    Aqui de longe a gente vê tudo tão claramente…
    Mas juro que eu pensava que o Ducci era bem pobrezinho!

  11. marcelo
    domingo, 17 de junho de 2012 – 18:46 hs

    A revista Veja como todo mundo sabe é antiPT, lançou Fruet a presidência da Câmara, afinal era o deputado do PSDB que mais se destacava.
    No entanto, no período os “reaças” em Curitiba adoraram. Agora, a revista DEMOTUCANA por incrível que pareça não presta, nem para os conservadores. Infelizmente, essas pessoas não estão preocupados com a moralidade na política, não precisa apurar as denúncias, pois se a incompetência e a corrupção estiver do meu lado, TUDO BEM!

  12. Marques
    domingo, 17 de junho de 2012 – 19:01 hs

    Gostaria que Ducci revela-se a receita, em 4 anos aumentar o patrimônio de 1 MILHÃO para 30 MILHÕES é extraordinário!
    Agora, quero ver se a Câmara Municipal de Curitiba vai investigar, afinal, além de legislar os vereadores tem como função e obrigação investigar o Poder Executivo.

  13. ana cristina
    domingo, 17 de junho de 2012 – 19:03 hs

    Não é impossível imaginar q existam pessoas que não são capazes de certas coisas.
    Gustavo Fruet é um homem de caráter e jamais usaria desse tipo de expediente para mostrar ao povo de Curitiba, a corrupção instalada na PMC, mas sim faria como fez na questão do Mensalão.
    Ana

  14. Wilson Catupirai
    domingo, 17 de junho de 2012 – 21:53 hs

    Você recebe má notícia e o culpado é o carteiro. Se há uma conspiração contra o Ducci, ele que acione a justiça. (particularmente duvido que ele faça isso)

  15. Max
    domingo, 17 de junho de 2012 – 22:06 hs

    Soube que Luciano vai entregar toda a documentação de seus bens a todos os orgãos pertinentes para que todos tomem conhecimento .
    Faz muito bem, quem não deve não teme.

  16. sergio silvestre
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 0:07 hs

    Como é gostoso ver esta balburia aqui de longe,né SALETE!

  17. segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 0:11 hs

    Gustavo, o que mesmo voce ja fez por Curitiba? Posar de bom moço é coisa mais facil do mundo, dizer que vai fazer isso e aquilo, entao, até criança diz, quero ver fazer de verdade! E no seu caso, é pior ainda,pois, vc foi contra o PT e hoje estao de maozinha dada. Como explica isso? Curitibano nao é bobo, nao, hein?

  18. segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 1:24 hs

    O PIOR É QUE TENTARAM PREJUDICAR O GUSTAVO, NAS A VERDADE APARECEU.
    DUCCI, DESPREPARADO VAI BATER NO FRUET E QUEM GANHA EÉ O RATINHOM JR.

  19. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 8:12 hs

    Basta mostrar as matrículas dos imóveis e
    Abrir o sigilo fiscal.

    Parece coisa orquetrada, como certas reportagens da Gazetona.

  20. Joao Carlos
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 8:49 hs

    O Ducci recebeu heranca da familia da esposa dele….rsrsrsrs…Nunca vi politico no Brasil ficar milionario com a politica….Estou sonhando hahaha.

  21. joao
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 9:25 hs

    O Ducci tem de reagir sem baixar o nível (a guarda), campanha política tenta explorar de tudo. Porém, nós curitibanos queremos propostas e plano de governo exequível, sem os photoshop que o tinham o hábito de usar.

  22. Luiz Carlos
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 9:28 hs

    Uma coisa não tem nada haver com outra!!! Estão forçando um deslise do Fruet, se ele espirrar vão dizer que ele é o responsável pelo aumento de infectados pelo H1N1!!!

  23. segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 10:37 hs

    Hj. Fruet perdeu meu voto, entrou na baixaria de denuncias falsa, tantos anos de politica até hj. ninguem falou um A do Ducci, agora falam.

  24. segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 10:40 hs

    Quanto ao prefeito tudo é explicavel, inclusive a “brava imprensa parananse” se incumbira de faze-lo e a nossa justiça??????, mas quero ver justificar a contratação do CAPATAZ da fazenda no MS, sendo pago com nossos impostos…Fábio, não te cantei aqui quem seria a vice do FRUET………

  25. Flávius
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 10:55 hs

    E.T.: qual o tamanho da credibilidade de Veja? Essa revista que criou e endeusou Demóstenes, que se alimentou e bebeu de Cachoeira e outros tantos do mesmo nível e caráter, em um país sério já teria fechado as portas há muito tempo. Pessoal, dar crédito a Veja? Por favor!

  26. Eduardo Fonseca
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 13:00 hs

    Carater Ana Cristina??? Bateu no PT, chamou de ladroes, presidiu a CPI dos Correios, confirmou a bandidagem e agora esta no PT. Que carater tem o seu candidato???

  27. Miriane
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 14:50 hs

    Pior são os desavisados que acreditam no conto da carochinha… A reportagem deve ter sido bem paga, porém, muito mal escrita! No final das contas, ficou tudo subentendido. Só não sabe quem é muito mal informado mesmo que o prefeito é casado com uma mulher muito rica, da família Dal Prá, muito conhecida no norte do estado. Além do mais, seria no mínimo ingenuidade do prefeito acreditar que poderia “aumentar o patrimônio” num valor tão expressivo, sem que ninguém percebesse! Não estou bancando a advogada do diabo, mas sinceramente, acho tudo isso uma grande piada de mal gosto, para brincar com a opinião pública, principalmente dos desinformados de plantão. A reportagem, aliás, saiu a cara do pai: Gustavo Fruet, mais decadente do que nunca, aprendeu rápido como se faz política lá nas bandas do PT. Lamentável…

  28. Nelson
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 16:19 hs

    Quando essa revista parcial persegue e detona o governo do PT, a oposição demo-tucana e etc, adora. Como diz o ditado, “no dos outros é refresco”. Continuo com a mesma opinião: Veja e não leia.

  29. FUI !!!
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 16:28 hs

    A função das revistas é espalhar M no ventilador. Quem achar que
    sujou a sua roupa processe…

  30. Thiago Hart
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 16:55 hs

    Opa Fábio, me parece que atacar a revista e o jornalista não é o caminho! Há poucos dias você defendeu a liberdade de expressão de maneira exemplar, contra a censura de uma jornalista. O que precisa ser feito é esclarecer, esclarecer e esclarecer. Se uma fonte confiável passa uma informação o dever da revista é conferir e publicar. Me parece, até agora, que a Veja é zelosa no cumprimento desses deveres. Agora, fontes mal informadas existem. O melhor para corrigir é esclarecer e não atacar. Ducci deve repostas! @thiagohart

  31. Jose Carlos Sucupira
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 17:26 hs

    Caro Fabio Campana:
    Não foram poucas as vezes que eu antes de romper com o genérico e ocupava a Assessoria da Presidência do PDT presenciei Gustavo atender e ligar para Otávio Cabral. Sua relação com o Grupo Abril é intima, tanto que essa semana a revista publicou entrevista dele.
    Sei que o alvo da tropa de Choque de Gustavo é Ducci tudo por conta da escolha do Governador Beto Richa do candidato a Prefeito. Beto tinha razão não deixaria meu cãozinho passear com ele nem que o Zeca Pagodinho deixasse de tomar cerveja.

  32. NEA
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 18:27 hs

    PIOR É DEFENDER O POLÍTICO, NÃO A APURAÇÃO DOS FATOS!

  33. Marques
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 19:10 hs

    Sucupira
    O capataz da fazenda é funcionário da prefeitura?

  34. André R. Scremim
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 20:09 hs

    Pois é…

    O ex-tucano Gustavo Fruet começa jogando sujo… tão sujo quanto ele afirmava que era o seu agora parceiro, o PT, o partido do mensalão….

    Pelo poder fazem cada uma… mas vai ser difícil engolir esses camaleões como Greca, Fruet e cia…

    Até dias atrás Fruet pedia votos para Serra e detonava o PT e cia…

  35. Luis Alberto
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 20:36 hs

    Fruet, Lula, Maluf quem mais ta vindo por ai junto com Fruet, Jader Barbalho, Sarney, Ze Dirceu e outros nobres politicos brasileiros

  36. Pedro Rocha
    terça-feira, 19 de junho de 2012 – 10:13 hs

    A quadrilha petista tá em polvorosa! – Acabou o sossego, cambada!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*