PT escolhe vice de Fruet até quinta | Fábio Campana

PT escolhe vice de Fruet até quinta

Da Gazeta do Povo

O Partido dos Trabalhadores (PT) deverá definir até a próxima quinta-feira (14) o nome da sigla que concorrerá como vice-prefeito na chapa encabeçada por Gustavo Fruet (PDT) nas eleições municipais de outubro. A escolha será referendada em encontro do partido, agendado para o dia 16, em Curitiba.

Até lá, o PT deve realizar duas reuniões internas para avaliar um dos quatro nomes que concorrem à indicação: o vereador Pedro Paulo, a advogada Mirian Gonçalves, o ex-presidente da CUT, Roni Barbosa e a presidente do diretório municipal do PT, Roseli Isidoro.

Além da definição do nome do vice na chapa, o partido também deve definir sua estratégia nas eleições proporcionais (vereadores). De acordo com a presidente do diretório municipal do PT, Roseli Isidoro, são três as alternativas. No primeiro caso, o concorreria com “chapa pura”, com a possibilidade de lançar 56 nomes do partido – que já tem 65 pré-candidatos inscritos. A segunda alternativa seria a coligação com o PDT e PV. Neste caso, a chapa conjunta poderá lançar 76 nomes – cerca de 25 de cada um dos partidos coligados. Outra opção seria a coligação do PT com partidos menores – PTN, PMN, PLS e PCdoB –, também com 76 candidatos, com a perspectiva de viabilizar a candidatura de mais nomes do PT.

Segundo Roseli Isidoro, não há consenso entre as diferentes correntes do partido e as discussões vêm sendo lideradas pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e pela ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. “As lideranças do Campo Majoritário [corrente interna predominante] estão trabalhando [na definição do] perfil [do candidato]. A ideia é costurar um nome de consenso entre as correntes internas para que o partido vá de forma unida, muito embora a decisão possa ser submetida à convenção”, diz.

“A disputa eleitoral não será fácil, vai ser dura em função da própria história de disputas do PT nas eleições municipais. Também lutaremos contra o uso da máquina pública pelo atual prefeito que contará com o apoio do governador Beto Richa, que também terá a máquina em suas mãos. De qualquer forma, com qualquer um dos quatro nomes o partido ficará bem representado”, avalia.


22 comentários

  1. Osiris Duarte de Curityba
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 9:37 hs

    Só quero ver quem será …

  2. ex-eleitor do Gustavo
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 10:02 hs

    Prezado Gustavo,

    A situação não deve estar das melhores para você. Com esse time de candidatos a vice-prefeito, que estão dispostos a concorrer, você não tem chance nenhuma. Prezado, qual é a base eleitoral (incluindo chapa de candidatos s vereadores) que irá acompanhá-lo durante a eleição, pois só com o PDT e parte do PT francamente você não passará dos dois dígitos. O que dizer do apoio de ex-presidente LULA??

    Pense bem, para não perder mais eleitores ainda. Seu futuro político está em jogo. Eleições ocorrem a cada dois anos conceito moral é para sempre.

    Forte abraço

    um ex-eleitor do Gustavo.

  3. elton
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 10:36 hs

    Independente de quem seja: a próxima pesquisa já deve apresentar um índice de intenção de votos maior para o Fruet, enquanto que o Ducci deve cair mais…

  4. Jaco
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 10:43 hs

    Prezado Gustavo,
    Fique certo que o PT complementará com responsabilidade sua chapa. Nosso Vice trará a militância do PT e caminhará cada rua de nossa cidade, sobretudo na periferia, onde historicamente o partido tem mostrado bom desempenho eleitoral pelo trabalho orgânico que possui.

    um futuro eleitor do Gustavo

  5. Rossby
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 11:56 hs

    Só gente desconhecida… Tá certo que o vice, por lógica, não deve ser mais popular que o candidato a prefeito, porém as opções que estão ofertando a Fruet são fracas.
    E, no caso dele, o vice é super importante, dada a possibilidade que o mesmo possa se candidatar ao Senado em 2014, não cumprindo integralmente o mandato de prefeito. Então, um desses relacionados aí em cima cai de páraquedas na cadeira de prefeito.
    Tá feia a coisa mesmo prá você… hein Fruet??!!!

  6. segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 12:43 hs

    Todos querendo uma boquinha, como atualmente na UFPR.

  7. Fábio Rocha
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 12:48 hs

    Caro ex eleitor do Gustavo, vc vota na legenda, no vice ou na pessoa que tem conteúdo, experiência e um ótimo eleitorado? Meu caro, vc apenas não vota no Fruet se for um anônimo ligado a atual administração DUCCI/RICHA, pois a pessoa com o minímo de cultura sabe da trajetória e o pq ainda FRUET não foi prefeito,senador ou governador.Se não sabe, lhe falo: apenas pq Requião e Richa não queriam criar um forte concorrente capaz de liquidar qualquer eleição.Ou será que vc não sabe dos acertos e conchavos feitos pela governo Requião e Richa/Ducci? Vou lembrar: COTRANS, CONSILUX, ICI, LIXO URBANO, PRIVATIZAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS, pense meu caro.

  8. Pedro Rocha
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 12:56 hs

    Se cartas ao Gustavo Fruet tivessem algum valor, hoje ele não estaria nesa sinuca de bico!
    Fiz com o Gustavo, o mesmo que fiz com o Senador Osmar Dias: abarrotei-lhes as caixas de correspondência, alertando-os sobre a roubada que seria, aliar-se a uma quadrilha em declínio!
    O resultado está aí; resta-me apenas o clássico: FALTA DE AVISO NÃO FOI!

  9. Tbem ex-eleitor do gustavo
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 13:31 hs

    É pq pra passar dos 2 digitos vai ser meio q impossivel né…

  10. Joao Carlos
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 14:26 hs

    Se for uma mulher a escolhida para vice de Fruet ganha mais facil ainda…As mulheres estao em alta e so ver no cenario nacional e mundial…

  11. PORVA
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 15:14 hs

    A Vice Prefeita será ROSELI ISIDORO!
    E Ponto Final!

  12. SUB LANTMANN
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 15:30 hs

    GUSTAVO É UM CANDIDATO FORTE, COM ACEITAÇÃO EM TODAS AS CAMADAS DO ELEITORADO, SUA COLIGAÇÃO COM O PT SÓ SOMA.
    “SAUDADE DO MAURICIO, SAI DUCCI”!

  13. Russo
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 16:07 hs

    Gustavo tem tanta chance nas eleições quanto a Irlanda tem de ganhar a Eurocopa.

    um eleitor que jamais votará no PT e sua trupe

  14. Napo
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 16:08 hs

    vixi !!!

  15. João Pedro
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 16:22 hs

    Melhor nome é do vereador pedro paulo, trabalhador, sério e militante dos movimentos sociais. Completa bem a chapa de Gustavo Fruet, além disso tem o apoio da maioria dos delegados que definirão o nome.

  16. ANALISTA
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 18:46 hs

    SÓ NOMES DE PESO.CADÊ OS GRANDOES DO PT.ACHO QUE ATÉ ELES TEM VERGONHA DESTA CHAPA.

  17. M.A.S
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 18:58 hs

    Qualquer um que o Gustavo escolher, será bem vindo, desde que não seja o Deputado Vanhoni, tremendo mala, não senta pra conversar com ninguém. Quem foi a Brasilia como eu por diversas vezes tentando audiência com o Sr Deputado, sem nenhuma chance. Portanto, conhecemos o homem por suas atitudes.

  18. Capão da Imbuía
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 19:09 hs

    Vamos todos com o Fruet no 1º turno.

  19. convenção
    segunda-feira, 11 de junho de 2012 – 20:22 hs

    Levar prá convenção? Roseli quem decide é a base e não a cúpula. Você, com sua arrogância ainda não percebeu isso? Quem vai decidir o vice serão os delegados em encontro do PT que acontecerá no sábado, dia 16 e não no grupelho que você está amealhando. Não se garante no voto? tá com medo de disputar uma campanha prá vereadora? Até onde você tinha voto está sendo questionada (universidade, favela). Se cuida que você pode ser escanteada por aqueles que você acha que te apoiam. Até eles estão cansados das suas espetadas.

  20. Luciano
    terça-feira, 12 de junho de 2012 – 0:51 hs

    Se fosse da executiva não escolheria nem roseli nem pedro paulo, por eles serem vereadores e termos umas legislação muito ruim esse mandato acho que eles deveriam continuar na câmara para tentar sua reeleições.

    Acho que o melhor nome seria aquela outra mulher que está sendo indicada pelo Rosinha e Veneri a Mirian, ela sim traria todas as tendencias para a campanha do Fruet.

  21. Silvinha Telles Portes
    terça-feira, 12 de junho de 2012 – 21:43 hs

    Pedro Paulo, inegavelmente tem mais votos na convenção do PT e deve ser respeitado por isso.E não achincalhado e intimidado. Mas por não ser “orgânica” ( ou melhor, por não ser política profissional ) Mirian Gonçalves somará muito ao Gustavo Fruet. Em primeiro lugar, somará o apoio entusiasmado de praticamente todas as correntes internas do PT. Ela é militante desde 1984, trabalhando sem cargo nenhum, principalmente na difícil tarefa de organizar os Planos de Governo. Nessa atividade ela teve oportunidade não apenas de conhecer bem as necessidades de Curitiba, como a militância do Partido em todas as frentes de trabalho: sindical, de mulheres, da educação, da saúde, esporte e lazer, direitos dos deficientes, dos consumidores, etc. Outra coisa: Mírian nesse trabalho foi sempre democrática, respeitosa, boa de trato e nunca passou o rolo compressor por cima de ninguém, nunca gritou com ninguém, nunca quis impor sua vontade nem agredir ninguém. Prova disso é que todas as tendências da esquerda do partido a admiram e tenho certeza farão campanha para ela com muito mais gosto do que pelos que há tanto tempo fazem tanta força para dominar o PT do Paraná com mão de ferro, para que nenhuma outra liderança possa existir ou crescer, de forma a ameaçar aqueles que acham que são os donos do partido, muito embora não tenham votos entre os filiados para impor sua vontade. E fiquem, por exemplo, querendo obrigar ao Pedro Paulo, que tem mais votos e mais apoio, a retirar sua candidatura em favor da Roseli.Mas como é a vez de uma MULHER SER VICE PREFEITA E DEPOIS, PREFEITA, Mírian deveria ser a escolhida, inclusive porque puxará muito, mas muito mais votos para a Chapa com Fruet do que a Roseli, que já foi uma vereadora combativa, mas não se reelegeu.Talvez por seu jeito de sindicalista, de “reivindicadora”, que não se coaduna, de jeito nenhum com o de uma vice-prefeita de uma chefe de executivo. Roseli tem um perfil muito mais parlamentar e deveria isto sim ser de novo vereadora e depois tentar assumir o cargo de deputada estadual por Curitiba, onde a CNB não tem candidato forte nenhum além dela e do Pedro Paulo, que aliás deveria ser o Presidente da Câmara para passar à limpo aquela Casa, conspurcada pela atuação de Derosso/Richa? Ducci.

  22. Milena
    quarta-feira, 13 de junho de 2012 – 0:17 hs

    Essa Vereadora poderia muito bem dar uma arrumadinha nesse cabelo.Que tal uma chapinha..A mulher parece que levanta da cama e saiu do jeito que está…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*