Das Agências de Notícias, via Folha:
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, oficializou nesta segunda-feira a candidatura às eleições no país, em outubro, com um ato de militantes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), na capital Caracas. Chávez foi acompanhado de familiares e dirigentes do governo e de seu partido.
Vestido com uma boina vermelha e com um conjunto esportivo com as cores do país, Chávez desfilou em um caminhão aberto com a frase “Chávez, coração da pátria”, do Palácio de Miraflores, sede do governo, até o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), onde assinou a inscrição da candidatura, no último dia de postulações.
O presidente elogiou o papel da comissão eleitoral, afirmando que “nunca na história venezuelana tivemos um árbitro eleitoral do tamanho, da transparência, da qualidade e de compromisso” como o atual. Ele mostrou o documento de inscrição para os militantes que o acompanharam na praça Caracas, no centro da capital.
“Venho aqui cumprir a lei e me comprometo a reconhecer ante a Venezuela e o mundo o resultado das eleições presidenciais”, disse.
Chávez aproveitou a ocasião para mostrar sua proposta e dizer que representa “a maioria dos venezuelanos, a construção da pátria independente, livre e socialista”. O presidente foi acompanhado de seu irmão, Adán Chávez, das filhas Rosa Virginia e Rosinés e de membros do gabinete, como o vice-presidente, Elías Jaua.
A inscrição eleitoral foi o primeiro ato público de Chávez desde 13 de abril, quando lembrou os 10 anos da tentativa de golpe de Estado de 2002. No período, o mandatário fez duas sessões de radioterapia em recuperação contra um câncer na região pélvica, o qual foi retirado em fevereiro, em Cuba.
CAPRILES
O candidato da oposição à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, registrou neste domingo sua postulação às eleições no país, para enfrentar o atual mandatário Hugo Chávez, que tenta o terceiro mandato. O rival do presidente foi seguido por milhares de militantes em uma caminhada pela capital Caracas.
Capriles, 39, registrou a candidatura com roupas esportivas, após andar 10 km pela cidade, tentando fazer um contraste com o presidente, que se recupera de um câncer na região pélvica, retirado em uma cirurgia em fevereiro. “Em 7 de outubro vamos decidir não entre dois homens, mas entre duas formas diferentes de vida”.
Em discurso, o rival de Chávez afirmou estar pronto para ser o presidente venezuelano. “Estou feliz por ter andado esses dez quilômetros de alegria, esperança, vida e fé. Eu desejo me tornar o presidente de todos os venezuelanos, tenho um compromisso com os venezuelanos. Não vou decepcioná-los”
Os militantes ocuparam as ruas com bandeiras e cantando o jingle do candidato. Algumas mulheres usaram camisetas com a frase “futura primeira-dama”, uma brincadeira com Capriles, que é solteiro e recebeu diversas propostas de casamento durante a campanha.
As últimas pesquisas apontam vantagem de Chávez, mas com margens díspares, entre cinco e 36 pontos percentuais. O atual presidente tenta seu terceiro mandato, em que ficaria até 2019, completando 20 anos no poder pelo voto democrático.
Foto 1: Fernando Llano/Associated Press
Foto 2: Leo Ramirez/France Presse
Foto 3: Ariana Cubillos/Associated Press
10 comentários
IRMÃO DE SANGUE DO PEDRO ROCHA
SERÁ QUE É BONITO ASSIM,IGUAL O CHAVES?
É triste para os venezuelanos, mas é consolador saber que existem países piores que o brasil. Muito poucos, mas existem
Se ele não morrer antes né …
MY God! Fico feliz em saber que no mundo existe povo mais burro do que o povo brasileiro. Repetir uma dose destas é pra matar manada de elefantes!
Coitado do chaves,o Deus egipicio já deu a previsão,o Chaves vai morrer,claro como todos nós.
Ele poderia nos fazer um favor e convidar o Requião para algum cargo na Venezuela.
Num país que tem “democracia” até demais, como disse o farsante lulla, Chávez, ditador e discípulo de Fídel, dita as regras que lhe dá na cabeça.
Simples: aniquilou a oposição e manietou a imprensa; parte com generosas verbas públicas, e o resto pela força!
E o povo? – Ah, o povo, essa é a parte mais fácil; enquanto houver pão e circo, tá tudo bem, desde os tempos do Império Romano!
Fiel à cartilha do Foro S.Paulo, seus planos estão num estágio bem mais avançados que os do amigo e confrade lulla da silva por aqui, o qual teve que parar nos boxes prum rápido pit stop, devido ao inconveniente câncer.
Liberada, a serpente de Garanhuns já destila seu venenos pelos porões da República, sempre em busca de seus desvairados sonhos de poder perpétuo.
Inda há tempo para depurarmos de vez esse país! -Acorda Brasil!
Esse DITADOR…
Ué, mas tem eleição lá? Segundo a Veja, Globo, Estadão e Folha o Chaves é um ditador!
Este DITADOR porco, irmão de LULA, ainda respira?
vade retro Satanás.