Exposições comemoram aniversário de Dalton Trevisan, em Curitiba | Fábio Campana

Exposições comemoram aniversário de Dalton Trevisan, em Curitiba

BPP terá exposição de fotografias em homenagem ao autor curitibano. Museu da Imagem e do Som faz mostra de filmes com contos de Trevisan.

Esta é a última foto oficial de Dalton Trevisan, tirada em 1972 (Foto: Reprodução Globo News)

Do G1 PR:

Para comemorar o aniversário de 87 anos do escritor Dalton Trevisan, a Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, recebe, a partir desta quinta-feira (14), uma mostra fotográfica que transpõe em imagens os cenários da obra do escritor que, recentemente, recebeu os prêmios Machado de Assis e Camões.

As fotografias de Nego Miranda ajudam a mostrar os locais de Curitiba pelos quais os personagens de Trevisan circulam. São praças, ruas, casas, prédios e outros cenários que levam os visitantes a entrar na história do escritor que ficou conhecido pelo apelido de “Vampiro de Curitiba” – alcunha que também é título de uma das obras do curitibano – devido à discrição e a auto reclusão às quais ele se submete. As imagens estarão expostas na BPP até o dia 27 de julho.

Mas para quem prefere ver como aconteceriam as histórias de Trevisan, o Museu da Imagem e Do Som, também em Curitiba, promove, de 18 a 20 de junho, uma mostra de filmes que retratam a obra do “Vampiro”. Os cineastas autores dos três filmes que participarão da Mostra Dalton Trevisan contam que tiveram dificuldades para conseguir a autorização do autor para adaptarem os textos para a linguagem cinematográfica.

Conhecido também pelo rigor com o qual revisa os próprios textos, Trevisan não autorizou qualquer adaptação das histórias que escreveu. Assim, o trabalho dos cineastas teve de se pautar pela precisão quanto às narrativas do escritor curitibano.

Serviço

A eterna solidão do Vampiro – Exposição de fotografias de Nego Miranda
Hall de entrada da Biblioteca Pública do Paraná. R. Cândido Lopes, 133.
Quando: de 14 de junho a 27 de julho; : 2.ª a 6.ª, das 8h30 às 20 horas. Sábado, das 8h30 às 13
Entrada gratuita

Mostra Dalton Trevisan
De 18 a 20 de junho
Horário: 19h30
Local: Auditório Brasílio Itiberê (Rua Cruz Machado, 138, Centro. Anexo ao prédio da Secretaria de Estado da Cultura).
Entrada gratuita


4 comentários

  1. SOLANGE LOPES
    quinta-feira, 14 de junho de 2012 – 19:54 hs

    Tive o privilégio de conviver com o Sr. João Evaristo Trevisan, pai do escritor e por diversas vezes te-lo visitado em sua residencia na Rua Emiliano Perneta.

  2. sergio silvestre
    quinta-feira, 14 de junho de 2012 – 20:32 hs

    Os vampiros são eternos!!!!

  3. Maria fuxiqueira curitibana
    quinta-feira, 14 de junho de 2012 – 21:10 hs

    Parabens a este grande escritor e genio da literatura brasileira ,porque sera que este grande Dalton escritor se esconde da sociedade e so sai de casa a noite coisas de um Vampiro curitibano,porque sera que wuase todos os curitibanos sao esquesitos alguns se escondem,nao se assumen vivem preocupados com a opiniao dos outros nao se soltam e se escondem da vida,sera que o nosso Dalton foi mordido pelo vampiro da pronviciana Curitiba que pena este genio deveria ter nascido Numa cidade mais alegre como Rio ou Salvador ,mas quem sou eu para falar toda estrela tem uma esquesistice coisas da fria Curitiba.

  4. Pedro Rocha
    sexta-feira, 15 de junho de 2012 – 10:55 hs

    Difícil entender o mestre! – E pior que não é tipo! – Sua casa parece mesmo com a casa de um ser do outro mundo!
    Passo em frente pelo menos 4 vêzes por dia, e é muito raro uma movimentação ali! – Cortinas e janelas sempre cerradas, fazendo uma banana pros curiosos e abelhudos, principalmente turistas, que teimam em levar pelo menos uma lembrança do velho vampiro, a foto do seu mausoléo!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*