Espanha escapa de intervenção, não de recessão | Fábio Campana

Espanha escapa de intervenção, não de recessão

De O Globo:

A Espanha escapou de uma intervenção, mas a situação continua crítica, com desemprego elevado e retração na economia, afirmou no domingo o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy (foto), em sua primeira declaração depois de o país ter pedido ajuda à União Europeia (UE), no sábado.

A oposição, que na véspera criticara o silêncio de Rajoy, quer agora que ele vá ao Congresso explicar o resgate — palavra que Rajoy evita usar. Mas as condições estabelecidas para o socorro à Espanha — que, por ser voltado exclusivamente para o setor financeiro, dispensará o monitoramento do Fundo Monetário Internacional — fez com que Irlanda e Portugal levantassem a possibilidade de rediscutir seus pacotes de ajuda.

Rajoy, que assumiu em dezembro, afirmou que a Espanha só obteve uma linha de crédito de 100 bilhões da UE, a ser usada na reestruturação do setor bancário, por ter adotado medidas de austeridade, reconquistando a confiança dos demais membros do bloco.

— Se não tivéssemos feito o que fizemos nestes cinco meses, o que se teria cogitado ontem (sábado) seria a intervenção da Espanha — afirmou o presidente em entrevista coletiva no Palácio da Moncloa.

Foto: AFP


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*