Chávez interrompe envio de petróleo ao Paraguai | Fábio Campana

Chávez interrompe envio de petróleo ao Paraguai

De O Globo:

Em um duro revés para o governo do novo presidente do Paraguai, Federico Franco, a Venezuela anunciou neste domingo que vai interromper o envio de petróleo ao país.

O presidente Hugo Chávez ainda ordenou a retirada do embaixador venezuelano em Assunção – Brasil, Argentina e Uruguai também convocaram seus diplomatas instalados na capital.

Enquanto isso, o presidente destituído do Paraguai, Fernando Lugo, anunciou que vai à cúpula do Mercosul, na próxima quinta-feira.

– Vamos suspender o envio de petróleo, porque não vamos apoiar de forma alguma esse golpe de Estado. A partir deste instante, o ministro (Rafael) Ramírez tem ordens para cessar o envio de petróleo para o Paraguai – afirmou Chávez durante comemoração do Dia do Exército, segundo o site venezuelano “El Nacional”.

O governo paraguaio, entretanto, afirma que não há motivo para alarme. Sergio Escobar, presidente da Petropar – a petroleira estatal do Paraguai –, disse que o país conta com 130 mil metros cúbicos de combustível em estoque, o que garantiria uma provisão por dois meses.

Ao jornal paraguaio “ABC”, Escobar afirmou que o petróleo comprado da PDVSA, a estatal venezuela, representa cerca de 30% do mercado paraguaio.


15 comentários

  1. jobalo
    domingo, 24 de junho de 2012 – 23:57 hs

    O presidente deposto do paraguai, é muito amigo ddo lula e da ddilma, sera que acabou a amizade tão rápiddp??, este golpe seri bem vinddo, na venezuela e aqui, pra acabar com a rroubalheira e desmanddo.

  2. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 3:08 hs

    A matéria não comenta se a Venezuela subsidia o preço do petróleo para o Paraguai.

    É importante saber.
    O Paraguai compra (EM QUANTIDADE) pouco petróleo.

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 6:53 hs

    Ora claro, os comunas estão perdendo o Paraguai ou melhor, o Paraguay esta saindo do eixo do mal, da lista do foro de São Paulo proposta por Lula, Fidel, Chaves e outros malacos. Pro inferno Lula, Chaves, Fidel e todos os comunistas que querem transformar a América latica em um mar vermelho.

  4. marlene ribeiro
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 9:44 hs

    Atenção, conversem com os nossos petroleiros de São Sebastião
    SP, ELES VÃO CONTAR O QUE´É O PETRÓLEO QUE VEM DA
    VENEZUELA…uma borra nojenta que entope a tubulação, e o
    LULINHA É QUEM MANDA COMPRAR………

  5. JR
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 11:50 hs

    El Chavo, se vestindo com o manto da democracia para criticar o “golpe” no paraguay? O que ele faz na Venezuela seria o que que? É o “presidente” mais longevo do hemisfério, usando de todos os artifícios possíveis. Como diria Juan Carlos, ” por que no te callas?”

  6. Pedro Rocha
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 11:58 hs

    A barca vermelha tá afundando, e esses canalhas nem se aperceberam ainda!

  7. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 12:02 hs

    Rsrsrsrrsrsrrsrsrs….
    Aposto que ainda pensam que bebê vem da cegonha ou do repolho!

  8. marcelo
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 12:46 hs

    Lugo foi eleito pelo voto popolar, assim como Chávez. Infelizmente, existem analfabetos políticos que se acham no direito, de contestar a vontade popular de nações soberanas.

  9. Pedro Rocha
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 13:08 hs

    “No la injerencia de la comunidad internacional. No a un nuevo y nefasto pacto secreto en contra de paraguay. Somos un pueblo libre y autdeterminado!”

    Esse é o manifesto que corre no Facebook convocando uma manifestação na Praça em frente ao Congresso Paraguaio!
    Conforme o Jornal Abc Color, já tem mais de 7.200 confirmações.
    Simples assim! – O Paraguay é um país livre e autodeterminado, e não precisa da ingerência de dilma, lulla & cumpanherada, muito menos de Fidel e seus cupinchas, todos adeptos da DEMOCRACIA CUBANA!

  10. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 13:54 hs

    Chávez não tem fronteiras com o Paraguai. Fronteiras por onde entram armas, drogas e outras coisas. Por isso, pode refestelar-se em sua pocilga, enquanto bota lenha na fogueira e ri das bobagens que os governos e a diplomacia dos vizinhos do Paraguai (que tem longas fronteiras com este) vão fazendo. Debilitar as forças do governo paraguaio só interessa a malucos e fanáticos que se lixam para os acontecimentos de longo prazo.

  11. GARGAMEL
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 15:55 hs

    VAMOS BLOQUEAR AS IMPORTAÇÕES DO PARAGUAI.
    (MUAMBA, MACONHA E COCAÍNA).

  12. NEA
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 16:08 hs

    O conflito que levou os golpistas a destituírem o presidente Lugo, foi muito parecido com o massacre de Eldorado dos Carajás. O presidente do Brasil na época era FHC e, o absurdo da deposição de FHC no Brasil não foi nem cogitado, devido a consolidação de nossa Democracia. O que aconteceu no Paraguai foi um golpe de Estado, uma afronta a DEMOCRACIA e ao Estado de Direito. Infelizmente, alguns analfabetos políticos, sem noção do que é uma Ditadura, aplaudiram o fato. Ditaduras tanto de DIREITA quanto de ESQUERDA, devem ser condenadas, assim como os golpes de Estado.

  13. sergio silvestre
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 18:31 hs

    Calma pedro,tus és um general de carreira.
    Carreira pro meio do mato senão o chaves e o fidel te cata.
    Tu gosta de um ditador hein!

  14. Povo Paragauio
    terça-feira, 26 de junho de 2012 – 8:27 hs

    A unica coisa que o presidente da venezuela sabe fazer é Ditatura, ele é o que manda pior que Fidel Castro, mas sabe exportar guerrilha armada da Farc para O paraguai. Petroleo em troca que armas e Guerrilheiros.
    Chaves o Congresso Paraguaio é soberano não é o Congreso da Venezuela onde voce manda e desmanda.
    O Paraguai mudou espero que para melhor pois aquele Bispo que só sabe fazer filho esta fora…adeus Lugo.
    obs – O bispo não usa camisinha pois o Vaticano não permite.

  15. Pedro Rocha
    terça-feira, 26 de junho de 2012 – 11:07 hs

    Quem gosta de DITADOR é o lulla, a dilma, o chávez, e a bandidagem que os acompanha; e também o exército de inocentes úteis e idiotizados que vão atrás dessa corja de bandidos, comungando com seus crimes!
    Por acaso você já postou-se hoje de joelho, em direção a Cuba, agradecendo ao seu deus, pela existência do Fidel? –
    Você sabia que atualmente, ele é o DITADOR que está no poder há mais tempo, e que ele, com o auxílio do argentino Guevara são citados em qualquer listagem dos maiores assassinos da história?
    (Por favor, não me faça rir! Não venha me dizer que o famigerado assassino já não é mais “PRESIDENTE”; que já passou o cargo…)

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*